11 de junho de 2013

Lombo de salmão com mel e mostarda e as experiências audaciosas :)

I don't know what's right and what's real anymore.
And I don't know how I'm meant to feel anymore.
When do you think it will all become clear?
Cause I'm being taken over by the fear.

Lily Allen


Talvez não pareça, mas há situações em que eu tenho alguma dificuldade de sair da minha zona de conforto, nomeadamente a nível alimentar. Se há alturas em que sou logo a primeira da fila para experimentar as coisas mais estranhas, também há situações em que prefiro protelar a audácia e ficar no meu cantinho.

Um exemplo clássico do parágrafo acima? As favas.


Nunca comi favas. Em casa dos meus pais não se comem favas. Já vi pratos com favas no hospital, mas sempre tive opções mais tentadoras. Não faço a mínima ideia se gosto de favas.

Já vi imensas receitas de favas tão apetitosas que me apeteceu voar para a cozinha, mas por outro lado... Não quero arriscar. Prefiro ficar no meu cantinho, a protelar a audácia.


Há algumas semanas vi uma receita de salmão com mel e mostarda no blog 'Artes, viagens e sabores'. Na altura comentei o seguinte:

'Já ando para experimentar há séculos a combinação do mel e da mostarda, mas acabo por nunca o fazer... Porque tenho medo, porque acho que não vou gostar, porque não sou muito fã de comida doce, porque, porque... Um dia vou ganhar coragem e experimentar :D'

No entanto, mal carreguei no 'comentar' confesso que senti uma certa vergonha. Afinal, eu sou ou não sou uma mulher do Norte? Sou. E uma mulher do Norte tem medinho de coisas diferentes? Não!

Abri a minha ementa semanal, e logo o salmão com mel e mostarda foi escrito na semana seguinte. E esta é a história deste prato. 


Hoje posso dizer que não gosto mesmo nada da mistura da mostarda com o mel e o salmão. Na verdade, confesso que pensei seriamente em não colocar este prato aqui: julgo até ser o primeiro prato que eu mostro e do qual não gostei mesmo nada. Mas se não tivesse experimentado não o saberia, por isso acho que valeu a pena :)

Favas, vocês são as próximas! :D


Lombo de salmão com mel e mostarda

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de lombo de salmão;
* Sumo de um limão;
* Uma colher de sopa de mostarda;
* Uma colher de chá de mel;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Sementes de sésamo para polvilhar;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Temperar o salmão com o sal, o piri-piri, o sumo de limão, a mostarda e o mel e deixar marinar durante uma hora;

* Colocar num tabuleiro juntamente, polvilhar com as sementes de sésamo  e regar com um fio de azeite;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos.


Até amanhã! :D  

24 comentários:

  1. Eu nunca provei mel com mostarda mas como gosto do sabor salgado e doce juntos acho que deve estar delicioso... pelo menos pela foto eu não recusava 1 dentada.
    Em relação às favas... eu quando era mais nova nem que me obrigassem eu não as comia. Elas têm 1 sabor peculiar... mas agora até as como tipo salada só com azeite + alho + coentros. Espero que te corra bem a experiência e que vires fã de favas!!! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Olha ja eu adoro essa combinação e uso-a muitas vezes, embora nunca tenha experimentado com salmão mas em vinagrete. Ja as favas tb so este ano me aventurei a fazer e comer. Digo-te que valem a pena! Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Adoro salmão de todas as formas e feitios, tenho de experimentar esta receitinha.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. LOL!!!! Por cá adoramos mel com mostarda. É engraçado como as pessoas têm gostos tão diferentes :)

    ResponderEliminar
  5. Por acaso nunca experimentei essa mistura em peixe, só em carne de porco e adorei!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  6. Em provar é que está o ganho!! O provérbio não é nada assim, mas a verdade é que só provando sabemos o que estamos a perder (ou não!).
    Eu não gosto de mostarda, por isso em principio não devo gostar dessa combinação, mas há inúmeras combinações doces e salgadas que adoro!
    E como adoro salmão estou tentada a experimentar esta receita, mas com mel e outra coisa qualquer!

    E quanto a publicares coisas de que não gostas, eu faço o mesmo. Além de gostar de partilhar as coisas que correm mal, pois posso sempre obter ajuda da vossa parte, acho que o facto de eu não gostar não impede que outros gostem. Afinal de contas, os gostos são tão diferentes...Vejo isso na minha própria casa.

    ResponderEliminar
  7. A combinação do mel com a mostarda parece-me um pouco estranha, e quase de certeza que eu também não iria gostar! Em relação às favas.. é coisa que não gosto mesmo! Experimenta e depois conta-nos a experiência!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. eu adoro a mistura de mostarda e mel =P! e digo-te já que o teu prato está com um óptimo aspecto! ainda por cima, adoro favas também...infelizmente, o Pedro não gosta, logo, é daquelas coisas que como pouquíssimas vezes! tenho um saco gigante de favas no congelador que a minha avozinha me deu, ando há imenso tempo para testar alguma receita!
    beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  9. Olha eu também detesto favas!
    Adoro a combinação do mel com mostarda no slamão, ainda no outro dia fiz, mas usei laranja.

    ResponderEliminar
  10. Mostarda e mel? Nunca experimentei... E também sou uma mulher do norte!!! Pois é.. lá vai ter que ser. Se calhar experimento num outro prato ;)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Joana,
    combinação perfeita de ingredientes, prato lindo e irresistível!
    Quanto a fava eu não gosto, mas o meu esposo ama, rsrs.

    Bjs ♥

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Também já experimentei essa combinação de molho mel e mostarda no salmão e não gostei... Tornou o salmão enjoativo. Mas são gostos!

    Das favas: já experimentei, dei-lhes várias hipóteses e continuo a não gostar. Há coisas que se ganha gosto com a idade (no meu caso: cogumelos), mas esta não é uma delas...

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  13. Joana, eu adoro essa combinação de mel e mostarda, gosto e uso muito, mas mais em carnes... tenho de experimentar com peixe, mas talvez com outro peixe, o salmão já tem um sabor muito forte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Fiz no outro dia enrolado em bacon com mel e mostarda. Gostei muito. Em relação ás favas, continuo a não gostar, mas como os gostos mudam, talvez um dia venha a gostar. beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Bela história! :-D Eu cá gosto muito da mostarda com o mel, mas nunca a experimentei em associação com o salmão. :-)

    ResponderEliminar
  16. Há combinações que não resultam connosco, mas que os outros adoram! Eu adoro peito de frango com mel e mostarda, mas salmão não me parece :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Mostarda com mel?? deve ser bem bom... mas eu até gosto de salmão só com sal e limão e com doce de morango por cima, é estranho, mas é bom!

    Quanto a favas, ou adoras ou detestas. Eu não gosto... Tem um sabor muito especifico que não disfarças com nada... Para mim é como a beterraba, só como mesmo a primeira garfada(enganada claro) e não consigo comer mais. mas acho que deves experimentar de tudo... Quer dizer também nunca comi lampreia e coelho de caça... são bichos que me fazem impressão, ou pombos... Coisas que para mim não são de comer :)

    ResponderEliminar
  18. Tiraste o pesquisar do blog? Ohhhh :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade nem dei por isso, quando a Mafalda ficou encarregue da mudança deve ter tirado :) Se quiseres tens sempre a minha página das receitas com o índice lá em cima, mas se preferires volto a colocar o pesquisar ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  19. Amiga Joaninha pois eu publico as coisas que não gosto e até as que não saem muito bem, é da critica ao que fizemos que vamos melhorando todas, porque por vezes vemos uma receitinha que parece muito bem e quando experimentamos não sai nada parecido e com isso ajudamos alguém a não gastar o seu tempo a fazer ou a melhorar com as nossas dicas :-) neste caso até saiu bem, tu é que não gostaste da mistura :-)olha eu sou exactamente o contrário adoro sair do conforto e experimentar tudo e mais umas botas e quanto mais esquisito melhor :-) já a minha mãe dizia que eu tinha mais olhos que barriga.... mas ás vezes também me sai mal a coisa :-)
    Pois favas não sei se gostas porque é um sabor muito forte e meio esquisito hehe eu faço e como, mas só uma vez por ano e a pedido do maridão :-)

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana, em relação às favas digo-te que aí, sim, valeria a pena ser ousada e arriscar! São deliciosas, têm uma textura super agradável e para quem, como tu, gosta de pratos vegetarianos, seriam mais uma alternativa.
    Já o salmão com mostarda e mel...nã (torcida de nariz) não tanto pelos dois últimos, mas mais pelo salmão, que não é lá muito bem recebido na minha mesa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana,
    eu gosto dessas misturas agridoces e não sou muito esquisita a provar o que não conheço, a menos que me faça impressão, com é o caso de lampreia :) nem sei se gosto, faz-me imenso nojo, parece uma cobra e por isso não provo :)mas acredito que devo perder sabores fantásticos nesta minha esquisitice :)
    De favas gosto muito, ainda hoje comi, mas tenho um filho que está como tu e nem as provou :)
    Eu adorei o teu salmão, melhor ainda é se estivesse no meu prato.
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Já sabes que não gostas! Em relação às favas, só passei a gostar quando fiquei grávida do Pedro, nem sei explicar porque sempre detestei favas!
    Eu gosto da junção do mel e mostarda em lombo de porco, hmmm tão bom!!!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />