16 de fevereiro de 2013

Fajitas com carne de vaca e feijão vermelho e uma lição aprendida :)

Stuck on the end of this ball and chain
And I'm on my way back down again.
Stood on a bridge, tied to the noose,
Sick to the stomach...
 
You can say what you mean,
But it won't change a thing!
I'm sick of the secrets!
 
Stood on the edge, tied to the noose.
You came along and you cut me loose...
You came along and you cut me loose.

Coldplay


Eu devo gostar de sofrer. É essa a única explicação para o facto de continuar a insistir em doar sangue. 

Supostamente sou a candidata ideal para a doação de sangue: preencho todos os requisitos, o meu tipo de sangue é raro, sou dadora universal (o que significa que toda a gente pode receber o meu sangue, independentemente do seu grupo sanguíneo) e as agulhas não me fazem qualquer confusão. Todo o processo de doar sangue não me custa nada: não tenho medo de agulhas, não sou mariquinhas com dores e nunca me sinto mal imediatamente depois. 

O problema é quando chego a casa. Da primeira vez desmaiei no supermercado e da segunda vez quase desmaiei a fazer o jantar. E que fiz eu? Fui doar sangue novamente.

Eu devo gostar de sofrer. 


Gostava muito de dizer que desta vez correu tudo bem, mas não seria verdade. Já em casa, voltei a cair redonda no chão. Não me magoei, mas mais uma vez o Pedro apanhou um susto enorme, e proibiu-me de doar sangue nos próximos tempos.

E assim passei grande parte da semana: sem grandes aventuras culinárias, sem grande actividade e sem grande energia. 


Numa tentativa de melhorar isso, ontem o Pedro sugeriu fazermos as nossas fajitas mexicanas com carne de vaca, uma vez que esta carne é rica em vitamina B6, vitamina B12 e ferro. Esta não é uma carne habitual cá em casa porque não somos particularmente apreciadores, mas há algum tempo encontrei uma promoção e acabei por trazer.

Sinto-me na mesma, mas foi uma boa tentativa :) 


Fajitas com carne de vaca e feijão vermelho

Ingredientes (para cinco tortilhas):

* 250g de carne de vaca para estufar;
* Um pimento vermelho cortado em tiras finas;
* Uma cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Quatro colheres de sopa de molho de tomate;
* Uma lata pequena de feijão vermelho já cozido;
* Meia colher de chá de cominhos; 
* Meia colher de chá de coentros;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de piri-piri (ou menos, dependendo do gosto);
* Uma pitada de sal;
* Cinco tortilhas de trigo.

Confecção: 

* Refogar a cebola, o alho e o pimento num fio de azeite e juntar a carne; 

* Deixar refogar e juntar o molho de tomate, os cominhos, os coentros, o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri e o sal;

* Acrescentar o feijão vermelho, depois de descartar o líquido;

* Deixar cozinhar durante cerca de meia hora, acrescentando mais molho de tomate ou água se for necessário;

* Aquecer as tortilhas no micro-ondas ou no forno seguindo as instruções da embalagem;

* Rechear as tortilhas e servir
 

Nunca tinha feito fajitas com vaca, mas ficaram bastante boas, embora continue a preferir fajitas com frango :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D