17 de junho de 2013

Huevos rancheros com mozzarella de búfala e as expressões típicas estranhas :)

Nada te espanta, nada te encanta,
Nada te tomba ou te levanta,
Sem passar dentro de ti. 
Nada te gera, nada te espera,
Não há Outono nem Primavera
Sem que o sintas a surgir...

Tu és a escala,
A mão que embala.
Tomas bem conta de ti.
Tu és a escala,
A mão que embala.
Tens um rumo a seguir.

Jorge Cruz


A minha avó nasceu e cresceu em Matosinhos. Talvez por isso (ou não) é uma autêntica base de dados de expressões típicas relativamente estranhas, e eu cresci a ouvir expressões como 'ficar como o cão do Miguel', 'estar como a tola no meio da ponte', 'ser mais conhecido que o Doce Teixeira', 'parecendes uns congros sempre deitados pelo sofá', 'estais como os fonas sempre de pijama', 'vou para o piano', 'que se passa Catarina?' ou a célebre 'havia uma como tu que caiu ao poço'.

Uma das expressões mais caricatas da minha avó é a frase 'olha, lá vem-na', normalmente usada como forma de saudação com as outras idosas ou em jeito de brincadeira connosco.


E é assim que, sempre que eu estou no Norte e pego na máquina fotográfica para fotografar a comida, a minha avó diz 'olha, lá vem-na, a das fotografias!'.

E é assim que, sempre que eu estou no Norte e faço muffins, a minha avó diz 'olha, lá vem-na, a dos bolinhos'.

E é assim que, sempre que eu estou no Norte e a minha avó entra em casa diz 'olha, lá vem-na, a que anda sempre em meias pela casa!'.

Se a minha avó lesse o meu blog, hoje certamente diria 'olha, lá vem-na, a da comida mexicana!'. Mas garanto-vos que não é por falta de imaginação: a verdade é que cá em casa adoramos comida mexicana, e somos loucamente fãs da tríade dos céus chili-fajitas-huevos rancheros.


Hoje trago-vos mais uma adaptação da nossa receita habitual de huevos rancheros, desta vez feita com menos sumo de limão e enriquecida com mozzarella de búfala. Uma receita tão divinal, deliciosa e reconfortante que merecia uma expressão só para ela :D

Huevos rancheros com mozzarella de búfala

Ingredientes (para duas pessoas):

* Quatro ovos;
* Um pimento vermelho picado;
* Um tomate chucha picado;
* Meia cebola picada;
* Dois dentes de alho picados;
* Sumo de meio limão;
* Meia colher de chá de pimentão-doce;
* Meia colher de chá de orégãos;
* Uma pitada de sal;
* Piri-piri a gosto ou uma malagueta picada;
* Uma bola de mozzarella de búfala;
* Um fio de azeite.

Confecção:

* Refogar o alho e a cebola num fio de azeite e juntar o pimento vermelho picado;

* Juntar o tomate picado e temperar com uma pitada de sal, o pimentão-doce e o piri-piri;

* Regar com o sumo de limão e deixar cozinhar;

* Colocar a mistura num tabuleiro de ir ao forno e abrir os ovos no centro;

* Polvilhar com os orégãos e cobrir com as fatias de mozzarela;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante quinze a vinte minutos.


Tenham uma óptima semana! :D

28 comentários:

  1. Gosto do aspecto. Acho que com umas pequenas modificações é uma óptima refeição para quem cuida da linha... :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também gosto especialmente daquela expressão: "levanta a peida ó Almeida!" Expressão dita quando alguém está sentado no teu caminho... O norte não é fascinante?

