19 de fevereiro de 2013

Papas de aveia com banana, canela e mel para uma serena introspecção :)

It's, oh, so quiet!
It's, oh, so still!
You're all alone!
And so peaceful until...

You ring the bell, bim bam!
You shout and you yell, hi ho ho!
You broke the spell!
Gee, this is swell, you almost have a fit!
This guy is gorge and I got hit,
There's no mistake cause this is it!

Betty Hutton*

 *A maioria das pessoas conhece a versão da Bjork, mas a versão original da Betty Hutton é, na minha opinião, bem mais engraçada! Recomendo que a ouçam :)

 

Acordo sozinha na cama. Olho para o relógio: são dez da manhã. Que bem que sabe ter o dia de folga.

Levanto-me sem pressa, calço umas meias quentinhas e vou procurar o Pedro. Ele não está em casa, e uma nota em cima da mesa informa-me que foi correr. 

Vou para a cozinha e começo a preparar o meu pequeno-almoço. Apetece-me algo diferente e reconfortante, algo simultaneamente delicioso e saudável. 

Decido fazer papas de aveia, algo que adoro mas que não como há algum tempo. Que bem que sabe ter o dia de folga.


Pego nas papas de aveia e volto para a cama. E tomo o pequeno-almoço assim, de pijama na cama, enquanto vejo as notícias no portátil. 

Caiu um meteorito na Rússia, mas aqui em Lisboa tudo está calmo e pacífico. O silêncio reina, e eu continuo a comer as minhas papas de aveia. Que bem que sabe ter o dia de folga. 


O Pedro volta e vem ver se já estou acordada. Pergunta-me se quero ir passar o dia a Sintra, e eu salto instantaneamente da cama.

Acabou o silêncio, acabou o momento de serena introspecção. Vou passar o resto do dia a namorar naquela que é provavelmente a vila mais linda do país. Nós merecemos, que já andamos saturados de estudar para o exame da especialidade. 

Que bem que sabe ter o dia de folga. 
Que bem que sabe estar sozinha. 
Que bem que sabe partilhar estes momentos com quem amamos.


Papas de aveia com banana, canela e mel

Ingredientes (para uma pessoa): 

* Duas ou três colheres de sopa de flocos de aveia integrais (eu uso grossos, mas podem usar finos);
* Uma banana em rodelas; 
* Uma colher de chá de canela;
* Uma colher de chá de mel (opcional);
* 150ml de leite. 

Confecção: 

* Juntar os flocos de aveia, metade das rodelas de banana, a colher de chá de canela e o leite e levar ao lume num tacho;

* Aquecer e deixar cozinhar até engrossar;

* Misturar mais leite se for necessário; 

* Mexer bem e esmagar bem as rodelas de banana; 

* Colocar numa tigela e cobrir com as rodelas de banana restantes e com a colher de chá de mel.
 


Há meses que não comia uma bela tigela de papas de aveia, e achei que ficaram uma delícia :D Experimentem! :D 

Até amanhã! :D

26 comentários:

  1. Que bem que sabem as papas de aveia :) adoro!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu não posso vir ao teu blog. Agora apetece-me umas papas de aveia.
    E um dia de folga. E um passeio a Sintra. Fogo pá! Isso não se faz!
    bem, pelo menos depois mostras as fotos e a gente faz de conta que passeia, hehehe!

    Bom dia!

    ResponderEliminar
  3. Que bem que sabe ter momentos de paz ... Cá em casa são rarissimos.

    Também gosto muito de papas de aveia. Normalmente faço aos sábados de manhã. Ainda estão todos a dormir e eu saiu cedo para a minha caminhada e compras - é na verdade o meu momento de paz sábado de manhã

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Você o Pedro, aproveitam mesmo a vida, que maravilha!
    Vcs estão certíssimos, quando eu tinha a idade de vcs me
    aventurei muitoooooooo!
    Amei as sua papa deu vontade de saborear, hummmmmm!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Sabe mesmo bem :)
    As papas de aveia ficaram com optimo aspecto, nunca comi, mas fiquei com vontade de experimentar

    ResponderEliminar
  6. :) Fizeram bem, sabe mesmo bem passar um dia assim diferente :)
    Belo pequeno almoço
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Eu nunca comi papas de aveia. Sim, é uma vergonha, mas sempre fui menino de papas cerelac xP
    Tenho ali flocos de aveia, por isso talvez experimente e logo te digo se gosto mais dessas ou da cerelac.
    Acho que tu e o Pedro fazem muito bem em ir namorar e passear, sem dúvida que merecem esses momentos de descanso e lazer :)
    Beijinhos e bom dia*

    ResponderEliminar
  8. As papas de aveia são algo mais do que frequente cá em casa e são feitas com mil e um ingredientes. Mas a verdade é que estas com banana e mel são as favoritas do piolhito :)

    ResponderEliminar
  9. desde pequena que como papas de aveia ao pequeno-almoço é tradição familiar. Também tenho uma receita no meu blog mas com pera e canela.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro Papas de Aveia, adoro Sintra, detesto estudar!! Portanto acho que fizeram muito bem!

    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Adoro papas de aveia, comia muito em casa dos avós quando era miúda! E um passeio a Sintra num dia de folga é uma delícia tão grande como as papas de aveia :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  12. Querida Joana,
    Embora goste muito de aveia em variadas formas, papas de aveia é algo ao qual ainda não consegui habituar-me e gostar...
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  13. Excelente o teu pequeno almoço :)
    Faço de vez em quando e gosto bastante :P
    bjks

    ResponderEliminar
  14. Eu como sempre de manhã :D
    Tenho adiconado sementes de linhaça trituradas que conferem uma textura diferente às papas :))

    Beijinhos Joana :D

    ResponderEliminar
  15. Excelente pequeno almoço e até poderia ser lanche.
    É o preferido da minha filhota, cá em casa não pode faltar aveia, leite e bananas :)
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  16. Amo de paixao papa de aveia com banana...coisa de mae...coisa da vida...amei a receita..=D

    Beijocas

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Adoro papas de aveia.
    Então com banana e canela e o mel a adoçar, são perfeitas.
    São aquele toque de conforto em dias frios e sabem tão bem morninhas.
    Sabem tão bem em dias de folga e momentos só nossos.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Nunca comi papas de aveia, dá para acreditar? Mas com a tua descrição, fiquei cheiiiinha de vontade de experimentar.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Acreditas que nunca provei? Mas lá que tem bom aspecto tem, tenho de experimentar =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Joaninha,
    As papas de aveia são perfeitas para um dia frio e a precisar de um conforto. Love it!
    Não foste correr com o P? Logo tu que adoras correr;)!?
    Folga a meio da semana sabia-me tão bem! espero que tenhas aproveitado para fazeres o que te apeteceu.
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  21. Adoro papas de aveia :) sabem tão bem e são tão reconfortantes :) Adoro Sintra, é um sitio que sempre que posso vou :P Adoro a envolvência e carga história que tem! Excelente sitio para passar um dia maravilhoso e recarregar energias.

    Beijocas,
    Joana

    ResponderEliminar
  22. Sabes que o meu problema é que já tinha lido o desafio há tanto tempo, que nem me lembrava bem do que pediste. Mas sabes, as tuas bolachas tem óptimo aspecto e bons ingredientes, mas pelo quantidade de manteiga e açúcar não são boas para eu fazer e ter em casa (fazia tipo monstro das bolachas). Por isso e apesar de não participar no desafio fico-me pelas minhas bolachas com chocolate. Claro que não estão tão saborosas, mas sinto que posso come-las sem culpa e para mim isso já é bom! Mas qualquer dia reproduzo a tua receita e dou as bolachas ao meu sobrinho que esse pode comer à vontade :)

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  23. Adoro papas de aveia, mas ainda não experimentei com banana, nem eu sei bem porquê... Estas ficaram com um aspeto delicioso! Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Gosto muito dessas papinhas e também de babana!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />