5 de março de 2013

Um bolo de morangos e chantilly para a minha avó :D

When I find myself in times of trouble,
Mother Mary comes to me.
Speaking words of wisdom, 
Let it be.

And in my hour of darkness
She is standing right in front of me.
Speaking words of wisdom, 
Let it be.

The Beatles


Nas semanas que antecedem o Natal a minha avó gosta de se sentar no quintal de casa dela com um saco de nozes inteiras e parti-las todas com um martelo. Passa tardes inteiras assim, e é graças a isso que cá em casa temos quilos de nozes partidas para comer durante todo o ano.

Para a minha avó o conceito de comprar nozes em metades no supermercado é ultrajante, por isso sempre que necessitamos de nozes lá vai ela feliz da vida sentar-se no banco do quintal com o saco de nozes numa mão e o martelo na outra.

Já não se fazem mulheres como a minha avó


Mulheres rijas mas simultaneamente sensíveis e emocionais, que ultrapassaram a fome, a pobreza, a morte de filhos e do marido e que continuam a ser a nossa base de apoio quando é necessário. 

Mulheres fortes e duras que sempre suportaram tudo sem um queixume, fazendo todos os sacrifícios necessários para dar o melhor à família. Mulheres trabalhadoras e lutadoras, que nunca descansam e nunca desistem. Mulheres lindas por fora e por dentro, que são um exemplo de luz e de energia para todos.


Este foi o bolo de aniversário da minha avó, que fez 71 anos na Quarta-feira passada. Um bolo pouco doce, tal como ela gosta. Um bolo simples, tal como ela queria. Um bolo onde não podiam faltar as nozes partidas a martelo, tal como ela nos ensinou. 

Um bolo bonito, tal como ela é. Um bolo para a minha Bó. 


Bolo de morangos e chantilly (receita adaptada do blog 'Cucchiaio pieno') 

Ingredientes:

* 170g de farinha de trigo;
* Seis ovos;
* 170g de açúcar;
* 60g de manteiga derretida
* 400ml de natas bem frias;
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* 600g de morangos; 
* 50g de nozes picadas. 

Confecção:

* Numa tigela bater os ovos com o açúcar durante cerca de dez minutos;

* Juntar a farinha e envolver com uma colher de metal, com movimentos suaves de baixo para cima;

* Juntar a manteiga e envolver;

* Untar duas formas redondas com 20cm de diâmetro e colocar a massa

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 25 minutos;

* Retirar e desenformar;

* Cortar os morangos em cubinhos (reservar 100g de morangos para a decoração);

* Bater as natas com a batedeira até formarem chantilly e juntar o açúcar aos pouquinhos;

* Cobrir a metade inferior do bolo com metade do chantilly e os morangos em cubinhos; 

* Cobrir com a metade superior e cobrir com o chantilly

* Decorar com os morangos restantes partidos ao meio e com as nozes picadas.

 
 

Esta foi sem sombra de dúvida a melhor receita de pão-de-ló que já provei. O bolo ficou leve e delicioso, e foi um sucesso tão grande que nem sequer consegui tirar fotos do interior! :D 

Até amanhã! :D

38 comentários:

  1. Parabéns atrasados à avó!! O bolo ficou lindo, tenho a certeza que ela adorou!! E não podiam faltar as nozes, claro!
    Em minha casa era assim, mas a idade da minha avó e os graves problemas de visão já não lhe permitem fazer esse trabalho. Agora faço eu :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspecto absolutamente divinal. pena eu não gostar de chantilly. Acontece-me sempre o mesmo, os olhos comem, eu não resisto, provo e nunca gosto!!!! eheheeh!!! Eu bem que tento!!!!

    Muitos parabéns à tua avó! A minha também é um espectáculo!!!! Sou unha e carne com ela!!!

    Beijinhos, Sweet

    ResponderEliminar
  3. Adoro moranguinhos!!!! Adoro mesmo ! E se for assim num bolo e com chantilly ... :)) hummmm que delicia :)
    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Joanita!

    Obrigada pela mensagem :)Estou muito feliz!

    Este teu bolo tem um aspecto delicioso... espero é que tu não sejas a responsável pelo aumento do meu peso nos próximos meses..hihih!

    Joanita, quando tomamos um cafézito/suminho?

    Beijinho


    ResponderEliminar
  5. Oh Joana, que bolo tão carregadinho de Amor!! E mais um texto lindo a acompanhar a receita... Que bela homenagem para uma grande mulher!
    Um grande beijo para ti. :)

    ResponderEliminar
  6. O bolo ficou mesmo bonito :) eu gosto de bolos assim também, simples, bonitos :)! está ternurento...tal como o teu texto! e tens razão, já não se fazem mulheres assim!
    parabéns a ela :) bem merece! beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Que apetitoso está esse bolo, uma tentação!

    ResponderEliminar
  8. Que aspecto saboroso,
    até parece que lhe sinto o sabor..
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  9. :) Parabéns à tua avó!

    O bolo ficou lindo, ela adorou de certeza!*

    ResponderEliminar
  10. Um bolo tão simples de fazer e que parece uma delícia!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana

    bem verdade mulheres fortes :) Enquanto lia a descrição que fazias da tua avó estava a ver a minha mãe, uma mulher fantástica - o meu pilar :)

    O bolo está muito lindo,parabéns

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  12. Joana, ficou tão lindo o teu bolo. Deve ser uma delícia!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Acho que ainda se fazem mulheres forte e sensíveis como a tua avó. Mas nos tempos que correm, essas qualidades expressam-se de outras formas! :-) Belo bolo!

    ResponderEliminar
  14. esse bolo deve ser absolutamente divinal,
    quem me der ter uma "partidora" de nozes profissional :)

    ResponderEliminar
  15. Isso acontece com a minha avó, mas com amendoas.
    nos tempos livres parte amendoas com um martelinho :)
    o bolo favorito da minha avó é de ananás. :D

    Parabens à tua Bó!
    :D

    O bolo está com muito bom aspecto!!!

    Beijinhos grandes ***

    ResponderEliminar
  16. Querida Joana,
    adoro essa combinação, morangos e chantilly, hummmmm!
    Ficou lindooooo!
    Parabéns e muitos anos de vida p/ tua avó!
    bjs

    ResponderEliminar
  17. Deve ter ficado delicioso e está lindíssimo, perfeito para comemorar!
    Beijinhos!!

    ResponderEliminar
  18. Conheço bem esse tipo de pessoa. Tenho uma avó dessas na minha vida e adoro...O que aprendi, aprendo com ela é inestimável...
    Esse bolinho simples como ela queria não deixa de ser lindo e nota se que o Amor com que o fizes te está bem presente!
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  19. É tão bom quando ainda se pode contar com as avós! :)

    Quanto ao bolo ficou bem bonito e aposto que de uma textura e sabor perfeitos! :) O próximo queremos ver o interior :D

    ResponderEliminar
  20. Parabéns á tua avo .deve ser uma pessoa muito especial.
    Gostei do bolo, e´lindo e bem ao meu gosto.
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente já não tenho avós, mas tive a felicidade de ter 3 (duas biológicas e uma "emprestada") e eram todas assim, como tu dizes! E se é verdade que tiveram vidas difíceis...

    Muitos parabéns à bó e que a tenhas durante muiiiitos anos! :)

    Beijinhos

    PS: Thanks pelas sugestões, vai ser difícil seleccionar! :)

    ResponderEliminar
  22. É tão bom ter assim avózinhas amiga, que a tenhas durante muitos anos, e ternurenta como deve ser ;)...bjokitas

    ResponderEliminar
  23. É bom termos a presença de alguém assim forte nas nossas vidas!
    O bolo ficou com um aspecto maravilhoso!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Como sigo o teu blog há já algum tempo, apesar de nunca ter comentado, e como adoro as tuas receitas (já experimentei muitas delas), resolvi deixar um beijinho como forma de agradecimento por partilhares coisinhas tão boas. :)
    Esse bolo tem um aspecto delicioso! É uma boa aposta para o verão, pois fresquinho deve ser uma maravilha. :)

    ResponderEliminar
  25. Ao ler a tua descrição da tua avó lembrei-me da minha e fiquei com uma saudaaaaade (infelizmente já a perdi a 20 anos e era a melhor pessoa que já conheci)
    Muitos parabéns á tua avó e aproveita todos os minutos com ela :-)
    Esse bolinhos só pode ter estado mesmo muito bom

    Obrigada pela tua visita
    Beijokas
    Sabores leves

    ResponderEliminar
  26. Tenho seguido o teu blog e é simplesmente maravilhoso.
    Adoro as tuas receitas, são fantásticas e saudáveis!
    Parabéns pelo blog.
    :)

    silhuetadechocolate.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. que bolo bonito :) cá em casa também tenho sempre uma caixinha cheia de nozes partidas ao martelo, mas pelo senhor meu pai :) é tão bom...

    ResponderEliminar
  28. Para uma pessoa muito especial, um bolo especial, muitos parabéns às duas! :)

    ResponderEliminar
  29. Que lindo bolinho para celebrar um linda idade!! Muitos parabéns à tua avó e a ti por seres uma netinha tão carinhosa! ;)
    Já agora aquela história do toxicodependente... Bem!!!! Fiquei com a barriga meio ás voltas mesmo, mas concordo contigo, acho que faz muito bem ás pessoas perceberem o efeito das drogas, para que estas aprendam de uma vez por todas a não se meterem nelas! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  30. Que bolo mais lindo^^ Parabéns à avó!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  31. parabens!!

    por vezes não é necessario muito para fazer algo bom e semples...

    boa semana

    smsn.artes

    ResponderEliminar
  32. Que palavras tão bonitas! Também nutro assim um carinho imenso pelos meus avós! Ensinam-me tanto! ;)

    ResponderEliminar
  33. Nao ha como as avos... Eu amo a minha...
    Quanto ao bolo... Morangos com chantilli ha lá coisa melhor??? Bem... So o chocolate! Ficou lindo!

    ResponderEliminar
  34. Adoro o blog e adorei esta receita :)

    Que aspecto!!

    http://farinhadecor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />