30 de maio de 2013

Soutzoukakia Smyrneika (almôndegas gregas) para um grupo de esquisitinhos! :D

All my plans went down the hole.
My life has no goal, and I wonder if this is worth it...
But my friends took my hand,
Helped me to lift myself again,
And that's why I really love...

My friends and my friends and my car and my friends!

Silence 4


Mas o que é isto Joana? Perdeste o juízo? Então fazes um jantar temático grego e para prato principal não fazes moussaka, que é 'só' o prato grego mais conhecido?

Pois é caros leitores, eu tentei. Procurei receitas de moussaka, pedi ajuda à minha querida amiga Emília (que conheci graças ao blog e que foi uma das maiores dádivas que o blog que proporcionou!), decidi arriscar e... No dia anterior ao jantar descobri que nenhum dos convidados gostava de beringela. Sim, nem um. Eu disse que tinha amigos esquisitinhos. 


Seguiu-se uma autêntica corrida contra o tempo para encontrar um prato simultaneamente típico e consensual. Valeu-me a sempre fantástica wikipedia com todos os seus artigos extremamente completos sobre a culinária internacional, e foi assim que descobri a existência destas almôndegas gregas.


Talvez não pareça, mas este prato é muito simples - no fundo não passa de uma receita de almôndegas com molho, onde colocamos especiarias que não se encontram habitualmente na nossa culinária, como a canela. No entanto, tem um certo toque de sofisticação que não deixa ninguém indiferente: a mistura de sabores fica muito interessante, e certamente será um prato para repetir cá em casa :) 


Pois é Emília, ainda não foi desta que testei a tão famosa receita de moussaka do teu filhote :) Mas dedico-te esta, aproveitando para te agradecer muito pela tua ajuda :) 

Ninguém me manda ter amigos esquisitinhos, certo? :D 


Soutzoukakia Smyrneika (receita adaptada do blog 'Souvlaki For The Soul')

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Uma cebola picada;
* 500g de carne de vaca picada;
* Duas fatias de pão demolhadas em vinho branco;
* Dois dentes de aho picados;
* Três colheres de sopa de salsa picada;
* Uma colher de chá de cominhos;
* Uma colher de chá de orégãos;
* Duas colheres de chá de sal;
* Meia colher de chá de pimenta; 
* Um ovo batido;

* Duas colheres de sopa de azeite;
* Três dentes de alho picados;
* Uma cebola picada;
* Uma lata de tomate pelado (800ml);
* 60ml de vinho branco; 
* Uma pitada de cominhos;
* Uma folha de louro;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de piri-piri;
* Meia colher de chá de canela. 

Confecção: 

* Juntar a carne picada, o pão, a cebola picada, o alho picado, a salsa, os cominhos, o sal, os orégãos, a pimenta, o ovo e misturar bem;

* Deixar a mistura repousar durante uma hora; 

* Entretanto preparar o molho, refogando a cebola picada, o alho picado e a folha de louro num fio de azeite; 

* Acrescentar o tomate, o vinho, os cominhos, o sal, o piri-piri e a canela e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de trinta minutos;

* Formar almôndegas alongadas com a forma de salsichas e grelhar com um fio de azeite;

* Juntar as almôndegas no molho e deixar cozinhar em lume brando durante cerca de dez minutos;

* Retirar e servir.

  
Até amanhã! :D 

22 comentários:

  1. Nutro uma paixão enorme pela Grécia, pelas ilhas gregas, pela simpatia dos gregos e um dos meus sítios favoritos para passar férias e os dedos de uma mão já não chegam para contar as vezes que lá fui! E eu também sou uma esquisitinha... Já me tentaram impingir moussaka de todas as formas e feitios e nem depois de um belo copo de Ouzo fui nessa conversa :)

    Mas adoro almôndegas quer sejam turcas ou gregas, sabem-me sempre bem! Estas ficaram com óptimo aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Essas almôndegas têm um aspecto delicioso!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  3. Hum, que aspecto tão delicioso. Eu deveria de gostar. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Há uns tempos fiz moussaka, mas também me deparei com o problema da beringela. Por um lado, como já não comia beringela há uns anos e a minha experiência em criança não tinha sido muito boa, tinha medo de arriscar, por outro, o meu namorado consegue ser bastante esquisito... Acabei por substituir a beringela por courgette. Gostei do resultado, mas estou para fazer uma verdadeira moussaka, até porque já não tenho problemas com a beringela e acho que o meu namorado também não :)
    As almôndegas parecem-me uma boa ideia e terei de as experimentar um dia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Parecem-me muito bem essas almondegas:)

    ResponderEliminar
  6. Essas almondegas são deliciosas. Quando precisares de inspiração para jantares gregos, manda-nos um email: andamos sempre inspirados pela Grécia :)

    ResponderEliminar
  7. Que bonitas que ficaram e devem ser uma delicia, adorei os temperos.
    Tenho imensa curiosidade quanto à Grécia, está na lista de destinos

    ResponderEliminar
  8. Hummm essas almonsichas ( almôndegas em forma de salsichas :D) Ficarm bem apetitosas !
    Vou trazer cmg esta receita para fazer lá por casa ;)
    Beijoquinhas doces :)

    ResponderEliminar
  9. ...Não gostam de beringela? Palpita-me que se não dissesses o que tinha e estivesse visivelmente disfarçada, nem davam por isso, ou então davam por isso, mas gostavam!

    Sabes que a minha mãe tem a mania de dizer "blllaaaahhhh...essas coisas" a tudo o que seja diferente. É só mesmo pela mania e por preconceito. Eu fiz muitas tentativas antes de conseguir gostar de kiwi (isto já foi há uns 20 anos atrás!). Hoje é das minhas frutas favoritas. O palato também se treina ;)

    E a psiquiatria continua bem?

    Não respondeste à minha questão das lentilhas...

    *Pensei que a semana ia ser melhor no work = NOT!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Eu confesso que também ia preferir estas almôndegas, estão com um ar bem apetitoso... e confesso que não sou fã de moussaka! Mas há outro prato grego que é uma delícia: pasticio, um género de lasanha grega. Tens de experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana,

    Mais um prato a procurar e a fazer moussaka:)
    Não conheço muito da comida grega, também nunca tive muita vontade de descobrir, mas depois de ver estas almôndegas tenho outra opinião e acho que vou mesmo fazer uma investigação sobre a culinária grega.
    Ao ler a receita dava por mim a imaginar o cheiro de cada especiaria em conjunto com a carne.
    Gostei bastante deste prato e com arroz branco mais ainda.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Joaninha,
    nem um? ahaha são mesmo esquisitinhos!
    mas estas almondegas foram uma óptima alternativa! parecem deliciosas! Estão com uma cor mesmo bonita :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  13. elááá que nome comprido e esquisito hehe mas tem um aspecto delicioso :)
    beijinhos***

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz moussaka porque não aprecio a beringela,já pensei em fazer com courgette.
    Essas almondegas ficaram bem tentadoras.
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Mil vezes beringela do que "almongadas", como o meu irmão dizia quando era pequeno! :) Mas gostei bastante da saladinha abaixo.
    O "acidente" com o creme de lentilhas... acontece-me aaalll the time com a sopa! :)

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  16. Txiiii... ninguém merece cozinhar para esquisitinhos :p Mil vezes beringela, apesar das almôndegas terem um aspecto divinal!

    ResponderEliminar
  17. Devem ser fantásticas estas almôndegas! Adorei!

    ResponderEliminar
  18. As coisas que tu sabes, Joana! Até sabes dizer almôndegas em grego:) E que lindas que estão!! Não me importava nada de as provar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />