28 de abril de 2013

Muffins de limonada de frutos silvestres e uma ida às urgências.

I need you to soothe my head,
And turn my blue heart to red.

Doctor doctor, gimme the news!
I got a bad case of lovin' you!
No pill's gonna cure my ill,
I got a bad case of lovin' you!

Robert Palmer


No primeiro ano da faculdade eu comecei a sofrer de infecções urinárias recorrentes: chegava a ter duas por mês, e mal parava de tomar antibiótico para curar uma logo tinha outra à perna.

Desenvolvi resistência a dois antibióticos diferentes e passei longas noites nas urgências, até que finalmente descobri uma bomba um antibiótico que resultava e estabilizei - e desde então tenho no máximo uma infecção urinária por ano.


Eu sei que há pessoas que têm infecções urinárias simples e continuam a sua vida como se nada fosse, mas as minhas infecções urinárias são quase catastróficas: fico desesperada de dores, não estou bem em posição nenhuma e só me apetece desaparecer da face da terra. Uma infecção urinária é para mim um pesadelo, bem como um dia perdido entre a casa-de-banho e a cama até o antibiótico começar a fazer efeito.

 

Desta vez foi diferente. Comecei a tomar antibiótico mal senti os primeiros sintomas, mas a verdade é que três dias depois estava rigorosamente na mesma.  Vai daí, fui às urgências.

Veredicto: um novo antibiótico, o quarto desde que esta saga infernal começou.


Mal cheguei a casa tomei o antibiótico, e o facto é que duas horas depois já me sentia melhor. Estava cansada de estar deitada na cama e a precisar desesperadamente de me distrair, e por isso decidi fazer muffins com o resto da limonada de frutos silvestres

Ei-los - uns muffins suaves e saborosos, com a conjugação deliciosa do limão e dos frutos silvestres. Uns muffins que tornaram o meu dia um bocadinho melhor. 


Muffins de limonada de frutos silvestres

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal; 
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;
* Um ovo;
* 80g de açúcar;
* Duas colheres de chá de raspa de limão (raspa de dois limões);
* 210ml de limonada de frutos silvestres;
* 60ml de iogurte líquido de frutos silvestres;
* Seis colheres de sopa de óleo vegetal.

Confecção: 

* Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa de limão, a limonada, o iogurte líquido e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados (nunca mais de quinze 'misturadas');

* Colocar em forminhas para muffins enchendo a forma apenas até 2/3 ou 3/4 e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.




Até amanhã! :D