25 de março de 2013

Muffins de lima e limão com sementes de papoila, ou uma explosão de limão :D

There was a boy,
A very strange enchanted boy...
They say he wandered very far, very far, 
Over land and sea...
A little shy and sad of eye, 
But very wise was he!

And then one day, 
A magic day he passed my way,
And while we spoke of many things,
Fools and kings!
This he said to me...

The greatest thing you'll ever learn
Is just to love...
And be loved in return.

Nat King Cole


Quem segue o meu blog há algum tempo sabe o quão apaixonada eu sou por muffins. 

Fazer muffins é sem sombra de dúvida o que me dá mais prazer cozinhar: quando eu estou feliz ou entusiasmada, quando estou triste ou aborrecida, quando tenho fruta demasiado madura ou quando recebo convidados cá em casa lá vou eu para a cozinha fazer mais uma fornada destes bolinhos deliciosos. 


Parece que foi ontem, mas foi quase há um ano que fiz a minha primeira receita de muffins, uns muffins de framboesa com sementes de linhaça. E penso sinceramente que os muffins são o melhor exemplo da minha evolução enquanto cozinheira - desde que fiz aqueles muffins de framboesa toscos mas deliciosos que fiquei viciada em aprender mais.

Muitas horas de pesquisas, muitos sites lidos e quatro livros depois, os meus muffins são a minha imagem de marca: já os partilhei com os meus amigos, com a minha família e até com os meus tutores. Já fiz dezenas de receitas, e no entanto fico louca de alegria quando penso na quantidade enorme de ingredientes que ainda me falta explorar.


Esta foi uma combinação absolutamente estrondosa. Depois de comprar uns iorgurtes magros de lima e limão que me pareceram muito interessantes ocorreu-me imediatamente enriquecer uns muffins de limão com eles. A combinação do limão com as sementes de papoila já tinha sido utilizada cá em casa quando fiz o bolo de muffins para os meus anos, mas desta vez alterei a receita na tentativa de obter um sabor ainda mais intenso a limão. 


Consegui. Estes muffins ficaram uma autêntica explosão de limão, e uns dos melhores muffins que já fiz. 

É incrível como, por muitos muffins que faça, nunca deixo de ficar fascinada com a simplicidade perfeita de um muffin delicioso :D    

 

Muffins de lima e limão com sementes de papoila

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal; 
* Duas colheres de sopa de sementes de papoila;
* Um ovo;
* 110g de açúcar;
* Duas colheres de chá de raspa de limão (raspa de dois limões);
* 150ml de sumo de limão (sumo de dois limões);
* 60ml de água;
* 60ml de iogurte de lima e limão (usei um dos novos iogurtes líquidos da Activia);
* 90ml de óleo vegetal. 

Confecção: 

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e as sementes de papoila;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a raspa e o sumo de limão, a água, o iogurte líquido e o óleo vegetal, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados (nunca mais de quinze 'misturadas');

* Colocar em forminhas para muffins enchendo a forma apenas até 2/3 ou 3/4 e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.




Tenham uma óptima semana :D  

49 comentários:

  1. Adoro muffins e cupcakes tambéms :P e este lima limão com as sementes ficaram com um aspecto super apetitoso, e o interior ficou maravilhoso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Lindos e com toda a certeza muito saborosos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que lindos, bem a meu gosto pois adoro limão!

    ResponderEliminar
  4. Adoro tudo o que seja de limão e leve limão na preparação!

    Mais uns muffins lindos!

    Além de Dra. de profissão, vais ser douturanda em Muffins! ;) eh eh

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro citrinos em bolos e sobremesas por isso tenho a certeza que ia adorar estes muffins! Aliás vou levar a receita :)

    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,

    lindos e saborosos, já tirei 1

    beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Que boa "cara"!! :) Devem ser óptimos, citrinos e sementes de papoila é a perfeição!! :)

    ResponderEliminar
  8. gosto muito das tuas receitas de muffins, e estes não são excepção!
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Ficaram lindos e parecem-me que bem fofos. :)))
    Joana manda um pra mim. hehe Bjs. Boa semana!!

    ResponderEliminar
  10. Com 2 crianças cá em casa o que mais faço são queques, muffins e afins. Adorei esta tua sugestao!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. estão tão lindos :) adoro bolos com sementes de papoila, ficam tão apetitosos :)! eu espero um dia provar um dos teus muffins :)
    beijinho e boa semana*

    ResponderEliminar
  12. E que lindos que ficaram os teus muffins Joana, tb gosto muito!!

    Pelos ingredientes so podem mesmo ser uma delicia!!!

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
  13. Ficaram lindas, sendo a minha mãe fã de limão, acho que ela iria adorar estes muffins

    ResponderEliminar
  14. É verdade sim, eu confirmo :) És uma viciada por cupcakes :D
    E esses têm ótimo aspeto^^
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. também adoro fazer muffins :) deixa-me feliz, não sei porquê :)
    e uns tão saborosos de limão e sementes de papoila, a combinação perfeita :) beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Esse pquenos bolinhos parecem mesmo ter um efeito tentador, porque aqui em casa são devorados mais depressa do que se for um bolo para cortar ás fatias!!!
    A combinação de limão e sementes de papoila é já muito vista mas é a que mais gosto em bolos e bolinhos e não me canso de as usar até mesmo nas saladas...
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  17. Joana, tu e os muffins, é um caso de paixão :)
    Também adoro fazer e comer muffins! Doces e salgados.
    E adoro o aroma e o sabor do limão. Nota-se que ficaram bem fofos, numa explosão de sabor :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito do sabor a limão, essem muffins devem ser bem bons! E os teus primeiros não estavam nada toscos! Um dia tens de fazer uma Muffin party! ;)

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  19. Joana,
    esses bolinhos são mesmo apaixonantes, e feito com esses
    ingredientes fica mais lindos e tentadores!

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  20. Joana, fiz agora esta receita, já estão no forno cheira bem, vamos lá ver se ficam tão bonitos como os teus :) Beijinhos!

    ResponderEliminar
  21. Nota-se bem o quanto gostas de muffins :) Esses, como de costume, estão lindos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Joana,

    os muffins têm um aspecto simplesmente delicioso! Parabéns!

    Raquel

    ResponderEliminar
  23. Joaninha, toda a gente tem uma "panca". A tua são os muffins :)...e as forminhas giras!

    Só passei aqui num rápido-rápido.

    As "férias da Pascoa" começam na 6ª às 7h40 com regresso no domingo ao final da tarde. Vai ser só chuva!! e o homem não para de reclamar.
    A ver vamos como corre...

    Assim que der respondo ao mail.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Quando vi o titulo de muffins pensei logo "mas esta miuda adora muffins e não se cansa de os fazer" e realmente é como começas o teu post
    Pois eu muito raramente faço ;-\ tenho de começar a por mãos na massa e fazer tb que eles são deliciosos

    Bjokas
    http://saboresleveslena.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  25. Que lindos que ficaram!!!! Eu não faço nem ideia onde comprar essas sementes, já vi muitas receitas que levam sementes de papoula, e estou bem curiosa para sentir o sabor, você comprou em algum supermercado?

    ResponderEliminar
  26. Olá Joaninha !
    Adoros bolinhos com limão !
    Ficaram perfeitos estes teus muffins !
    Muitos beijinhos e boa semana !

    ResponderEliminar
  27. What marvelous muffins! You certainly have mastered them! I love the citrus and poppyseed combination...yummy!

    ResponderEliminar
  28. Como adoro bolos de citrinos, acho que estes muffins seriam aqueles que iria gostar mais :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  29. Tenho aqui umas limas da ultima noite de caipirinhas, mas n tenho iogurtes de lima, será q se substituir o iogurte por leite e umas gotas de lima faz muita diferença? mais logo vou tentar, espero n estar a fazer uma grande asneira :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes substituir por um iogurte natural, se preferires... Se não tiveres, leite está óptimo ;) Não juntes mais sumo de lima, pode ficar muito ácido e depois os muffins podem crescer pouco ;) (e os muffins assim já ficam com um sabor bastante intenso a lima!) :)

      Eliminar
    2. Mnhamiiiii, obrigado pelas dicas e Parabéns noiva ;)

      Eliminar
  30. Já, acabadinho de comer ;) Não pus óleo e como os limões eram pequenos espremmeia lima e raspa de meia lima, muito bom ;D Obrigado pelas tuas receitas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste :D Substituíste o óleo por leite? Tenho pensado em experimentar, antigamente nunca juntava óleo nas receitas de muffins e ficavam bons na mesma. A questão é que sem óleo não costumavam aguentar-se muito tempo, ficavam logo duros no dia seguinte, e como cá em casa somos só dois faço seis muffins que normalmente duram 3/4 dias (a não ser quando são mesmo mesmo bons, aí levam logo uma palmada e nem chegam ao dia seguinte!) :D

      Eliminar
  31. Coloquei um pouco mais de leite apenas e ficaram bons. Bem esta receita deu-me para 14 Muffins ;) tive que levar PA família que aqui tb somos só 2 (sem contar com os patudos). ;)

    ResponderEliminar
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sol!

      Para ser sincera simplesmente comprei uma embalagem no supermercado, por isso presumo que sejam de agricultura clássica :)

      Espero que gostes da receita :D

      Beijinhos e bom fim-de-semana :)

      Eliminar
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  33. Parece que te "roubaram" as fotos Joana,

    http://onossot2.com/2015/05/dicas-queques-de-limao-com-sementes-de-papoila/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />