4 de junho de 2013

Muffins de manga e laranja com sementes de papoila para a minha criança interior :D

There's nothing wrong with loving who you are, she said,
'cause He made you perfect, babe!
So hold your head up girl, and you you'll go far!
Listen to me when I say!

I'm beautiful in my way,
'Cause God makes no mistakes,
I'm on the right track, baby,
I was born this way!

Lady Gaga


Eu cresci rodeada de adultos. Talvez por essa razão sempre fui bastante madura para a minha idade, e confesso que sempre achei as outras crianças um bocado parvinhas.

Na altura eu achava que ser criança era aborrecido, e sempre quis crescer o mais depressa possível. Não gostava de sentir que ninguém dava valor às minhas opiniões, que não podia tomar as minhas próprias decisões e que não podia fazer o que me apetecesse. 


Pouco tempo depois de fazer dez anos doei todos os meus brinquedos para uma associação de crianças desfavorecidas. Achava que já era demasiado adulta para brincar, e o facto é que nos anos que se seguiram os meus hobbies foram ler, ouvir música, ver televisão e navegar na internet. Nunca mais fiz construções de Legos, imaginei que o Ken salvava a Barbie de um incêndio ou casei os meus leões de peluche.

Tinha um medo maluco de ser considerada infantil, e por isso amadureci o mais depressa que consegui. E hoje sei que isso foi uma enorme parvoíce. 


Hoje sei que, se as tivesse, provavelmente ainda brincaria com Barbies. Sei que não há alegria como aquela que sentimos no Natal, quando passamos todo o dia na cozinha e grande parte da noite a trocar prendas. Sei que não há felicidade mais pura do que aquela que sinto na Disneyland, rodeada das personagens que encheram o meu imaginário infantil. 

Hoje sei que os filmes de desenhos animados contêm mensagens que só percebemos verdadeiramente quando somos adultos. Sei que não há jogo mais divertido do que as escondidas, nem maior entusiasmo do que aquele que sentimos da primeira vez que jogamos Uno. 


Hoje sei que o maior sentimento de protecção é aquele que sentimos quando adormecemos no sofá e os nossos pais nos levam ao colo para a cama. Sei que a melhor surpresa é aquele livro da Turma da Mónica que não esperávamos receber, ou aquele gelado ao lanche que comemos porque nos portámos bem. Sei que podemos sonhar com o príncipe encantado quando o nosso pai nos pega ao colo como as noivas. 

Hoje sou muito mais criança do que a criança que era aos dez anos. Hoje gosto de sonhar, gosto de rir, gosto de fazer e dizer parvoíces. Gosto da Disney, gosto de bonecos, gosto de baloiços, gosto de dizer 'vaquinhas!' sempre que vejo vaquinhas. 

E gosto de comprar forminhas de muffins com patinhos, só porque sim. 


Se a Joana com 10 anos me visse agora acho que ia ficar muito desapontada. E então eu encolheria os ombros e dir-lhe-ia: 

Joana, és uma seca do caraças miúda. Crescer é não te importares com o facto dos outros acharem que tu és madura, culta ou inteligente. Crescer é seres tu própria, mesmo que isso implique chateares o Pedro para irem à Disney centenas de vezes. Crescer é manter sempre viva a capacidade de te fascinares com o mundo à tua volta, tal como uma criança. 

Crescer é comprares forminhas de muffins com patinhos, só porque sim. 


Muffins de manga e laranja com sementes de papoila (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha fina;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* Duas colheres de chá de raspa de laranja (raspa de três laranjas grandes);
* 100ml de sumo de manga e laranja; 
* 80g de manga cortada em pedaços;
* 60ml de iogurte natural;
* Seis colheres de sopa de óleo vegetal;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila.

Confecção: 

* Juntar a manga e o sumo de manga e laranja e triturar com a varinha mágica; 

* Reservar 210ml da mistura;

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a mistura do sumo de manga e laranja e a manga, a raspa de laranja, o iogurte e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.


Até amanhã :D