29 de maio de 2013

Salada grega para um jantar temático grego :D

Brilha o sol, Hércules ganhou (invencível)!
Vai voar, e tem tão bom ar (é incrível)!
Veio do nada (zero zero),
Para combatê-los e vencê-los
E num segundo vai ao céu!

De zero a herói!

Hércules (Disney) 
Foi a primeira música que me ocorreu quando pensei em músicas da Grécia! :D


Na semana passada, e como parte das festividades do fim do estágio de Medicina Interna (que duraram três dias inteiros!), decidi fazer um jantar com dois dos meus amigos mais próximos: a Joana e o Bernardo. 

O Bernardo é sem sombra de dúvida o adepto mais entusiasta das minhas receitas. Tem sempre um elogio vigoroso, uma crítica positiva ou um conselho sábio, e nunca fica indiferente às coisas que eu cozinho. 

Quando eu levo comidinhas saudáveis para ele a frase preferida do Bernardo é sempre 'Oh Xi, mas tudo fica melhor cheio de açúcar, gordura e sal!'. E não deixa de ser curioso que esta máxima venha dele, o rapaz alto e magro que não consegue engordar. 


Mal foi convidado para o jantar o Bernardo disse logo: 'claro que vou, mas só se fizeres Baklava!' É claro que acedi logo ao pedido dele (como se eu precisasse de uma razão para fazer Baklava!), e decidi aproveitar a oportunidade para fazer um jantar temático grego.


Na verdade nunca concordei com o Bernardo: eu acho que nada fica melhor cheio de açúcar, de gordura e de sal. E a prova disso é esta salada grega - simples, saudável, com ingredientes perfeitamente habituais na nossa alimentação, e tremendamente deliciosa. 

Decididamente, a cozinha mediterrânica é qualquer coisa de extraordinário :D E agora somos candidatos a Património Cultural e Imaterial da Humanidade da UNESCO! :D  


Salada grega

Ingredientes (para seis pessoas):

* Quinze tomates cherry cortados em metades;
* 100g de alface iceberg (opcional, não é utilizado na salada grega tradicional mas é comum nas adaptações);
* Um pepino cortado em rodelas finas;
* Uma cebola vermelha cortada em rodelas finas;
* 100g de azeitonas pretas descaroçadas e cortadas em rodelas;
* 100g de queijo feta em cubos;
* Seis colheres de sopa de azeite;
* Uma colher de sopa e meia de sumo de limão;
* Uma colher de sopa de vinagre;
* Dois dentes de alho picados;
* Uma colher de chá de orégãos.

Confecção: 

* Demolhar a cebola em água bem fria durante dez minutos para ficar com um sabor menos intenso; 

* Misturar o azeite, o sumo de limão, o vinagre, o alho picado e os orégãos;

* Secar bem as rodelas de cebola;

* Juntar todos os restantes ingredientes, regar com o molho e juntar o queijo;

* Servir.



Até amanhã, com mais receitinhas gregas :D

39 comentários:

  1. Essa saladinha é tudo de bom! Adoro tudinho e o feta dá aquele toque delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. não conhecia esta salda mas devo dizer-te que adorei os ingredientes!
    Vou trazer cmg :)
    Beijinhos doces e boa Quarta Feira!

    ResponderEliminar
  3. Joana,
    fiquei curiosa para saber como este jantar grego vai continuar! =)
    Adoro queijo feta nas saladas.
    Aguardo os outros posts!
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana, fiz a salada e gostei muito! Modifiquei com os ingredientes que eu tinha em casa, mas apresentei do mesmo jeito, em camadas na saladeira de vidro.
      Para mim foi um prato completo! Aprovado!
      Beijos

      Eliminar
  4. Ficou uma salada bem composta :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  5. adorei esta saladinha :) mesmo! que bom aspecto, sou completamente fã da cozinha Mediterrânica!
    beijinho e bom dia :)

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de comida grega e essa tua salada está muito convidativa!
    Beijinho, um bom dia, Joaninha!

    ResponderEliminar
  7. Tem ótimo aspecto! Até me ficou a apetecer um bocadinho! :)
    Boa 4a feira Joana! Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Que salada maravilhosa, o feta dá um toque especial

    ResponderEliminar
  9. Nós somos o fãs n.º1 da cozinha grega (aliás, o Vel viveu na Grécia durante 8 anos, daí a nossa tendência). E temos vindo cada vez mais a adaptar a nossa alimentação a uma dieta mediterrânica (o meu ultimo post é precisamente sobre isso). Portanto, vou seguir religiosamente estes teus post sobre comida grega :)

    ResponderEliminar
  10. Tirava a alface e as azeitonas e devorava a salada!! :) *

    ResponderEliminar
  11. Esta salada é mesmo um delicia e bem saudável mas já estou como o Bernardo, prefiro o Baklava!!!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  12. A salada ficou muito boa! Já experimentei uma versão também de salada grega e gostei muito! :)*

    ResponderEliminar
  13. Joana,
    eu tbm não gosto de receitas, muito doces, nem salgadas e muito menos gordurosas.
    A tua salada ficou perfeita, eu adoro saladas!

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá minha querida! Espero que estejas bem, bem :) vem cá fazer uma visita no verão :P

    A culpa é do Feta, tudo fica melhor com o Feta... ai ai, we love feta :)

    ResponderEliminar
  15. Esta salada é sempre deliciosa e fica bem simples ou a acompanhar qualquer prato!!

    Beijinhos
    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/05/penne-com-tomate-assado-ricotta-e.html

    ResponderEliminar
  16. ola linda,
    Que bela saladinha!
    Agora na fase da minha dieta até da jeito!
    Bjinho

    Katia
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. A saladinha está com aspeto bem fresquinha com tudo que eu gosto ...

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Que bom, adoro saladas e com queijo feta ainda, melhor...
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/05/2-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  19. Olá Joana,

    ficou uma salada bem saudável e aquelas azeitonas todas com aquele queijo bem no topo são uma tentação, gostei muito.
    Mas olha que o Bernardo até tem razão, com açúcar é bem melhor:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ena adoro esses sabores mediterrânicos :-) azeitonas, queijo e tomate é uma perdição, gosto muito, eu prefiro umas coisas assim do que doces :-) o meu lanche agora tem sido tomate com queijo fresco :-)

    ResponderEliminar
  21. Que bela salada agora para o verão :)

    ResponderEliminar
  22. Saladinha impecável Joaninha!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  23. Maravilhosa salada Joana! A prova de que a comida saudável, também pode ser muito saborosa!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Uma saladinha destas sabe sempre bem em qualquer altura! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  25. Gosto muito de salada grega, é muitas vezes a minha refeição!

    ResponderEliminar
  26. É uma salada que gosto muito.
    A tua ficou perfeita,
    bjs

    ResponderEliminar
  27. Que ar tão fresco e à verão :D

    ResponderEliminar
  28. Bom dia!
    O Bernardo ainda tem muito que aprender contigo. Qualquer dia muda de opiniao e começa a achar que nem sempre o sal e o açucar sao essenciais ao sabor. As tuas comidinhas sao a prova disso :)
    Eu e a iceberg nao vamos muito com a cara uma da outra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Adoro queijo feta, esta salada tem mesmo cara de ser grega :)
    O Bernardo ainda se vai converter a uma alimentação mais saudável :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  30. Essa salada convenceu-me... Adoro queijo feta e raramente me lembro de comprar por acaso!!
    beijoca

    ResponderEliminar
  31. Uma excelente salada, saudável e de cores harmoniosas.
    gosto muito de queijo feta
    Parabéns pelo novo visual
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  32. Que boa saladinha, adoro os ingredientes:) Espero que chegue o bom tempo de uma vez por todas, para comer só saladinhas:)beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Esta deve ser das minhas saladas preferidas... Adoro queijo feta... Adoro! Uma delicia! Parabéns, tem um aspecto soberbo!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />