17 de fevereiro de 2013

Pipocas de baunilha e a minha experiência no guidismo :D

Uma pipoca a estourar na panela,
E logo outra vem a conversar...
Então começa um tremendo falatório,
E mais
ninguém se consegue entender.

É um tal de poc,
E poc, e poc, e poc,
E poc, e poc, e poc,
E poc, e poc, e poc!


Quando eu tinha doze anos entrei nas guias. O conceito das guias é muito semelhante ao dos escuteiros: estávamos divididas em patrulhas, tínhamos actividades todas as semanas e fazíamos acampamentos nas férias. A única diferença é que as guias são um grupo só com meninas.

Passei cerca de três anos nas guias, durante os quais fiz amigas, diverti-me imenso e desenvolvi autonomia. Hoje já não sou guia, mas trouxe algo muito importante comigo: as músicas. As músicas que ainda canto no banho às vezes. As músicas com as quais adormecia o meu irmão quando ele era pequeno (e que ele ainda sabe de cor!). As músicas que ensinei nas praxes.

Esta foi uma delas. Não é de todo a mais representativa da beleza das músicas que aprendi nas guias, e também não será a melhor para adormecer irmãos mais novos. Mas era uma música bem divertida de cantar e de dançar nos acampamentos :D 

 
Assim sendo, hoje não vos trago propriamente uma receita, mas sim uma sugestão :) 

Ao contrário daquilo que a maioria das pessoas pensa, as pipocas são um snack bastante saudável: o milho é baixo em calorias, rico em fibras, baixo em gorduras e não tem açúcar.

No entanto, nas preparações comerciais de pipocas é frequente a adição de gorduras como a manteiga ou de açúcares como o caramelo, e julgo ser essa a razão pela qual normalmente se associa as pipocas a um doce pouco saudável - há inclusivamente estudos norte-americanos bem assustadores, que revelam que um pacote de pipocas pequeno na mais conhecida cadeia de cinemas americana tem 29g de gordura saturada, a mesma quantidade de gordura de três Big Macs! 

As pipocas caseiras, pelo contrário, podem ser um lanche bem saudável e reconfortante. Cá em casa as pipocas são feitas sem qualquer adição de gordura, e o facto é que ficam igualmente deliciosas! 


Pipocas de baunilha

Ingredientes (para duas pessoas):

* Seis colheres de sopa de milho;
* Uma colher de sopa de essência de baunilha. 

Confecção: 

* Colocar o milho e a essência de baunilha numa panela e misturar bem; 

* Tapar a panela e deixar aquecer, mexendo de vez em quando a panela fechada com alguma energia; 

* Esperar que todas as pipocas rebentem (normalmente conto até trinta e se nesse espaço de tempo não rebentar nenhuma pipoca desligo o lume). 


Podem polvilhar com açúcar, e mesmo assim as pipocas ficam mais saudáveis e menos enjoativas do que as de compra :)

As pipocas não ficam com um sabor muito forte a baunilha, mas cá em casa achamos que a essência de baunilha faz com que fiquem bem mais crocantes! No entanto, também é hábito fazermos sem nada (só juntando o milho na panela) e também resulta bastante bem :D 

E o melhor? Estas seis colheres de sopa de milho dão para uma dose bem simpática de pipocas e só têm 100 calorias! :D


Acompanhadas com uma bela caneca de chá são a companhia ideal para uma tarde de cinema bem aconchegante :D

Se tiverem curiosidade podem visitar o blog das guias de Leça (onde eu andei) aqui, ou em alternativa podem visitar o site da Associação Guias de Portugal aqui! 

Tenham uma óptima semana :D