3 de março de 2013

Muffins de framboesa para um dia de panquecas :)

Perde a estrela d'alva pequenina,
Se outra não vier para a render.
Dorme qu'inda a noite é uma menina,
Deixa-a vir também adormecer.

Zeca Afonso


O despertador toca, e eu desligo-o automaticamente. Viro-me para o outro lado, enrosco-me no Pedro e volto a adormecer. 

Ontem era dia de panquecas. 

Não sei quanto tempo passa até o Pedro me abanar devagarinho. 'Vamos levantar-nos?', diz ele. 'Sim', digo eu. Voltamos a adormecer. 

Ontem era dia de panquecas. 


Os minutos passam lentamente no relógio. E nós continuamos abraçados, enrolados nos cobertores, sem grande vontade de sair do quentinho e do miminho para fazer panquecas.

'Vamos levantar-nos?', diz ele. 'Não, prefiro ficar na ronha', digo eu. 'Então e as panquecas?', diz ele. 'Estar aqui sabe bem melhor do que comer panquecas', digo eu. 


Ontem era dia de panquecas, mas não foi. Foi dia de ficar na cama até tarde, foi dia de beijinhos e de cócegas, foi dia de preguiça e de descanso. Foi dia de amor. 

Foi dia de descongelar dois muffins de framboesa que fiz na semana passada e que foram directamente para o congelador exactamente para serem utilizados em situações como esta.

E que bem que nos souberam acompanhados por uma caneca de chá de menta.

 

Muffins de framboesa (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins):

* 280g de farinha de trigo;
* Três colheres de chá de fermento;
* Uma pitada de sal;
* Um ovo;
* 100g de açúcar;
* 240ml de leite;
* Três colheres de sopa de óleo;
* 140g de framboesas.   

Confecção: 

 * Juntar a farinha, o fermento e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados

* Encorporar as framboesas, mexendo com cuidado;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 25 minutos.  




Até amanhã! 

27 comentários:

  1. Experimentei os teus muffins de maçã e nozes e fiquei fã! Que bons!
    E que simples de fazer, adorei.
    Em breve colocarei no meu blog, levo já esta receita para experimentar também pois adoro framboesas :)

    ResponderEliminar
  2. E que bem que devem ter sabido esses muffins :)

    ResponderEliminar
  3. Já tinha aberto o teu blog umas três vezes, mas como só vi fotos de bolinhos e receitinhas e coisinhas, fui desistindo! hoje, tirei uns minutos e li os ultimos posts... bem! fiquei apaixonada! eu que não acredito em amores, fizeste-me acreditar um bocadinho! e depois, conjugas tão bem o comer ao amor... fiquei super fã do blog!

    ResponderEliminar
  4. Oi Joana, ficaram lindos.Devem ser deliciosos.Beijos querida.

    ResponderEliminar
  5. Estes muffins ficaram perfeitos!!! Muffins de framboesas devem ser deliciosos :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Há séculos que não fico na ronha pela manhã... não me deixam!!! Essa ideia de congelar os bolinhos é boa... assim não os comemos logo e sabem bem noutra altura!! Bjocas e bom domingo ;)

    ResponderEliminar
  7. Também prefiro ficar na ronha lol
    E sabe tão bem não é? eheh
    Os teus muffins ficaram uma delicia... gostei :)
    Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  8. ao er o teu post revi-me nele!!ronha é tao bom!!!!

    estes muffins fizeram -me "olhinhos" vou experimentar :)

    bom domingo e boa semana

    bj"
    smsn.artes

    ResponderEliminar
  9. Do meu congelador não saem coisa dessas!! :) Mas continuava a preferir a ronha e o miminho... ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Muffins, combinam muito bem com amor, preguiça, miminho e tudo mais que lhe queiramos juntar :) estes ficaram tão lindos e de certeza que neste dia, as panquecas não fizeram falta :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  11. Desde que o meu principe nasceu a ronha vai no máximo até às 9h00! E isso é raro e já é quase dormir a manhã na cama!!
    Excelente plano B!
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Amor, ronha e muffins são três palavras que combinam tão bem. Hum.. Porque será ? =)
    Foi uma óptima ideia congelares os muffins, para salvarem os supostos dias de panquecas =)
    Beijinhos e Boa semana Joana

    ResponderEliminar
  13. Joana,
    acordar feliz e saborear estes muffins lindos e saborosos,
    bom demais!
    Aqui em casa panquecas fazem sucesso no café da manhã e estes
    muffins tbm, hehe!

    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Estão excelentes devem ser uma delicia.

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amadeirensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. E sabe tãaao bem dias de miminho assim, como eu sinto falta disso =)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Olá Joaninha !
    È muito bom iniciar assim o dia ainda para mais ao lado que quem amamos !
    Estes Muffins estão deliciosos ! Vou anotar a receita !
    Muitos beijinhos e boa semana !

    ResponderEliminar
  17. Que lindos que estão!! Boa semaninha :)

    ResponderEliminar
  18. Oi eu sou John de Fooduel.com. É um site em que os usuários votar receitas
    1-10.

    Existe um ranking das melhores receitas e um perfil com suas receitas votaram. Cada receita tem um link para o blog que pertence a receita. Desta forma, você irá obter o tráfego para seu blog

    É fácil, rápido e divertido. As melhores receitas de Foto vai estar aqui.

    Convido-vos a entrar, adicionar o seu blog e enviar uma receita com uma bela foto.

    Gostaríamos muito que você participe com alguma receita como esta.Look Amazing!

    Atenciosamente

    http://www.Fooduel.com

    ResponderEliminar
  19. Também tive um fim-de-semana cheio de miminho, sabe tão bem... E olha, experimentei os teus muffins! Comprei framboesas e fiz algumas substituições, usei farinha integral em vez da normal, um pouco de mel em vez do açúcar, juntei cenoura ralada para ficarem bem húmidos, e usei azeite invés de óleo. Mais um pouco de canela, erva doce e gengibre e ficaram deliciosos. Obrigada pela partilha, um beijinho.

    ResponderEliminar
  20. que lindos muffins :) adoro-os! costumo fazer quando as framboesas estão em força no quintal :) uma maravilha :) beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Há lá coisa melhor, do que uma manhã na cama com mimos e meiguices... É lindo o amor!
    Um beijinho, Joana

    ResponderEliminar
  22. Ser dia de amor é melhor que ser dia de panquecas ;)
    Antigamente ficava mais stressada a pensar em tudo o que ainda tinha para fazer e acabava por desperdiçar muitos bocadinhos desse tempinho simples e saboroso. Fazer ronha na cama com a pessoa que amamos é das coisas mais saborosas do mundo...:) e quando ainda temos muffins de emergência, melhor!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Aii aii o que eu dava para comer um muffin desses agora ;)
    Beijos
    Boa semana ;)

    ResponderEliminar
  24. Fiz a receita com as quantidades exatas da receita e os meus ficaram muito pouco doces! Uma pena porque a massa esta boa e embora o meu forno não seja grande coisa tenha deixado mais claros para não queimarem.

    Excelente Blog e excelentes receitas. Irei colocar mais açucar da próxima!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Liliana!

      Ainda bem que gostaste (apesar da questão do açúcar). É uma questão de gosto: há quem ache que são pouco doces, outros acham que são óptimos e até há quem ache que são demasiado doces para o seu gosto! :) Como a framboesa é um fruto mais ácido talvez se note mais, mas experimenta colocar um bocadinho mais de açúcar na próxima vez ;)

      Obrigada pelo feedback! :)

      Eliminar
  25. Fiz no outro dia e nao correu nada bem. Nao percebi porquê. Pus-me a pensar e acho que só coloquei 1 colher de fermento e não 3. Teria mudado drasticamente a consistencia dos queques? É que ficaram mesmo muito massudos e secos... nao consegui comê-los, parecia que só sabiam a farinha. Não será farinha a mais? (a culpa deve ser minha a julgar pelas fotos) Muito obrigada!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />