28 de maio de 2013

Creme de lentilhas e os acidentes domésticos :)

Cause I can almost breathe the air,
Right beyond my fingertips!
I'll turn around and pick up the pieces!
One more push and I'll be there,
Back where I belong...
I'll turn around and pick up the pieces!

Hoobastank


Quem cozinha tem invariavelmente no seu currículo alguns acidentes de percurso - aqueles pratos que, tendo tudo para correr bem, correm horrivelmente mal por causa de detalhes que são independentes da nossa perícia ou da nossa concentração. 


O meu primeiro acidente culinário aconteceu logo aos cinco anos. O meu pai estava com gripe e a minha mãe fez-lhe uma grande caneca de chá, e estava a transportá-la pelo corredor da nossa casa. Eu, alheia a tudo isto, decidi sair do quarto a correr - e foi assim que acabei nas urgências de pediatria, com o pescoço queimado de chá a ferver.

Depois desse acidente outros se seguiram, mas felizmente nenhum deles teve a gravidade do primeiro.


Há um ano estava a fazer quadradinhos de sésamo. Era um belo dia de Primavera, e eu estava a ferver o mel numa panela pequena para depois verter sobre as sementes. Estava calor e decidi abrir a janela. 

Dez segundos depois tinha três abelhas à minha volta. 

Saí disparada da cozinha, fechei a porta atrás de mim e liguei ao meu amigo Bernardo (o Pedro estava a apresentar um trabalho nesse dia!). Como é óbvio o Bernardo não foi particularmente útil, e eventualmente lá ganhei coragem para entrar novamente na cozinha (onde o mel já estava completamente queimado, porque deixei a panela ao lume com o pânico!) e enxotar as abelhas. 

Pois é, os acidentes acontecem.


Na semana passada fiz este creme de lentilhas. Tudo correu bem, até que liguei a varinha mágica para triturar os ingredientes e saltou sopa em todas as direcções. Fiquei com sopa na bancada da cozinha, no chão, na roupa, nas meias e até no cabelo! Quanto mais tentava triturar mais sopa saltava, e eventualmente rendi-me às evidências: ia ter creme de lentilhas com bocadinhos de lentilhas. 

Não faz mal, garanto-vos que ficou óptimo na mesma :D


Creme de lentilhas 

Ingredientes:

* 200g de lentilhas verdes cruas;
* Uma courgette grande;
* 150g de cenoura cortada em rodelas;
* 200g de couve-flor congelada;
* Uma pitada de sal; 
* Um fio de azeite;
* Uma colher de chá de caril (opcional);
* Uma colher de chá de açafrão (opcional);
* Meia colher de chá de piri-piri (opcional).

Confecção: 

* Cozer as lentilhas em água abundante, temperada com sal;

* Juntar a courgette descascada e cortada em cubos, a cenoura e a couve-flor e deixar cozinhar;

* Temperar com sal a gosto (e com o resto das especiarias, se quiserem); 

* Passar com a varinha mágica (podem passar completamente, mas eu gosto de sentir alguns bocadinhos de lentilhas);

* Desligar o lume e regar com um fio de azeite (para incluir algumas gorduras saudáveis no prato!).


Até amanhã! :D 

32 comentários:

  1. Tenho medo de abelhas, bah!!

    Não me lembro se algumas vez comi lentilhas, mas esse creme tem muito bom ar.

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de creme de lentilhas vermelhas com um "nadica" de leite de côco! Respinga muito, verdade!

    ResponderEliminar
  3. Deve ficar bem saboroso esse creme!
    Beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  4. Também já tive alguns acidentes na cozinha sendo que o pior foi ter queimado um dedo no turbo do forno :(
    E também já tive uma experiência semelhante à tua a triturar!! Acontece :)

    O meu pai ia adorar este creme de lentilhas, ele adora :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. As lentilhas com caril andam a aparecer-me em todas as formas, a tentarem-me... eu que não sou grande fã de lentilhas, rendo-me! Tenho de experimentar esta combinação e pode ser na forma desta sopa!
    Beijinho, querida

    ResponderEliminar
  6. Adorei o aspecto desse creme e fiquei com muita vontade de fazer.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Opa como te compreendo, tenho pavor a abelhas e vespas, de fugir mesmo, se isso fosse na minha casa e eu estivesse sozinha, já não entrava mais na cozinha :| (e também costumo chamar ajuda, uma vez telefonei ao F. em pânico, mas é claro que pelo telefone não dá para apanhar abelhas!)

    O creme de lentilhas, a espirrar ou não, tem ar de ser uma delícia! :)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Bem as queimaduras são super dolorosas. Eu estou sempre a queimar-me, sou super desastrada.

    O creme está com um aspecto fabuloso :)

    ResponderEliminar
  9. os acidentes na cozinha são complicados (tive que me rir das abelhas Joaninha, desculpa =P)! mas digo-te já que acho que esse acidente valeu a pena porque o creme tem mesmooooo bom aspecto :) eu gosto assim de cremes mais consistentes!
    beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Eu infelizmente não gosto de lentilhas, mas passei para deixar testemunho! :)

    Sou perita em acidentes domésticos...podes acreditar.
    Eu nasci assim: naturalmente desastrada...
    Quando algo se parte cá em casa e se sabe que fui eu já ninguém se preocupa e todos têm a mesma reacção "só podia ser....".
    Mesmo assim continuam a sair coisas deliciosas desta cozinha...e da tua também :)

    Um beijo,
    Aida

    ResponderEliminar
  11. Acontecem mesmo! E às vezes nem damos por eles, sorrateiros! Acontecem a todos.
    Eu quando ligo a varinha já sei que pode acontecer, vou sempre de avental e luvas, hehe.
    Que creme bom, adoro lentilhas.
    Super cremoso! Beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Pois é Joana, acidentes acontecem mas não é por causa disso que desistimos de fazer o que mais gostamos, cozinhar :)
    Bjokas e boa semana

    ResponderEliminar
  13. Não sei o que é pior se queimadelas, se cortes de faca...
    O creme de lentilhas parece delicioso, adorei as especiarias

    ResponderEliminar
  14. Olá Joana,

    nunca tive grandes acidentes de cozinha, sempre tive muita sorte, mesmo na primária nunca parti nenhum membro, nunca fui operada, nem nunca tive varicela:)
    Nem as abelhas querem nada comigo, atacavam sempre o meu irmão mais velho, pobre coitado a cada picada ia directo para as urgências.
    Gosto muito de lentilhas, a primeira vez que comi foi em Marrocos e adorei e já há muito que não se faz.
    Gostei muito do teu creme e mesmo com algumas direitinhas ficou delicioso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Joana,
    os acidentes na cozinha acontecem sempre, tenho medo
    de me cortar e queimar.
    O seu creme ficou com uma cor linda e um aspecto delicioso!

    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Joaninha,
    A minha quota de acidentes na cozinha excede largamente a tua. Sou mais trapalhona :)
    Sabes que há umas 2 semanas aqueci qualquer bolonesa com grão (mistura que não lembra a ninguém!) no microondas. Tirei para fora e passado um bocado explodiram grãos em toda a direcção. Foi roupa, bancadas, chão...Passado uns dias olhei para o tecto e descobri que também tinha sido atingido! Estás a ver a potência de uns míseros grãos? Esta situação foi a primeira vez.

    Eu não uso lentilhas assim com tanta frequência e por isso não sei!...mas achas que as lentinhas para cozer e as de conserva têm muita diferença a nível de textura e paladar?

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  17. De facto por vezes acontecem assim pequenas aventuras!
    Este creme deve ter ficado muito bom e cheio de sabores!
    BJs
    Paula

    ResponderEliminar
  18. A mim aconteceu algo parecido mas com café!

    Quanto à sopa, ficou com excelente aspecto! Adorei a cor :)

    ResponderEliminar
  19. Ola joana, ja sigo e seu blog a algum tempo mas só hoje resolvi colocar uma questão. Em algumas das sua receitas usas mistura de especiarias orientais, ja corri todos os supermecados e nao consigo encontrar, onde podereii comprar?
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu costumo comprar no Continente, na parte das especiarias. Há todo um expositor com misturas de especiarias da Margão. Há misturas mexicanas, italianas (esta eu tenho), marroquinas, orientais e indianas, salvo erro.

      No entanto, sei de pessoas que procuraram no Continente e não encontraram... Talvez dependa do Continente.

      Beijinhos e um bom resto de dia :)

      Eliminar
  20. Há tanto tempo que não como, tem mesmo muito bom aspecto!

    ResponderEliminar
  21. Maravilha!

    Há muito que queria experimentar sopa de lentilhas, elas têm muita proteína e eu preciso disso!!

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  22. Olá Joana, já me aconteceram vários acidentes do género, sou perita a espalhar comida pelas paredes e bancadas da cozinha :) Mas o teu creme de lentilhas com pedacinhos, ficou com óptimo aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Adoro as tuas descrições! Acho que, quando um prato tem uma história para nos contar, torna-se ainda mais saboroso! Tenho de experimentar esta receita!

    Beijinhos e resto de boa semana,
    http://madamexicaras.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. O meu último acidente aconteceu à cerca de 3 semanas atrás, num bacalhau que publiquei à pouco tempo no blogue. Estava eu a descascar umas batatas quando o descascador me foge e descasquei a ponta do dedo e unha!!! Conclusão: tarde passada no hospital e o bacalhau que era para o almoço ficou para o jantar... hehehe
    Essa sopinha parece maravilhosa. Definitivamente tenho de experimentar as lentilhas que nunca provei!

    ResponderEliminar
  25. eheheh acidentes culinários só não acontecem a quem não cozinha!
    Ri-me imenso com o episódio das abelhas eheh tenho um espécime cá em casa (ou seja, a minha irmã) que também era capaz de subir pelas paredes se visse logo três na cozinha :P
    Parece uma delícia este teu creme de lentilhas. Talvez esteja demasiado grossa, daí teres alimentado tudo em teu redor, mas não me parece nada mau os pedacinhos de lentilhas lá pelo meio... muito pelo contrário!
    Beijinhos e boa continuação de aventuras culinárias ;)

    ResponderEliminar
  26. São esses pequenos percalços que servem para aprendermos :)

    O creme tem bom aspeto e estava bom é o que interessa :)

    Beijos

    ResponderEliminar
  27. Nossa amiga, imagino o susto que você levou quando viu lentilhas para todos os lados!!! Mas ainda bem que teve um ótimo resultado. Aqui em casa faço sopa de lentilha com carne de porco defumada, fica muito gostoso também!!!

    ResponderEliminar
  28. A varinha não gostou mesmo das lentilhas :-)
    MAs o creme deve ser um must! Tenho lá um pacote de lentilhas em casa, ainda não usei...

    ResponderEliminar
  29. Querida todos nós temos desses acidentes, alias esta semana,também me aconteceram dois seguidos, eu é raro utilizar o microondas, mas como viemos de fds da casa do meus sogros trouxemos alguma comida já feita e coloquei no microondas para aquecer (convém salientar que o microondas está encastrado nos moveis da cozinha a uma altura que dá pela minha cabeça) e quando vou a tirar o recipiente com a comida, por um motivo que não sei bem qual, o recipiente escorrega-me da mão e cai parte em cima do meu braço e queima-me, arreliada com a dor viro num ápice a cabeça e TUMBA, bato com a testa no bico da porta do microondas LOOOOOL já não me bastava a dor no braço fiquei com um mini hematoma na testa e a doer, enfim depois do segundo incidente apesar das dores desatei-me a rir :P
    Em relação à tua sopinha de lentinhas para mim ficou perfeita, sou assim muito fã de lentilhas eheheh

    beijocas,
    Joana

    ResponderEliminar
  30. Mas como é que eu ainda não tinha desoberto este blog delicioso??? Como???

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />