24 de junho de 2013

Rolo de peru e cenoura recheado com queijo e presunto para uma moça caseirinha :)

Road trippin' with my two favorite allies.
Fully loaded, we got snacks and supplies.
It's time to leave this town,
It's time to steal away.
Let's go get lost,
Anywhere in the USA!

Let's go get lost,
Let's go get lost...

Red Hot Chili Peppers


Acho que se percebe a quilómetros de distância que eu adoro viajar. Na verdade eu acho que essa é uma das minhas características mais vincadas: eu sou uma viajante, uma cidadã do mundo e uma eterna fascinada com tudo. Estou sempre pronta para conhecer locais novos e interessantes, mesmo que sejam a dez minutos de casa. Adoro pesquisar sobre eventos perto de casa, mas também adoro ler sobre países distantes e sobre culturas diferentes.


Curiosamente, sou também uma pessoa extremamente caseira. Adoro estar em casa, relaxar no sofá, ler um bom livro, ficar na preguiça e passar todo o dia de pijama. Durante as fases de exames chego a passar dias inteiros em casa, e não acho isso minimamente deprimente: quando me farto de estudar passo tempo com o Pedro, cozinho, leio, danço, ouço música, faço pilates e vejo séries ou filmes no portátil.


Na semana passada passei alguns dias a fazer o meu relatório final, e num desses dias preguiçosos de estudo fiz este rolo de peru e cenoura para o almoço e para o jantar. Ficou bem delicioso, e deu-me ainda mais energia para ver o Blade Runner fazer muffins de banana ver o Pedro a jogar xadrez fazer o relatório final.

E por isso aqui vos trago hoje este prato. Um prato bem preguiçoso, perfeito para os dias de estudo. Um prato caseirinho, para ser feito ainda de pijama. Um prato que não envolveu viajar - mas não importa, às vezes ficar em casa sabe tão bem! :D


Rolo de peru e cenoura recheado com queijo e presunto

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 500g de peito de peru picado;
* 100g de cenoura ralada;
* Uma cebola vermelha picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de paprika;
* Meia colher de chá de orégãos;
* Meia colher de chá de manjericão;
* Meia colher de chá de mistura de especiarias orientais;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Pão ralado q.b.;
* Duas fatias de queijo;
* Duas fatias de presunto;
* Um fio de azeite;
* 100ml de molho de tomate;
* 200ml de vinho verde.

Confecção:

* Juntar o peito de peru picado, a cenoura ralada, a cebola picada, o alho picado, o pimentão-doce, a paprika, os orégãos, o manjericão, a mistura de especiarias orientais, o sal e o piri-piri;

* Misturar bem e se necessário juntar pão ralado até ficar uma mistura moldável;

* Formar um rectângulo sobre uma folha de papel de alumínio e colocar no centro o queijo e o presunto;

* Com o auxílio da folha de alumínio fechar o rolo;

* Colocar num tabuleiro de ir ao forno e regar com o molho de tomate, o vinho verde e o fio de azeite;

* Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante aproximadamente trinta minutos, regando de vez em quando com o molho.


Acompanhámos com couve-galega salteada, uma receita bem simples que sairá em breve :D 

Tenham uma óptima semana! :D

22 comentários:

  1. Bom dia, Joana!
    Gosto muito destes rolos de carne... e que aspecto maravilhoso tem este teu!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Gosto imenso de rolo, Joana! Nunca fiz de peru, mas fica com muito bom aspecto!! E o recheio deve ser óptimo :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Esse rolo de carne ficou com optimo aspecto, o recheio deve ser uma delicia, adorei os temperos

    ResponderEliminar
  4. Ficou com um aspecto delicioso!
    beijinhos e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana!


    Adorei os ingredientes, as cores e os aromas do teu rolo! Que delícia! Vou experimentar de certeza, que cá em casa praticamente só comemos carnes magras

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito deste rolo, tem muito bom ar! Tenho que pensar no que usar para substituir o queijo... :-) Beijinhos e bom trabalho

    ResponderEliminar
  7. Oi Joana,
    Obrigado pelos teus comentários sempre simpáticos e que me fazem sempre sorrir lá no meu blogue! :)
    E depois venho aqui com tempo para observar estas delicias!!!! :)
    Hmmm fico extasiada com tanta coisa boa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana,
    também sou como tu, adoro viajar, adoro ir à descoberta de locais que não têm a sorte de serem tão divulgados, mas se há algo que eu gosto e principalmente nos dias mais frios é ficar de pijama em casa, e cozinhar também faz parte das listas de ocupações.
    Este rolo deve ter uma aroma bem agradável as especiarias usadas são a prova disso e ficou tão bonito, o queijo é a minha perdição.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que aspecto esse rolo!!! Esse quejo a derreter por ai... ai, adoro!!! Bjs

    ResponderEliminar
  10. Deve ser muito bom, com esses condimentos todos!! Acho que só fiz uma vez um rolo de carne, está na altura de fazer outra vez ;)

    ResponderEliminar
  11. Sou assim uma mega fã de rolo de carne, e este de peru ficou mesmo a chamar por mim LOL que delicia, fiquei com uma enorme vontade de provar, pelo aspecto devia estar uma verdadeira tentação :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Ficou lindo, que cor maravilhosa, Joana! E esse queijinho no centro a chamar... hummm
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Joana querida,
    pra quem tem a oportunidade de viajar sempre é muito bom.
    Antes eu viajava 2 vezes por ano, agora só viajo nos finais
    de ano, viajar é bom demais!
    Mas vc sempre posta as fotos eu viajo com vc, rsrs.

    Amo carne de peru, estes rolinhos estão perfeitos!

    Beijos, ótima semana ♥

    ResponderEliminar
  14. Esse rolo fico maravilhoso ,gostei dos ingredientes e o aspecto esta maravilhoso.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Que delícia Joana! E eu que gosto tanto desta carninha! Que ela ideia!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. podia ter sido eu a escrever este post, porque sou exatamente assim. temos muitas coisas em comum :)

    ResponderEliminar
  17. Entendo-te bem!!
    O rolo ficou bem apetitoso e bem recheado!!Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Sounds delicious! I love to travel, too, but after a while it's wonderful to be home! xo

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana,
    o rolo de peru ficou com muito bom aspecto, deve ser delicioso. E ainda por cima é saudável!
    Também gosto muito de ficar em casa, de vez em quando e passar dias em pijama, na preguiça...sabe tão bem :)
    Às vezes sabe bem descansar do reboliço da rua... Mas outras vezes também me sabe bem sair e passear, só tenho pena de não poder viajar (por motivos financeiros, se é que me entendes...) Mas acredito que melhores dias virão...
    Beijinhos e obrigada pelas magníficas sugestões (de receitas e não só) :)

    ResponderEliminar
  20. Eu devo ter passado os meus exames da faculdade sempre em modo hibernação em casa. E assim é que estive e estou bem, pois adoro estar em casa. E depois quando saio gosto de ir apanhar ar fresco e ver a natureza. Estou morta para fazer um piquenique. Só queria ter muitos seguidores também da minha zona para lhe poder perguntar, como tu fizeste no outro dia, locais bons para piquenique!

    O teu rolo não podia ter melhor aspecto. Está com uma linda cor e um fabuloso recheio :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
  21. Joana,
    O que tu fazes, é levar-nos a viajar um bocadinho mais além cada vez que escreves e contas a história das receitas.
    Podes estar de pijama a cozinhar e a escrever, mas o teu dom mantem-se o mesmo!!

    Fico à espera da receita da couve...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ficou super apetitoso :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/07/4-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />