26 de julho de 2013

Bifes de frango grelhados com presunto, ou a aprendizagem da vida.

I'll spread my wings and I'll learn how to fly,
I'll do what it takes ‘til I touch the sky.
And I'll make a wish, take a chance, make a change...
And breakaway!

Kelly Clarkson


Quando eu vim procurar casa em Lisboa apaixonei-me por um apartamento pequenino que a Teresa, uma rapariga da minha faculdade, estava a alugar nos Anjos. O prédio era antigo mas tinha sido completamente remodelado, e aquela casinha pequena cheia de mobília simples do IKEA fez-me ter automaticamente a ideia de estar a entrar numa casinha de bonecas.

Eu e a Teresa tivemos uma empatia imediata, e foi assim que vim viver para Lisboa.


As primeiras semanas não foram fáceis. Nunca tinha cozinhado, nunca tinha lavado a minha roupa ou passado a ferro (o que originou algumas aventuras divertidas), nunca tinha lavado uma casa-de-banho e nunca tinha estado sozinha daquela forma, dependente apenas de mim própria.

Mas engana-se quem julga que eu fiquei assustada: na verdade eu estava entusiasmadíssima. Cada ida às compras era uma aventura, cada saída de casa para explorar a cidade era uma felicidade, cada conversa com a Teresa até às quatro da manhã enquanto víamos televisão deitadas no sofá era uma diversão.


Um dia decidi cozinhar para mim pela primeira vez - decidi fazer arroz, o único prato que sabia cozinhar, e grelhar um bife.

A Teresa estava ao meu lado, e ao perceber a minha insegurança explicou-me como se grelhava um bife: colocava-se um fio pequeno de azeite na frigideira, juntava-se alho picado, deixávamos refogar, juntávamos o bife e temperávamos com sal, pimenta e sumo de limão.

Na altura comer um bife de frango grelhado ao jantar era um desafio, e por isso parecia-me que o resultado final era um verdadeiro manjar dos deuses.


Nos seis anos que passaram cresci, e muito. Mas garanto-vos que comer um bife de frango simples ainda me parece um verdadeiro manjar dos deuses, especialmente porque me recordo de quando este era o único prato que eu sabia cozinhar. Ainda me recordo do quanto me sentia vitoriosa, adulta e independente sempre que fazia este prato.

Pode parecer um simples bife de frango grelhado, mas para mim foi muito mais que isso: foi a certeza de que conseguiria ultrapassar tudo, desde que estivesse disposta a lutar.


Bifes de frango grelhados com presunto

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de bifes de frango (aproximadamente quatro bifes);
* Quatro fatias finas de presunto com teor reduzido de sal;
* Meia cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri.

Confecção:

* Refogar a cebola picada e o alho picado no fio de azeite;

* Juntar os bifes de frango e temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal e o piri-piri;

* Cobrir cada bife com uma fatia de presunto e deixar cozinhar;

* Virar os bifes para que cozinhem de forma uniforme;

* Servir.


 Tenham um óptimo fim-de-semana! :D

21 comentários:

  1. Olá Joana,
    pois fáceis ou não estes teus bifes de frango estão com um aspecto delicioso, e com presunto ainda ficam bem melhores, vou experimentar esta tua sugestão, bonitos estão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar, gostei da ideia do presunto por cima dos bifinhos.
    Bom fim de semana:)

    ResponderEliminar
  3. tens sempre uma história engraçada para contar :) é isso que torna o teu blog e as tuas receitas tão encantadoras :)!
    beijinho e bom fds!

    ResponderEliminar
  4. Que coisa boa !!!!
    Ficou com um excelente aspecto :)
    Beijinho doce e bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  5. Também foi das primeiras coisas que aprendi a fazer, quando tinha para aí 14 anos :) E ainda hoje adoro!!
    Esta sugestão é muito boa, também cheguei a fazer assim durante uns tempos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Hummm... ficaram lindos e apetitosos esses filezinhos.
    Adoro receitinhas com frango.

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Também eu, quando sai de casa e fui para a universidade, achei a aprendizagem super entusiasmante... e também concordo que as receitas mais simples, e que nos fazem recordar, são verdadeiros manjar dos deuses!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Joaninha,
    Estás uma mulher crescida :)!! É engraçado as memórias que temos e de como uma coisa pequena podia parecer uma grande aventura.

    Beijos e até logo!

    ResponderEliminar
  9. a isso se chama crescer :) bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Um prato simples mas sempre muito apetitoso! :)

    ResponderEliminar
  11. Joaninha,
    um bife de frango simples, como dizes, é sempre uma delícia! Os anos passam e aprendem-se outras coisas! Mas simples tem sempre o seu encanto e sabe sempre bem!
    Com presunto ou com queijo por cima, outra maravilha!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Já tinha saudades de te ler, Joana! Uns bifinhos saborosos e mais uma história bonita...
    Beijinhos querida!

    ResponderEliminar
  13. Bifes com arroz! É um dos clássicos nas primeiras aventuras culinárias (e por falar em primeiras aventuras culinárias, podias perfeitamente participar com este post no passatempo do meu blogue!). O presunto torna uma refeição comum e até um pouco aborrecida numa refeição com "pinta" de especial :)
    E, tenho de confessar, quase morri de inveja! A primeira vez que limpaste uma casa de banho foi com 18 anos :P

    ResponderEliminar
  14. É assim que também crescemos, quando enfrentamos a vida!

    ResponderEliminar
  15. Crescer e aprender... :) As coisas simples acabam por ter sempre aquele gostinho acolhedor e bom.

    Beijinhos, bom f-d-s!

    ResponderEliminar
  16. Percebo-te bem, quando fui para Lisboa também sabia fazer pouca coisa!
    Mas vamos aprendendo e há pratos que sempre nos dizem muito, pelas memórias e aprendizagem.
    Gosto muito de um bife de frango grelhado :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana, como primeira comida que fizeste ou agora que já és uma cozinheira à séria, esses bifes são sempre uma delícia! E o prato está muito lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />