30 de julho de 2013

Pizza deliciosa para mais uma Terça-feira da pizza :D

I can hear the sounds of violins,
Long before it begins.
Make me thrill as only you know how,
Sway me smooth, sway me now.

Other dancers may be on the floor.
Dear, but my eyes will see only you.
Only you have the magic technique,
When we sway I go weak.

Dean Martin


A Terça-feira da pizza acontece cá em casa em cada Terça-feira alternada do mês, já há três anos. Começou numa tentativa de aproveitar a promoção de 50% de desconto da Pizza Hut (que acontece todas as Terças), e assim continuou quando descobrimos as maravilhas de cozinhar pizza caseira. Depois de algumas experiências pouco gratificantes descobrimos finalmente uma massa de pizza que nos levou à loucura, e desde então fomos fiéis a esta receita.


Na verdade confesso que há uns meses que este paradigma se está a alterar - de facto, julgo que está na altura de assumirmos que já só temos uma Terça-feira da pizza por mês. Há semanas em que não temos vontade de comer pizza (algo que nunca pensei ser possível!), outras em que chegamos a casa demasiado tarde para deixar a massa a levedar, e até há semanas em que nos esquecemos que era Terça-feira da pizza.


Assim sendo, e ao contrário da nossa Sexta-feira mexicana, julgo que a Terça-feira da pizza tem os dias contados. Mas enquanto isso não acontece, sabe sempre bem comer uma bela pizza cheia de queijo derretido :D

Esta pizza tem uma combinação de ingredientes no mínimo original: queijo mozzarella, queijo de cabra light da Palhais, azeitonas pretas, cogumelos e bacon. Podia chamar-se 'pizza vou-passar-uma-semana-a-casa-dos-meus-pais-e-preciso-de-gastar-as-embalagens-abertas-que-estão-no-frigorífico-em-Lisboa', mas acho que lhe vou chamar antes um mais glamoroso 'pizza deliciosa'.

Espero que gostem :D


Pizza deliciosa

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 250g de farinha;
* 4g de fermento de padeiro (uma colher de chá);
* 4g de açúcar (uma colher de chá);
* 2g de sal;
* 150ml de água;
* Uma colher de sopa de azeite;

* Molho de tomate a gosto;
* Uma colher de chá de orégãos;
* 200g de queijo mozzarella ralado;
* 50g de queijo de cabra light cortado em cubinhos da Palhais;
* Uma mão cheia de azeitonas pretas em rodelas;
* 100g de cogumelos brancos laminados;
* 80g de bacon cortado em cubinhos.

Confecção:

* Dissolver o fermento de padeiro e o açúcar em 50ml de água morna;

* Mexer e deixar actuar durante trinta minutos;

* Juntar a farinha, o sal, o azeite, a mistura anterior de fermento e a água restante;

* Enfarinhar as mãos e amassar bem durante cerca de quinze minutos;

* Colocar a massa numa tigela grande, tapar com um pano lavado e seco e deixar levedar durante duas horas (como tinha pouco tempo deixei a levedar durante uma hora no forno pré-aquecido a 70º);

* Amassar novamente e estender numa superfície enfarinhada;

* Colocar num tabuleiro do forno coberto com papel vegetal ou papel de alumínio e rechear com o molho de tomate, os orégãos, o queijo mozzarella, o queijo de cabra, as azeitonas, os cogumelos e o bacon (ou outros ingredientes que queiram);

* Levar ao forno pré-aquecido na temperatura máxima (nos fornos profissionais a pizza coze a 350º, por isso é bastante importante que mantenham o forno o mais quente possível);

* Assar a pizza durante quinze minutos.



Boa Terça-feira da pizza :D 

19 comentários:

  1. hmmm, para mim, podia ser dia de pizza todos os dias :) não consigo imaginar fartar-me dessa maravilha =P!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. hmmm... que pizza maravilhosa!

    Hoje no Momentos Editados também há pizza! Convido-te a passares por lá :)

    ResponderEliminar
  3. olha que pizza "vou-passar-uma-semana-a-casa-dos-meus-pais-e-preciso-de-gastar-as-embalagens-abertas-que-estão-no-frigorífico-em-Lisboa" não soa mal :P e etm um aspecto delicioso

    ResponderEliminar
  4. Mas que pizza tão gulosa!!! Apetece tirar já uma fatia ;) Bjs

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro pizza, principalmente quando é caseira, mas nunca tenho dias certos!

    ResponderEliminar
  6. Joana, eu cá gostava do outro nome! :D Mas lá que parece deliciosa... parece!
    Beijinhos, querida

    ResponderEliminar
  7. Esta glamorosa pizza deliciosa tem um ar suficientemente charmoso para combinar com a mesa cá de casa, seja Terça ou qualquer outro dia da semana! :)

    Beijinho e boa semana Joana,

    Aida

    ResponderEliminar
  8. Bom dia Joana!
    Hummm... o nome dessa pizza se justifica, que delícia!
    Adorei a receitinha, que já copiei e com certeza vou fazer.

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  9. Tem mesmo um ar bem bom!
    Eu tenho a friday pizza, mas uso massa já feita. Ultimamente também tenho comido menos, excepto o último rodízio com o meu irmão, que me deixou cheia de pizza para os próximos meses! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também sou fã de pizza caseira!!
    Esta ficou com um aspeto divinal.... :)

    ResponderEliminar
  11. Com o aspecto fantástico que essa pizza têm, não pode ter os dias contados...tens de continuar a fazer essa maravilha de refeição! :D*

    ResponderEliminar
  12. Uma pizza deliciosa! E para aproveitar todas estas embalagens abertas, melhor ainda! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana, apesar de pizza não fazer parte da minha alimentação habitual, e de nunca a ter feito em casa, gosto muito de comer uma boa pizza de vez em quando . E a tua tem um aspecto maravilhoso, tenho a certeza que ia adorar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. É verdade Joana, quando se experimenta pizza caseira já não dá para voltar atrás... Agora terça que vem convida-me que eu quero provar uma fatia dessa pizza. bjs e tudo de bom

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />