I'll spread my wings and I'll learn how to fly,
I'll do what it takes ‘til I touch the sky.
And I'll make a wish, take a chance, make a change...
And breakaway!
Kelly Clarkson
Quando eu vim procurar casa em Lisboa apaixonei-me por um apartamento pequenino que a Teresa, uma rapariga da minha faculdade, estava a alugar nos Anjos. O prédio era antigo mas tinha sido completamente remodelado, e aquela casinha pequena cheia de mobília simples do IKEA fez-me ter automaticamente a ideia de estar a entrar numa casinha de bonecas.
Eu e a Teresa tivemos uma empatia imediata, e foi assim que vim viver para Lisboa.
As primeiras semanas não foram fáceis. Nunca tinha cozinhado, nunca tinha lavado a minha roupa ou passado a ferro (o que originou algumas aventuras divertidas), nunca tinha lavado uma casa-de-banho e nunca tinha estado sozinha daquela forma, dependente apenas de mim própria.
Mas engana-se quem julga que eu fiquei assustada: na verdade eu estava entusiasmadíssima. Cada ida às compras era uma aventura, cada saída de casa para explorar a cidade era uma felicidade, cada conversa com a Teresa até às quatro da manhã enquanto víamos televisão deitadas no sofá era uma diversão.
Um dia decidi cozinhar para mim pela primeira vez - decidi fazer arroz, o único prato que sabia cozinhar, e grelhar um bife.
A Teresa estava ao meu lado, e ao perceber a minha insegurança explicou-me como se grelhava um bife: colocava-se um fio pequeno de azeite na frigideira, juntava-se alho picado, deixávamos refogar, juntávamos o bife e temperávamos com sal, pimenta e sumo de limão.
Na altura comer um bife de frango grelhado ao jantar era um desafio, e por isso parecia-me que o resultado final era um verdadeiro manjar dos deuses.
Nos seis anos que passaram cresci, e muito. Mas garanto-vos que comer um bife de frango simples ainda me parece um verdadeiro manjar dos deuses, especialmente porque me recordo de quando este era o único prato que eu sabia cozinhar. Ainda me recordo do quanto me sentia vitoriosa, adulta e independente sempre que fazia este prato.
Pode parecer um simples bife de frango grelhado, mas para mim foi muito mais que isso: foi a certeza de que conseguiria ultrapassar tudo, desde que estivesse disposta a lutar.
Bifes de frango grelhados com presunto
Ingredientes (para duas pessoas):
* 250g de bifes de frango (aproximadamente quatro bifes);
* Quatro fatias finas de presunto com teor reduzido de sal;
* Meia cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri.
Confecção:
* Refogar a cebola picada e o alho picado no fio de azeite;
* Juntar os bifes de frango e temperar com o pimentão-doce, a paprika, o sal e o piri-piri;
* Cobrir cada bife com uma fatia de presunto e deixar cozinhar;
* Virar os bifes para que cozinhem de forma uniforme;
* Servir.
Tenham um óptimo fim-de-semana! :D