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. que expressões engraçadas :)! a minha avó também tem várias...adoro!
    tenho que experimentar os huevos rancheros, ando tentada há algum tempo!
    beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana,
    Com todo o respeito, nunca ouvi nenhuma expressões como estas e olha que sou do Norte, mas adorei e são bem engraçadas.
    Em relação à tua sugestão simplesmente adorei, gosto muito de mozzarella sempre que faço uma bruschetta uso este queijo e adoro.
    Ficou com uma cor fantástica, gostei muito mas agora vou ver os teus croissants:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra eu também sou do Norte, e também não conheço mais ninguém que as diga ;) Sempre pensei que seria algo típico de Matosinhos (porque já ouvi outras pessoas a dizê-las) mas há algumas que são mesmo da nossa família - como a do cão do Miguel, que era um amigo do meu avô que deixava sempre o cão sozinho ;)

      Beijinhos :)

      Eliminar
  5. Querida aqui também adoramos comida mexicanas, e estes teus Huevos rancheros ficaram mesmo apelativos, tenho que experimentar, vou levar comigo a receita :) Quanto ás expressões são realmente muito cómicas :P

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Nunca experimentei, mas como apreciadora de comida mexicana tenho a certeza que iria adorar

    ResponderEliminar
  7. Tão engraçadas as expressões! :D eh eh

    A do...és como o tolo da ponte já ouvi! :D

    Adorei esta tua receita, com o queijo mozzarella é uma alegria!*

    ResponderEliminar
  8. Que expressões tão engraçadas! Os meus avós são da Beira por isso tenho algumas expressões e provérbios lá de cima e os amigos adoram ouvir-me :)
    Acreditas que nunca comi este prato?? Acho que vou ter que remediar isso em breve!! Ficou com um aspecto delicioso!

    Beijinhos e uma semana fantástica*

    ResponderEliminar
  9. A tua avó deve ser o máximo!
    A comida está com bom aspecto, hei-de fazer para matar saudades.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adorei os ovos, mas amei as expressões! Muito engraçadas...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  11. Por acaso não sabes se a "Perfect Body" (Nortenha) se arrependeu da decisão dela? Ela apagou o blog e fique preocupada! :( com falavas com ela pensei que pudesses saber...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está tudo bem com ela, sim. Falo com ela via Facebook quase todos os dias e ela arrependeu-se efectivamente da decisão dela. É claro que isto é um processo que demora algum tempo, mas vai ficar tudo bem ;)

      Eliminar
  12. Eu adoro ovos e tenho a certeza que ia adorar esses,estão bem tentadores.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Eu conhecia a do tolo no meio da ponte e o conhecido como doce da Teixeira. A minha avó também diz essas e muitas mais... são ditos antigos muito engraçados. Beijo

    ResponderEliminar
  14. Gosto muito deste tipo de ovos, sou fã!!
    Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito, deve ser delicioso.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  16. Adoro essas expressões, não conhecia nenhuma! :-D São típicas da região ou são só típicas da tua família? :-D Beijinhos


    Ver passatempo a decorrer no blogue:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/06/um-passatempo-e-pepino-frito-com.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que são principalmente típicas da minha família, mas também da região :) Ainda há muitas mais, como o 'Queres comer comida de urso' ou o 'Já dizia o velho Herodes que ou te calas ou te prejudicas' ;) Nós somos um poço de expressões estranhas ;)

      Eliminar
  17. Que engraçadas as expressões, não conhecia nenhuma, mas acho tão giras.
    Por casa também temos as nossas :) Mas já me fizeste sorrir.
    E que prato bom, com a mozarella, adoro!! :)
    E que saudades de ir ao zoo.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Nunca ouvi falar de tal receita, mas também não sou do Norte, a verdade verdadinha é que está receita está uma riqueza, adorei!Tem um aspeto divinal, saudável, e super simples:) como eu gosto:) vou experimentar querida Beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  19. Ahah que engraçadas essas expressões! :) Não conhecia nenhuma, mas na terra da minha mãe também são típicas as derivações mais ou menos correctas da 2a pessoa do plural. Eu já gosto do "onde ides?" e "comei e bebei!", mas fica muito mais bonito dito "onde indes" e "comeinde e bebeinde!"! :D Quando oiço alguém a falar assim sinto-me em casa!;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Que máximo, expressões super engraçadas!! :D Não tenho família próxima no Norte, a minha experiência vem do Alentejo e a minha avó apesar de estar cá em Lisboa há quase 50 anos ainda tem o sotaque e expressões tipicas, que eu adoro :)

    ***

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />