10 de junho de 2013

Moqueca de frango, ou as adaptações necessárias :)

Something inside the cards,
I know is right.
Don't want to live
Somebody else's life.
This is what I want to be,
And this is what I give to you,
Because I get it free!
She smiles while I do my time...

I could die for you,
Oh this life I choose.

Red Hot Chili Peppers


A primeira vez que eu provei moqueca foi o ano passado, quando fiz um jantar temático brasileiro e a Diana trouxe moqueca de camarão. Algumas semanas depois desafiei o meu pai a fazer uma moqueca de salmão e mexilhão que ficou de bradar aos céus de tão boa, e desde então a moqueca entrou oficialmente na nossa ementa habitual.

Nunca tinha feito moqueca em Lisboa por uma razão muito simples: o Pedro não come peixe nem marisco. Assim sendo, opto sempre por fazer moqueca quando vou a casa dos meus pais ao fim-de-semana.

Sim, eu sofro muito.


Não adianta insistir: cinco anos depois já estou perfeitamente conformada com o facto do Pedro não comer nada que venha do mar. Nem salmão, nem bacalhau na noite de Natal, nem mexilhões, nem camarões, nem vieiras (a sério, quem é que não gosta de vieiras?).

Nem lagosta, nem lavagante, nem lulas.

Sim, eu sofro muito.

 

Face à impossibilidade de fazer jantares de peixinho a dois, resta-me fazer peixe só para mim ou adaptar os pratos típicos de peixe e fazê-los com carne. E assim surgiu esta moqueca de frango, depois de ter visto esta adaptação brilhante do blog 'Not Guilty Pleasure' (vão lá espreitar, porque é tudo óptimo e vegan!).


Na minha opinião o truque para uma boa moqueca é usar azeite de dendê e mexer os ingredientes o mínimo possível, para que todos os sabores fiquem incorporados mas individualizados.

No fim ficam com um prato delicioso, exótico e muito reconfortante. Não é nenhuma moqueca de camarão, mas não envergonha ninguém! :D

 

Moqueca de frango

Ingredientes (para quatro pessoas):

* 400g de peito de frango cortado em cubos;
* Uma cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Um pimento vermelho cortado em tiras finas;
* Uma lata pequena de tomate em pedaços;
* Meia lata de leite de coco light;
* Uma colher de sopa de azeite de dendê;
* Um fio de azeite;
* Salsa picada;
* Coentros picados;
* Duas colheres de chá de piri-piri;
* Duas colheres de chá de pimentão-doce;
* Uma pitada de gengibre;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Uma pitada de sal;
* Sumo de um limão.

Confecção:

* Refogar a cebola picada, o alho picado e o pimento vermelho em tiras num fio de azeite;

* Juntar os cubos de frango e deixar refogar;

* Acrescentar o tomate em pedaços, a salsa picada, os coentros picados, o piri-piri, o pimentão-doce, o gengibre, os cominhos, o sal e o sumo de limão (sem mexer);

* Juntar o leite de coco e o azeite de dendê (sem mexer);

* Deixar cozinhar tapado durante cerca de dez minutos.


Tenham uma óptima semana! :D 

26 comentários:

  1. Essa do moço não comer peixe é só fita! Insiste e não desiste ;D

    ResponderEliminar
  2. Querida adoro moqueca, e esta adaptação de frango ficou muito apetitosa :) AI que delicia!!!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Querida adoro moqueca, e esta adaptação de frango ficou muito apetitosa :) AI que delicia!!!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi mas tem muito bom aspeto, e pela maneira que falas parece ser um prato bem saboroso! Mais um em que tenho que me aventurar :)
    O meu M também não gosta de peixe, mas come bacalhau e camarões!! Menos mal ahahah
    Boa semana!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei dessa adaptação :) o aspecto está fantástico!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  6. Ficou linda esta adaptação! Nunca experimentei fazer, fiquei com a receita!
    Beijinho e bom feriado!

    ResponderEliminar
  7. Ficou um belo prato! :D

    Iria adorar de certeza!

    Beijinhos*
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto delicioso e deve ser tão bom, Joana!!:)

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  9. Nem peixe, nem marisco? Txi, sofres mesmo! ;p

    ResponderEliminar
  10. nunca fiz, mas o aspecto é maravilhoso!...tenho de experimentar :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Nada que venha do mar? Sofres muito mesmo! Ele não sabe o que perde :) Mas pronto, é como dizes, temos que nos adaptar :)

    Eu adoro moqueca e esta ficou com um excelente aspecto :)

    ResponderEliminar
  12. Que aspecto delicioso

    Beijinho
    Selene

    ResponderEliminar
  13. Eu achava que era esquisitinha, mas ainda bem que "conheci" alguém mais esquisito do que eu! Nem lulas, nem vieiras? A sério? De facto tu sofres :)
    Esta adaptação ficou com um aspecto fantástico!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. E eu a pensar que o meu era esquisito! Mas olha a necessidade aguça o engenho e é assim que se fazem as melhores descobertas culinárias. Obrigada pelo teu comentário hoje, deixou-me com um sorriso nos lábios e relembrou-me que tenho de te responder ao email! Beijjnho

    ResponderEliminar
  15. Nunca comi mas pelo aspecto do teu deve ser uma delicia.
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  16. Joana,
    já comi moqueca de peixe e de camarão agora de frango é
    novidade e adorei, ficou tudo de bom!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana, adoro moqueca de camarão, já fiz muitas vezes, mas acredito que moqueca de frango, ou mesmo só de lgumes seja deliciosa!
    A tua está com um aspecto maravilhoso! Ah, é verdade, vê-se que sofres muito :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,
    gosto imenso moqueca de camarão, nunca provei de frango mas deve ser igualmente saborosa de certeza, porque o aspeto é delicioso... e depois, quem não pode caçar com cão caça com gato, não é? :) quantas vezes temos que substituir um ingrediente para agradar a alguém? tantas!!
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  19. Obrigada Joana, és mesmo querida! :)

    Tás tramada com o teu Pedro, tens de fazer um tratamento de choque :P Lembro-me de a minha mãe dizer que quando casou, o meu pai só comia bifinho com batatas fritas! Mas a minha mãe não teve com modas e toca de lhe meter outras coisas no prato e ou era isso ou mais nada, hoje o meu pai, um verdadeiro alfacinha, até sopas de tomate alentejanas come...e gosta muito! ahah :P

    E em relação ao teu último post: NÃO gostas de cerejas?? COOOOMO é possível?? :P Melhor fruta de sempre para mim, 12kg de cerejas parece-me o céu eheh Mas fico à espera das receitas prometidas :D

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Sou obrigada a concordar: sofres mesmo muito!!! Não come nadinha que venha do mar???? Mesmo???? Córror, como é que ele vive???? :D

    ResponderEliminar
  21. Parece-me uma excelente sugestão!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Tem muito bom aspeto^^
    Deve ser difícil não poder comer nem um bocadinho de peixe, mas penso que deste muito bem a volta à situação :)
    Beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  23. Eu adoro peixe, não dá para imaginar a vida sem ele;) Felizmente cá em casa o rapaz também gosta (excepto tudo o que tenha tentáculos ), senão íamos estar tramados!! Este pratinho parece uma maravilha ;) beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />