17 de abril de 2013

Courgette redonda recheada com esparregado de grelos e queijo cheddar :D

Can't you see?
Life is easy!
If you consider things
From another point of view.

In another way,
From another point of view.

DB Boulevard


Eu tenho um grave problema de concentração nas compras. 

Eu bem tento fazer listas organizadas por corredores e até tenho uma aplicação própria no telemóvel, mas quando coloco as duas mãos no carrinho das compras algo de muito estranho acontece: é como se de repente fosse transportada para um mundo completamente novo cheio de produtos interessantes


Não quer isto dizer que seja gastadora, mas adoro passear, ver os produtos, procurar promoções, comparar preços e descobrir artigos novos. E é por isso que levo sempre o Pedro às compras comigo: juntos demoramos uma hora a fazer algo que eu sozinha faria em duas ou mais


Desta vez precisava de ir às compras, e como o Pedro estava de banco fui sozinha. 

(Foi a primeira vez que fui a conduzir sozinha até ao Continente depois do evento 'Joana tem o seu primeiro acidente de carro, quando esmurra a porta do carro contra um pilar gigante do parque de estacionamento '.)

Como de costume andei a passear pelo supermercado. Trouxe uma sidra de maçã para experimentar (e foi aprovada!), trouxe morangos para fazer batidos e fui espreitar as beringelas. Ao lado das beringelas estavam umas courgettes pequenas redondas absolutamente amorosas, e pensei logo em fazer courgette recheada para um almoço mais leve. 


E esta é a história deste prato, que surgiu da minha incapacidade de me focar nos meus objectivos quando estou nas compras. Afinal, quem disse que os nossos defeitos não podiam ser usados a nosso favor? :D


Courgette redonda recheada com esparregado de grelos e queijo cheddar

Ingredientes (para duas pessoas):

* Duas courgettes redondas;
* 200g de grelos congelados;
* Quatro dentes de alho picados;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite;
* Queijo cheddar q.b. para polvilhar;
* Azeitonas (opcional);
* 50ml de leite

Confecção: 

* Cortar a parte de cima da courgette e escavar a polpa com cuidado;

* Saltear o alho juntamente com as azeitonas, a polpa da courgette e os grelos

* Temperar com sal;

* Triturar com a varinha mágica e juntar o leite para uma melhor consistência (também podem usar iogurte natural, mas eu não tinha)

* Rechear a courgette com o esparregado e polvilhar com o queijo cheddar; 

* Tapar com a parte de cima e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de trinta minutos.

 

Este é um prato simples mas que pode ser recheado das mais diversas maneiras, consoante o vosso gosto :) Cá em casa serviu de prato principal acompanhado de penne alle olive, mas podem perfeitamente utilizá-lo como um acompanhamento :) 

Até amanhã :D 

47 comentários:

  1. Também sofro do mesmo defeito nas compras e opto pela companhia para nao me dispersar (ainda mais). Mas a ideia de aproveitar promoções para adquirir produtos e ingredientes que à partida não traria é o ponto de partida para pratos originais e diferentes cá em casa, por isso porquê combatê-lo? ;)

    ResponderEliminar
  2. :D Comigo acontece o mesmo mas ao contrário ... se levo o Nuno ás compras o tempo triplica!!!( não percebo o que tanto ele vê se nem cozinha! ) Normalmente vou sozinha e com tempo contado :P
    Ainda não vi à venda estas courgettes, mas são mesmo fofuchas!!! Adorei a tua receita!

    ResponderEliminar
  3. Beijinhos gandes !
    (squeci-me no anterior :P)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana :) Essas courgetes são lindas e eu já estive várias vezes para as comprar, mas sempre tive dúvidas sobre a sua utilização. Devem ter ficado muito boas. Acho que, da proxima vez, as trago comigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que giro... o meu jantar de hoje vai ser exatamente courgete recheada. Também as encontrei à venda no Lidl e não resisti pois eram mesmo redondinhas lol

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olha... já estou a babar-me e ainda é de manhã :P
    Adorei tudo nesta receita.
    E sim, compreendo-te tão bem quando te referes ao perderes-te no super... eu também sou assim :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ainda este fds vi elas no Continente mas trouxe das outras. Mas na próxima vou experimentar a redonda :)

    ResponderEliminar
  8. Eu até posso só ir ao supermercado buscar pão...mas venho sempre com mais alguma coisa! E para piorar, o supermercado é a dois minutos a pé! Qualquer desculpa serve para lá ir :)
    Adorei essas courgettes :)
    beijinhos e um bom dia

    ResponderEliminar
  9. super original :) e fica lindo! gostei muito, ideal quando recebemos alguém, mete um vistaço!
    eu também me perco no hipermercado, estou horas a ver os produtos, os rótulos, fico maravilhada!
    beijinho e bom dia :)

    ResponderEliminar
  10. Já as vi à venda e achei fantásticas!
    Fazem realmente uma refeição linda.

    ResponderEliminar
  11. Joana,
    eu sempre reservo uma parte da lista de compras (sobretudo a carne e os legumes) para decidir em função do que eu encontro no mercado. Assim eu fico tranquilo para cair na tentação de comprar abobrinhas redondas e lindas!
    Por aqui, elas começaram a aparecer. Em breve, comprarei também! O recheio de queijo com folhas me agrada muito.
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Que chique!! Nnca vi destas courgettes redondas a venda acho eu!! E praticamente so uso em sopa e em ratatuille ehehe :) Boa sugestao!!

    PS: ja tenho batatas grandes para rechear com chili ehehehe

    ResponderEliminar
  13. É melhor nunca irmos às compras juntas Joana :P para o nosso próprio bem

    ResponderEliminar
  14. São mesmo giras e devem ter ficado fantástico

    ResponderEliminar
  15. Estas "meninas" ficaram um delicia, bem redondinha e com um recheio maravilhoso, ainda bem que não resiste em compra-las que refeição mais apetitosa :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  16. Padeço do mesmo mal..Tens de encontrar a cura para esta doença Joana.Nos teus livros gigantes não ensinam???? :)
    Há uns dias atrás fiz também umas destas fofas courgettes recheadas mas com peixinho,depois mostro....
    Acho que ficam um mimo no prato e a apresentação é muito engraçada!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Estas courgettes ficaram com um aspecto delicioso, gostei muito desta sugestão! As courgettes redondas são tão amorosas :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. Joana, o que me ri com esta tua publicação...Porque poderia muito bem ser eu a escrever! ;)

    Quanto ao conduzir, eu nem pego no carro...quando o meu namorado me deu o carro DO PAI para as minhas mãos, amassei a parte da frente contra uma árvore! :S

    E as compras sou igual...olho, torno a olhar, volto 10 vezes ao mesmo sítio...O meu namorado fica no carro, e espera sempre mais de 1 hora! ;) eh eh

    Mas teve um bom resultado a tua ida às compras, gostei muito da sugestão, estas courgettes são perfeitas para rechear! :)*

    ResponderEliminar
  19. Uau....que receita maravilhosa!
    Ficou linda e tentadora, bela receita, cheque d+!

    Hoje postei a receita p/ o teu desafio, espero que goste.

    http://www.andreaquitutes.com/2013/04/penne-tricolor-ao-molho-de-berinjela.html

    ResponderEliminar
  20. Isto tem um aspecto delicioso, mas confesso que courgette não é dos meus alimentos favoritos.

    ResponderEliminar
  21. ai, eu também sou assim nas compras :D
    adorei a receita mas nunca vi essas courgettes à venda, coisa lamentável porque fiquei com água na boca :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Sou fã destes pratos! Agora bateres com o carro é que não. Eu faço normalmente as compras pela net no continenteonline e é uma maravilhaaaaa! Sim chama-me preguiçosa eu aguento... bejufas

    ResponderEliminar
  23. Sofro do mesmo mal! Fartei-me de rir com a tua história, porque ainda ontem entrei no Corte Inglés para comprar especificamente três coisas - vermicelli de arroz fino, molho de peixe tailandês e coco ralado - e consegui sair de lá apenas com estes três artigos. Mas os meus olhos não paravam de ver coisas boas, diferentes, endívias roxas, e bolbos de funcho, e massas soba, e cogumelos chineses secos, e, e, e... O que vale é que o marido estava à espera nas bilheteiras do cinema. Foi o que nos safou!

    ResponderEliminar
  24. Olá Joana,
    Eu sou como tu, perco-me nas compras e tb demoro muito tempo. Adorei esat sugestão :)
    Kiss

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  25. Ainda não vi estas courgettes à venda... :( ando cheia de vontade de as comprar, as tuas ficaram lindas, Joana!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Nunca tinha visto tal, parece de brincar. Eu cá adoro ir às compras sozinha e à hora do almoço. Anda-se nas calmas, com pouca gente, tiro frascos, leio rótulos, enfim, que me estiver a observar deve pensar que não bato bem :) Beijo

    ResponderEliminar
  27. Adorei este prato delicioso!
    Tão bom!

    Beijinhos

    http://fabricocaseiro.blogspot.pt/2013/04/bife-de-atum-grelhado-com-bras-de.html

    PS: partilho contigo o mesmo dilema do supermercado:)

    ResponderEliminar
  28. Um dia destes encontrei no Lidl mas não trouxe.
    A tua ficou uma delicia,
    bjs

    ResponderEliminar
  29. Oh Joana, ficou tão bonita esta courgette! :) Deve ser óptima!
    Ir ao supermercado é sempre uma tarefa "ligeiramente demorada" eheheh

    Beijinhos,
    Mafalda

    ResponderEliminar
  30. Olá! Adoro courgettes rechadas... mas meu deus quando foi a ýltima vez que fiz... epah eu sou memso de modas... :( e não gosto nada. Durante uma época faço uma receita montes de vezes e depois passasse décadas que nem vê-la... Tu fazes alguma lista do que vais cozinhar para a semana? Tenho tanta preguiça de o fazer... O que é que aconteceu ao blog ve-la-se-afinas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes eu também sou um bocadinho de modas, mas sinceramente no meu caso acho que é mesmo por esquecimento! Descubro algo novo que adoro, mas depois esqueço-me por completo disso ;)

      Eu faço uma lista do que vou cozinhar, sim, e isso ajuda-me bastante nas compras. É claro que de vez em quando há uns detalhes que mudam (por exemplo ia fazer beringela recheada, mas como trouxe estas courgettes fiz courgette recheada e não comprei beringela!) ;)

      A Andreia fechou esse blog, mas podes vê-la aqui:

      http://mostrenga-e-a-dieta.blogspot.pt/

      Beijinhos e boa noite! :D

      Eliminar
    2. Pois... eu também é por esquecimento... também faço uma lista de compras. Mas não tenho uma ementa preparada para a semana... até porque sou muito de escolher o que é o jantar mesmo quando chego a casa... porque é aquilo que me apetece.

      bjs

      Eliminar
  31. Joana,

    Também adoro andar ás compras a ver o que de novo veio a lume ! :)
    É sempre uma sensação óptima e, tal como tu, perco imenso tempo se vou só !
    Mas adoro ir só e não estarem sempre a apressarem-me, ou não vejo nunca o que quero ver ! :)

    Já vi essas courgetes, ainda não me deu para as comprar mas adorei esta tua sugestão, que é certamente deliciosa ! :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  32. fico sem saber se levo na memória a receita ou a história, é uma dúvida pois ambas fazem sorrir.

    Beijinhos,

    http://thatcakesweet.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  33. Adorei esta sugestão! Parabéns tem excelente aspecto!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  34. Uma receita sem duvida para experimentar, além de bonita, tem um ar de ser delicioso por acaso nunca vi essas corgettes mas assim que as ver vou comprar:)

    ResponderEliminar
  35. Super amorosas estas curgetes Joana! :)
    E ficam tão bem recheadas, fizeste uma boa compra!
    Também eu fico toda contente ao ir ver ingredientes novos, vegetais com bom aspecto, ervas, especiarias, encanto-me.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  36. Que proposta deliciosa, Joana! Deve ter ficado muito boa, para além de linda, claro!
    Bjs

    ResponderEliminar
  37. Não conhecia essas courggetes com esse formato :x
    Mas o aspeto do prato que preparaste ficou divinal!!
    A minha mãe que é vegetariana devia adorar :)

    ResponderEliminar
  38. Que engraçada essa courgette, parece uma cabaça! :) Sou muito adepta de coisas recheadas: beringelas, pimentos... Courgette nunca experimentei!
    Compras para comida levo algum tempo, mas, de resto, detesto perder tempo em compras... Ir só "ver lojas" então.. é um conceito estrangeiro para mim! :D Não me convidem! eheh

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  39. Sou igual....toda a gente diz "baah tenho de ir ao supermercado" e eu digo "yeee, tenho de ir ao supermacado!" :P mas prefiro ir sozinha para andar lá a passear e porque se levo o Fillipe, quando dou por isso tenho o carrinho cheio de batatas fritas...

    lindas courgetes, acho que também não vou resistir quando as vir ;)

    beijinhoos*
    Patrícia

    ResponderEliminar
  40. De facto essa courgette é mesmo amorosa. Está bem bonita!

    Beijinhos***

    ResponderEliminar
  41. Joana tenho que me rir ao ler o teu texto...sabes eu até posso levar uma lista... por vezes até levo...mas... pois é lá vem outras coisas, lá me perco a olhar para as prateleiras... e não gosto de ir sózinha porque demoro uma eternidade! ahahah!
    Que maravilha são estes courgettes, recheados de mais legumes, fabulosos!
    Bjs

    ResponderEliminar
  42. Somos todas tão parecidas, mas tão parecidas que se um dia nos juntássemos todas para ir as compras... O ideal seria mandar alguem a nossa procura ao um de 48 horas, LOL. Palavras do meu marido! Adorei a sugestão. Adoro estas courgetes!

    ResponderEliminar
  43. Sou igual! Mas como trabalhamos por turnos o Tó nunca vai comigo... conclusão chego a casa cheia de coisas e por vezes nem trago o que fui comprar!!! hehehe
    Ficou um prato fabuloso!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  44. Que delícia!!! Ficou lindo o seu prato, acho muito legal servir o alimento assim nos legumes, fica super charmoso!!! Beijos

    ResponderEliminar
  45. Excelente Joana! Esta receita é simples, original e saudável! Não resisti e está comentada no http://cozinharcommenosgas.blogspot.pt/!
    Vou voltar aqui mais vezes! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />