12 de junho de 2013

Muffins de limão e morango com sementes de papoila e um vídeo que não chegou a ser :D

Video killed the radio star.
Video killed the radio star.
In my mind and in my car,
We can't rewind, we've gone too far...

The Presidents (originalmente dos The Buggles) 


Há algum tempo o Pedro sugeriu-me a ideia de começar a fazer receitas em vídeo. No início confesso que fiquei bastante reticente com a ideia, mas eventualmente achei que um vídeo era uma forma mais didática e interactiva de vos mostrar os truques que utilizo para fazer muffins (sim, porque isto tem muita ciência!).


Diverti-me imenso a filmar o vídeo. Como não me sentia particularmente confortável com a ideia de aparecer na filmagem decidi gravar apenas o processo de confecção, o que resultou num efeito engraçado que eu intitulei 'Corpo sem cabeça faz muffins de limão'.

Falei e mostrei todo o processo durante sensivelmente quinze minutos. Dei dicas importantes, fiz algumas sugestões e até disse algumas piadas - afinal, eu sempre me senti à vontade a fazer apresentações, e isto era apenas um desses casos. 


No entanto, quando passei o vídeo para o portátil algo estranho aconteceu. O som e a imagem não coincidiam porque a imagem atrasava-se e bloqueava, e depois de algumas horas a tentar confesso que acabei por desistir e apagar tudo num momento de fúria.

Fiquei com imensa pena. Por um lado o meu lado perfeccionista viu logo no vídeo dezenas de detalhes a melhorar, mas por outro o meu lado audacioso (que ficou em pulgas com a ideia de publicar uma receita em vídeo) ficou terrivelmente destroçado. 


Mas nem tudo se perdeu: a verdade é que ganhei uma óptima receita de muffins, e vou continuar a (tentar) filmar as minhas receitas. Pode ser que um dia tenham uma surpresa :D

Estes muffins ficam bem deliciosos e com um sabor bem intenso a limão, tal como eu gosto (não fosse o limão o meu sabor preferido!) :D  


Muffins de limão e morango com sementes de papoila

Ingredientes (para doze muffins)

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal;
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;
* Um ovo;
* 110g de açúcar;
* Duas colheres de chá cheias de raspa de limão (raspa de quatro limões pequenos);
* 150ml de sumo de limão (sumo de quatro limões pequenos);
* 60ml de água;
* 60ml de iogurte grego ligeiro de morango da Danone (são deliciosos, e têm uma quantidade bem menor de gordura que os originais!);
* 90ml de óleo vegetal.

Confecção:

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa e o sumo de limão, a água, o iogurte grego e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados (não batam a massa!);

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.




Até amanhã! :D

27 comentários:

  1. Bom dia Joana,

    Muito bom aspeto e saborosas de certeza :)

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Têm um aspecto divinal! Mas, acho que com o vídeo só ficaria a faltar o cheirinho dos muffins acabados de fazer por alguém sem cabeça! LOL
    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Como sempre, bom aspecto têm :)! Tenho que comprar sementes de papoila, deixam tudo mais bonito :) além disso, lembram-me os pãezinhos que comia em Frankfurt, cheinhos de sementes!
    Oh, adorava ver o vídeo! sabes que passado algum tempo o som acaba por sincronizar...devias ter mantido o vídeo :)! há imensos programas que já ajudam a colocar os vídeos online, insiste!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Oh, tens de fazer outra tentativa! Fiquei curiosa para ver esse vídeo da "cozinheira sem cabeça" ahahaha

    ResponderEliminar
  5. Adorava ver o video e ouvir as tuas dicas! Pensa bem nesse assunto e continua a tentar!! eheh
    Muffins com otimo aspeto!
    Tem um bom dia querida! Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei esses muffins, e fico à espera do video :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  7. Mais uns belos muffins e com sementes de papoila ficaram mais que perfeitos.
    Adoro morder essas sementinhas...
    bjs

    ResponderEliminar
  8. Que lindos! Uma mistura de sabores bem a meu gosto.

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto, deve ser uma delicia de muffins com o limão e os morangos

    ResponderEliminar
  10. Fico à espera desse vídeo! :) Confesso que nem sempre vejo vídeos em blogues, sobretudo porque às vezes estou no trabalho e não posso abri-los, mas em casa, com tempo, seria engraçado ver o processo.
    Eu não sei se teria coragem de publicar um meu, porque sou muito selfconscious e ia detestar a minha voz, os gestos, ia ver tiques em tudo... lol :) Mas gabo-te a coragem!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Cá ficamos à espera de vídeos :)
    Mas olha, ganhaste uns muffins super apetitosos!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Não temos video, mas temos uma receita e fotografias muito apetitosas! :)

    Mas esperamos um video de uma outra receita! ;)*

    ResponderEliminar
  13. Se corresse bem logo à primeira, não tinha graça! :)
    Em breve teremos video, tenho a certeza :)

    A receita parece bem deliciosa, sementes, limão.. uma combinação que gosto muito!!

    ResponderEliminar
  14. Olha que sou bem capaz de ir para a cozinha fazer estes teus muffins! Conseguiste juntar 3 coisas que adoro: Sementes de Papoila, Grego de Morango e Limão :))
    Vou ficar à espera do video :D , eu sou um bocadito "estranha" na cozinha ... n sei se a coisa correia bem :D
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  15. PS.: Gostei do" Não Batam a massa "!!! :D Fez-me lembrar eu à dias : "Não mexam no meu arroz" :D :D :D

    ResponderEliminar
  16. Adoraria ver esse vídeo! Nunca vi um corpo sem cabeça que faça muffins assim, lindos! ehehehe
    Beijinhos querida! ;)

    ResponderEliminar
  17. Joaninha, adorei estes muffins! São completamente a minha cara, adorei a receita!!
    Ficaram lindos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Adorei a combinação de sabores,é bem ao meu gosto!
    Tenho feito uma receita tua de scones e repetido vezes sem conta!
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  19. Ficamos todas à espera de um vídeo ;)
    Ficaram com um ar delicioso estes muffins!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Adoro os teus muffins, limão, morangos e sementinhas, que bons!!
    Que cor linda. E ficamos todos à espera do vídeo perfeito :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  21. Joana minha querida,
    eu iria amar ver sua receita no vídeo, fica p/ uma
    próxima vez não é?
    Teus muffins ficaram irresistíveis, essa mistura de ingredientes
    ficou perfeita!

    Bjs

    ResponderEliminar
  22. devem ficar deliciosos, também adoro o sabor do limão...
    quanto ao vídeo, estamos à espera ;)

    ResponderEliminar
  23. Já sabes que também adoro muffins, e este ficaram lindos e com sabores fantásticos :) Quanto ao video, que pena, mas fico na expectativa de em breve ver outro :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  24. Alguma vez fizeste iogurtes? É que acho que me lembro de ver no teu blog, mas não vejo a receita...

    ResponderEliminar
  25. Morango e limão? Devem ser deliciosos :D
    Sem dúvida que um canal no youtube com as receitas da Joana seria uma ideia brutal! Fico à espera^^
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Olá Joana, que pena não teres feito o video! Gostava tanto de saber os truques todos, que tipo de formas usas, onde compras as forminhas de papel (sempre tão lindas) e por aí fora... Quem sabe assim, um dia arriscaria fazer uns... :) Mas não faz mal, fica para a próxima. De certeza que esse problema de sincronização fica ultrapassado no próximo video.
    E de qualquer modo, salvaram-se os muffins, que estão lindos!
    Beijinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />