29 de julho de 2013

Massapão e uma reflexão sobre a Lei de Murphy (ou como tudo correu mal com este bolo!)

Rise up this morning,
Smile with the rising sun.
Three little birds
Each by my doorstep,
Singing sweet songs
Of melodies pure and true.
Saying, this is my message to you.

Singing: don't worry about a thing, 
'Cause every little thing gonna be all right! 

Bob Marley


A Lei de Murphy (que na verdade é um epigrama) define que 'se alguma coisa puder correr mal, então vai correr mal'. E foi exactamente isso que se verificou com o bolo de aniversário da minha mãe.


Há vários anos que encomendamos um bolo simples com recheio de doce de ovos e cobertura de massapão numa pastelaria próxima de nossa casa. O bolo é delicioso e caseirinho, e conseguiu a proeza de me tornar uma apreciadora (mais do que isso, uma fã!) de massapão.

Este ano decidi ser eu a fazer o bolo de aniversário. Afinal, era só um bolo simples (não devia ser difícil, certo?) com recheio de doce de ovos (que eu já tinha feito) e com cobertura de massa de amêndoa (que eu nunca tinha feito, mas os meus pais sim!). Decisão tomada, pus mãos à obra.


Segui religiosamente uma receita que vi recomendada num blog que sigo, e estava bastante confiante quando o bolo entrou no forno.

Quando o bolo saiu do forno estava um desastre. Estava completamente colado na forma (culpa da forma), abateu totalmente quando o desenformei (algo que nunca me tinha acontecido) e quando o cortei ao meio estava enqueijado por dentro (culpa talvez do facto da receita levar bastantes ovos, não sei). Fiquei parada a entrar em pânico analisar as minhas opções, e eis que a minha mãe telefona para dizer que afinal dois dos clientes do trabalho dela também vinham cantar os parabéns e comer bolo.

Que bom. Ou não.


Juro-vos, naquele momento pensei em ligar à pastelaria e implorar para que me fizessem um bolo até ao fim da tarde. Mas o meu irmão insistiu muito para que eu parasse de ser caguinchas fizesse um novo bolo, e por isso entrei em acção novamente.

Novo bolo, nova receita seguida à risca. Quando o bolo saiu do forno não estava colado nem abateu, mas cresceu pouco e ficou mais consistente do que o que eu pretendia. Bem, ia ter de chegar.


Recheei e cobri o bolo com uma quantidade bem generosa de doce de ovos na tentativa de o tornar mais leve, e comecei a fazer o massapão. Tudo correu bem, até ao momento de esticar a massa e cobrir o bolo: a massa quebrava-se mal tentava esticá-la com o rolo. Fui juntando algumas gotas de água e muitas orações, e num processo que se assemelhou bastante a uma operação cirúrgica consegui esticar a massa, levantá-la da bancada e cobrir o bolo (esta última parte teve de ser feita a seis mãos!).

Coberto com açúcar em pó ficou com novo.


Quando abrimos o bolo as opiniões foram unânimes: o massapão estava simplesmente delicioso, mas o bolo estava consistente demais. Não foi por isso que não se comeu todo, mas nesse dia aprendi várias lições.

Não testar uma receita nova num dia em que temos convidados estranhos em casa. Ser mais criteriosa em relação às receitas que encontro noutros blogs (principalmente em ocasiões importantes como esta!). Encomendar um bolo é uma atitude muito sensata em algumas situações. Não perder a receita deste massapão delicioso.

(Cinco dias depois esqueci a primeira lição e fiz um bolo novo para o aniversário do meu irmão. Mas isso já é outra história!) :D


Massapão (receita adaptada do blog 'ratatui dos pobres')

Ingredientes (para cobrir um bolo médio):

* 250g de amêndoas peladas;
* Uma colher de sopa de sumo de limão;
* 150g de açúcar em pó;
* Uma clara;
* Uma colher de sopa de mel;
* Uma colher de sopa de água;
* 200g de açúcar em pó para juntar no fim.

Confecção:

* Picar a amêndoa no robot de cozinha;

* Adicionar o sumo de limão, o açúcar em pó, a clara, o mel e a água e misturar bem;

* Aquecer a mistura em lume brando durante cinco minutos, ou até descolar das mãos;

* Retirar do lume, juntar os 200g de açúcar em pó e amassar bem;

* Esticar com um rolo (se necessário podem juntar algumas gotas de água);

* Cobrir o bolo;

* É necessário cobrir o bolo antes de colocarem o massapão, para que este adira à massa. Para este efeito podem usar compota, geleia, doce de ovos ou manteiga - eu usei doce de ovos.


Apesar das peripécias a verdade é que este bolo me vai deixar boas recordações :D 

Tenham uma boa semana :D

23 comentários:

  1. Que aspectooo!!! Valeu a pena a segunda tentativa! Ficou perfeito!

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que há pessoas que fazem sempre aquele bolo, ou aquela tarte porque sabem que não vão falhar, mas depois nunca arriscam e fazem SEMPRE a mesma coisa. Eu faço o seguinte, quando o meu pai por exemplo leva um bolo para o trabalho, aí eu faço uma receita já testada, faço uma decoração diferente (embora já tenha arriscado em tudo). Mas quando é para casa, com colegas ou familiares, ou levar para casa de alguém, faço quase sempre algo de novo, porque aí estou eu para dar a cara se não correu tão bem :)

    ResponderEliminar
  3. Valeu a pena repetir, ficou lindo e com um aspecto mesmo guloso!

    ResponderEliminar
  4. Apesar de tudo o bolo ficou lindo. Eu adorei a parte das muitas orações, lembrou-me alguém :D e eu sou um bocadinho ao contrário, quando tenho novas cobaias adoro experimentar receitas novas, para o bem ou para o mal ;)

    ResponderEliminar
  5. Experimentar receitas novas em dias importantes é sempre um risco, mas acho que estiveste muito bem! Não correu bem à primeira, mas correu à segunda :) E ficou com ótimo aspeto!
    Boa semana Joana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro massapão, mas nunca experimentei fazer - tinha a ideia que era muito dificil, e afinal não parece nada do outro mundo.
    Às vezes tudo corre mal, até com receitas que fazemos há anos, quanto mais com receitas novas. Descobri a receita de um bolo que já repeti e saiu muito bem sempre, foi o bolo do meu aniversário que já visto, mas posso deixar o link: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/06/bolo-de-aniversario-dos-21-anos-festa.html
    Não cresce muito também, mas fica super fofo e leve, é facilimo de fazer e sai sempre bem!
    Beijinhos e boa sorte para a próxima - deixa lá, comeu-se na mesma e de certeza que ninguém se vai esquecer deste bolo!

    ResponderEliminar
  7. peço desculpa, afinal o link é este: http://maos-de-manteiga.blogspot.pt/2013/06/bolo-esponja-ideal-para-bolos-de.html

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. LOL! É de facto a verificação da lei de murphy... mas pelo menos comeu-se :)

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana!

    Adorei esta receita de massapão!
    Vai direitinha para o meu livro de receitas :)

    Beijinhos e boa semana
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/07/tarte-gelada-de-lima-e-maracuja.html

    ResponderEliminar
  10. O importante é que tudo deu certo e o bolo ficou lindo, deve ter ficado delicioso também!

    Está rolando uma divertida brincadeira de confecção de bolos na minha página. Seria muito legal se pudesse participar. Dê uma olhada: http://receitaesperta.blogspot.com.br/2013/07/bolo-de-aniversario-de-chocolate.html

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. É engraçado é tenho a mesma idade da tua mãe e estou aqui a imaginar que podia ser tua mãe...estranho ....
    Apesar de tudo o bolo até não ficou nada mal,a fatia esta bem tentadora.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Apesar de não ter corrido bem à primeira tentativa...ficou lindo, e deve ser bem saboroso...esta última fatia...já dava uma grafada! :D

    ResponderEliminar
  13. Acidentes desses acontece a todos, a mim já me aconteceu mais do que uma vez, e ainda mais quando a "pressão" é muita :)

    O que interessa é que ficou um bolo maravilhoso e todos devem ter gostado e muito! :) É dos meus bolos preferidos!

    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  14. Também já me aconteceu e com receitas já minhas conhecidas. Mas parece que quando tem que sair mesmo bem... sai pior que nunca!!

    Foste uma corajosa em repetir... e depois o esforço foi claramente compensado, está com óptimo aspeto! Provava um fatia... :)

    ResponderEliminar
  15. Olá! De facto às vezes parece que nada ajuda! Mas de aspecto este bolo ficou maravilhoso!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Às vezes as coisas que correm mal, acabam por depois correr bem :)
    E este bolo está lindo!! Adoro esse massapão, ficou perfeito.
    E o interior parece delicioso! Belo esforço e sem dúvida que comia já uma fatia.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana, aconteceu-me a mesma coisa com uma receita para o bolo de aniversário do meu filho que tinha, claramente, as quantidades erradas, e eu desconfiei. Mas como a fotografia estava tão linda... arrisquei. Mas olha, o teu bolo está muito bonito, e se tu não dissesses que estava muito compacto, não se notava.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Que aventura Joana! Mas, a julgar pelo aspeto final, valeu a pena! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ehehehe! Valeu bem o esforço! O resultado está perfeito! Adorei e vou de certeza experimentar esta receita de massapão, além de eu ser uma fã, cá em casa há quem seja completamente maluco por este doce!

    Beijinhos e bom resto de semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana,

    Ao ver os números no teu bolo que acabou por ficar muito bonito, vejo que poderia ser tua mãe, pois é precisamente a idade que tenho embora a filhota seja mais novinha do que tu !

    O teu esforço foi compensado e bolo ficou lindo e, como vês, tudo acabou por se compõr. Tal como tu, já aprendi a nunca testar receitas novas quando tenho convidados.

    Beijo*

    ResponderEliminar
  21. Bem que aventura :)...
    Olha, o bolo ficou lindo!! E fico mesmo feliz k tenham aprovado o massapão :)
    um beijinho querida

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />