8 de maio de 2013

Caril de legumes com bulgur para fugir da rotina :D

Vou alimentar a tua sede de querer,
Vou acicatar a tua fome de prazer!
Vou ao fim do mundo,
Vou tocar lá no teu fundo!

Vou fechar o punho e pôr o sangue a ferver,
Vou cerrar os dentes e morder o teu saber!
Vou ao fim do mundo,
Vou gritar lá no teu fundo!

Sou teu!

Ala dos Namorados


A rotina.

Quando eu e o Pedro decidimos viver juntos as minhas amigas encheram-me a cabeça de frases feitas sobre a rotina e sobre o desgaste das relações, de tal forma que depois de ambos termos dado esse passo tão importante fiquei com dúvidas. E se não resultasse? E se nos aborrecêssemos? E se não nos entendêssemos?

Nunca olhei para trás, e nunca me arrependi. Viver com o Pedro tem sido extraordinário, e apesar de alguns momentos menos bons - porque sim, eles existem - não tenho qualquer dúvida de que foi uma das melhores decisões que tomei na vida.


E a rotina? - perguntam-me ainda as minhas amigas.

A rotina é muito subvalorizada. É a rotina que nos faz adormecer abraçados todas as noites, depois do Pedro me ler a história do dia seguinte do nosso livro com 365 histórias.

(A propósito, sabiam que hoje foi o dia em que nasceu Harry S. Truman, o 31º presidente norte-americano e o homem que autorizou a utilização da bomba atómica e iniciou o plano Marshall para reconstrução da Europa? Ou que foi hoje que Júlio César adoptou Octaviano, o futuro imperador Augusto? Ou que foi hoje que morreu na guilhotina Antoine Lavoisier, ou que morreu o pintor Paul Gauguin?) 


É a rotina que me faz preparar o café com leite todas as manhãs, enquanto o Pedro vai à padaria comprar pão. É a rotina que nos faz ver religiosamente os episódios mais recentes de Game of Thrones à Segunda, de How I Met Your Mother à Terça e de Big Bang Theory à Sexta. É a rotina que nos faz cozinhar comida mexicana todas as Sextas e comer pizza todas as Terças alternadas.

A rotina não é tão má como a pintam, coitadinha.


E, apesar de tudo, há sempre espaço para sermos surpreendidos. Como ontem, quando o Pedro sugeriu fazermos um caril de legumes para o jantar.

O Pedro a propôr um prato vegetariano? Há aqui qualquer coisa que não bate certo! O melhor é aproveitar a oportunidade e fazer este pratinho delicioso antes que ele mude de ideias! :D

Realmente a rotina é boa, mas é ainda melhor quando fugimos dela :D


Caril de legumes com bulgur

Ingredientes (para quatro pessoas):

* Oito cabecinhas de brócolos; 
* 100g de cenoura ralada;
* Um molho de espargos frescos cortados em pedaços;
* 100g de cogumelos frescos laminados; 
* Meia cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* 100ml de molho de tomate;
* Uma colher de chá (bem cheia) de caril;
* Uma colher de chá de açafrão;
* Meia colher de chá de gengibre;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Uma colher de chá de molho picante timorense (podem substituir por piri-piri);
* Uma pitada de canela;
* Uma pitada de coentros;
* Sumo de meio limão;
* Uma pitada de sal;
* Bulgur cozido q.b.

Confecção: 

* Refogar o alho e a cebola no azeite e juntar a cenoura, os brócolos, os cogumelos e os espargos;

* Refogar bem e acrescentar o molho de tomate;

* Temperar com o caril, o açafrão, o gengibre, os cominhos, o picante (ou piri-piri), a canela, os coentros, o sal e o sumo de limão;

* Provar e rectificar os temperos, se necessário;

* Acrescentar água e deixar cozinhar;

* Juntar com o bulgur cozido e servir.


Cá em casa não usamos leite de coco no caril, porque o nosso caril preferido é precisamente aquele cuja base é o molho de tomate (como o caril de Punjab). Mas asseguro-vos que fica delicioso, e bem mais saudável :D 

Modéstia à parte este ficou sem sombra de dúvida o melhor caril que já fiz! :D Ficou tão bom que tive de me controlar para guardar o resto para o almoço de hoje, e não comer tudo ao jantar :D 

Até amanhã! :D 

38 comentários:

  1. Eu adoro a rotina :) sem ela de vez em quando não podíamos fugir à rotina e fazer coisas especiais :)
    Adorei esse caril, parece-me bem saboroso!
    beijinhos e um bom dia :)

    ResponderEliminar
  2. Olá, o caril de legumes ficou com ótimo aspeto :)

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana,

    Gostei bastante deste prato está delicioso e com uma cor tão gira.
    Pois eu gosto a rotina, gosto de saber que é naquele momento que irá acontecer algo que tanto gosto, mas isso só acontece quando estamos com as pessoas certas e só gostamos da rotina porque essa pessoa torna um hábito em algo maravilhoso, entendo-te muito bem...


    Beijinhos e um bom dia.
    http://Thatcakesweet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que giro o teu texto eu já vivo junta à 13 anos casámos à 4 e sinto isso que tu dizes na perfeição e sabes que é óptimo partilhar a cozinha com eles apesar de na minha casa ser eu que cozinho 99% das vezes gosto de o ter ao meu lado e se eu te disser que ontem comemos caril de frango, fantástico não é :)

    ResponderEliminar
  5. sem dúvida que a rotina nem sempre é má!
    mas confesso que uma refeição de caril de legumes e bulgur é a melhor opção para fugir da rotina hehe
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adoro bulgur e adoro caril e nunca os juntei.
    Adorei o teu esta uma maravilha...fiquei com agua na boca.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Que cor tao bonita que o teu caril tem, parece bem delicioso.

    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  8. Há rotinas que enchem a alma :)
    Que bela ideia teve o Pedro!

    ResponderEliminar
  9. Há rotinas muito boas. Ao principio também tive algum medo, mas já lá vão seis anos e agora vamos abrir um negócio juntos. Parece que deu resultado :)
    Nunca experimentei bulgur, mas já ouvi falar em muitos sites de culinária. Vende-se onde?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Joana, que refeição aromática e nutritiva! Gostei muito! :D
    Beijinhos, um bom dia para ti!

    ResponderEliminar
  11. Bom dia Joana,
    Não há nada mal em termos rotina mas é optimo quando fugimos um bocadinho!
    Adorei a receita, gosto muito do arroz assim...em breve vou fazer uma assim :)
    Bjinho

    Katia
    Participa no passatempo do 1º Aniversário do meu Blogue...
    http://entretachosebimby.blogspot.pt/2013/05/1-aniversario-blogue-e-pagina.html

    ResponderEliminar
  12. Eu adoro bulgur!!!! E com esse molhinho deve de estar.... Aiii que eu já comia!!!!! ;) Em minha casa na despensa tem sempre que haver é como o arroz! Tenho sempre um pacote de cada!!! ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Este caril ficou com óptimo aspecto!! Nem acredito que o Pedro sugeriu fazer um prato vegetariano :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Eu adoro fazer as mesmas coisas com o meu namorado, porque é com ele e é especial e nosso :)Infelizmente não posso morar com ele ainda, mas o teu texto é tão esclarecedor de como a rotina é o que há de melhor quando se gosta de alguém!

    E esse prato vegetariano com um aspecto delicioso é um belo escape à rotina diária! ;)

    Mas...viva à rotina! :D eh eh

    ResponderEliminar
  15. Concordo, há rotinas que são boas, que nos preenchem :) Sair da rotina também é muito saudável. Este caril é a prova disso, devia estar uma delícia :) beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Adoro caril, e este pratinho ficou perfeito, excelente sugestão! Quanto à rotina, nem todas as rotinas são más, por isso, eu não acho que viver junto seja um desgastar da relação, porque se soubermos equilibrar as coisas, tudo resulta na perfeição :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Olá Joana

    Tenho andado um pouco ausente nos comentários, mas passo diariamente para espreitar as aventuras culinárias :) Sugestão de hoje colorida e saudável.

    A receita de scones já a levo comigo.para um fim de semana de conforto com as pequenas

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  18. Eu também gosto da rotina e essa rotina sabe bem.
    Ficou com um aspecto delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Ha a rotina ela nos faz bem também, este seu prato me agrada muito embora não seja adepta 100% do vegetarismo gosto muito de refeições como esta bjs !!!

    ResponderEliminar
  20. Muita colorida esta receitinha. Ainda nã experimentei o bulgur mas, já comprei e um dia destes experimento.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana,

    Nunca comi bulgur, mas gostei do aspecto do teu caril, parece delicioso embora nós os façamos de forma tradicional (com o leite de coco).

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  22. Ficou um caril soberbo! E bem vinda a rotina, porque sem ela, não lhe podíamos fugir nem surpreender!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  23. A rotina sabe tão bem, mas depois os momentos fora dela também :)
    Sabe bem fazer as mesmas coisas como de costume, dá conforto.
    E este caril está perfeito! Com bulgur que adoro :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  24. Esta mesmo com muito bom aspecto!!! Adoro tudo com sabor a caril....
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Joana,
    a vida é feita de rotinas.
    O que importa é que vcs estão felizes juntos!
    Essa receita tem um aspecto delicioso, adoro brócolis!

    Beijos

    ResponderEliminar
  26. As rotinas têm o seu lado positivo. Acho que o importante é saber viver com elas e gostar delas. Eu já tenho as minhas com o R., mas não vejo a hora de podermos viver na mesma casa e criarmos as nossas rotinas :)

    Adoro caril, esse deve ser fantástico :)

    ResponderEliminar
  27. Não duvido que tenha mesmo ficado delicioso porque é isso que aparenta.
    Tenho de me aventurar no caril, se bem que o homem não é fã... mas eu ainda o convenço :P

    ResponderEliminar
  28. Mmmm Tenho de experimentar essa combinação!
    Não falha!

    Beijinhos rotineiros!!

    ResponderEliminar
  29. olá Joaninha! que saudades de aqui passar :)
    adoro bulgur :) assim com caril e legumes ficou bem ao meu gosto !
    beijinho bem doce :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Joana, a rotina,só é má se nos deixarmos aprisionar por ela e não tivermos a capacidade de fazer com ela o que fazemos com as regras: quebrá-la de vez em quando. De resto, a maior parte das rotinas dão-nos uma sensação de conforto e segurança e essa é, aliás, a razão pela qual as criamos.
    O teu caril, ainda mais respondendo a uma sugestão do Pedro, é uma óptima forma de quebrar a rotina de um carnívoro.
    E deve estar delicioso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Gosto dos pés assentes nas rotinas que nos estruturam os dias, e de ter a cabeça arejada para poder haver lugar às surpresas. Tudo é preciso na dose certa!
    Babette

    ResponderEliminar
  32. Hmmmmmmmmmmm isso tá com uma cara ÓTIMA! *-*

    ResponderEliminar
  33. Acho que as pessoas confundem rotina com comodismo, porque eu penso que certos rituais diários e comuns são muito bons.

    Já caril.. sorry, I'll pass! :P

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Como eu concordo que a rotina pode ser boa!!! Mas fugir dela de vez em quando ainda é melhor :)
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. I'm glad you've found your soul mate. I like routine, too, but shaking it up every once in a while is fun, too :)

    ResponderEliminar
  36. Que apetitoso!!! Gosto tanto de caril :)..
    Espectáculo!!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />