5 de fevereiro de 2013

Muffins de mozzarella e bacon e um cenário impossível :)

Quando eu me encontro em situações aborrecidas gosto de me entreter pensando em cenários impossíveis. Por essa razão, orgulho-me de dizer que estaria razoavelmente bem preparada se regressasse ao passado, se fosse enviada para o futuro ou se tivesse de ir para uma ilha deserta levando apenas três objectos, entre outros cenários mirabolantes que gosto de conjecturar.

Não sei se sou muito imaginativa ou se simplesmente tenho demasiado tempo livre, mas o facto é que gosto de imaginar situações completamente irreais e pensar numa possível solução. Gosto de me testar, e sinto que desta forma também estou a conhecer-me melhor. 


Um dia destes dei por mim a questionar-me: se só pudesse comer três alimentos para o resto da vida, sem qualquer preocupação com obter os nutrientes necessários, que alimentos escolheria? 

Não foi difícil obter uma resposta, e rápido concluí que optaria por comer arroz, feijão e morangos. Já a resposta do Pedro não me surpreendeu: se só pudesse comer três alimentos para o resto da vida, o Pedro optava por comer arroz, queijo e bacon.


Agora que iniciámos o estágio de Cirurgia voltámos a levar o nosso almoço para o hospital, e assim surgiram estes muffins de mozzarella e bacon. Deliciosos. Fofos. Sem surpresas, os preferidos do Pedro

Que três alimentos escolheriam vocês? :D 

 

Muffins de mozzarella e bacon (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para doze muffins): 

* 255g de farinha de trigo fina;
* Duas colheres de chá de fermento;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio; 
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de manjericão;
* Duas colheres de chá de mistura de especiarias italiana; 
* 60g de queijo mozzarella ralado;
* 60g de bacon em cubos pequenos;
* Um ovo;
* Duas colheres de sopa de açúcar
* 120ml de iogurte natural;
* 220ml de leite;
* 50ml de óleo. 

Confecção:

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal, o manjericão, as especiarias italianas, o queijo ralado e o bacon;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, o iogurte, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos. 

   



Dividi esta receita a meio e fiz seis muffins, mas também podem fazer a receita inteira e congelar os muffins restantes. Para descongelar é só deixá-los à temperatura ambiente durante umas horas, ou em alternativa aquecê-los no microondas durante trinta a quarenta segundos (ou no forno a 180º durante dez a quinze minutos).

Até amanhã! :D 

41 comentários:

  1. Os meus alimentos ,seriam a massa,chocolate e o café que não é alimento mas não vivo sem ele.
    Adorei os teus muffins ficaram lindos e com ingredientes que me agradam.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Os muffins parecem ser bons, mas sem bacon. Nao gosto lá muito de bacon.

    Olha se queres que te diga, sinceramente nao sei. Mas talvez massa, cogumelos e alface. Adoro, adoro, adoro.
    Eu para mim passava o dia todo a alface, porque sou mesmo uma grande apressiadora de alface :)

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Oh Joana, que queques maravilhosos! Vou tentar fazê-los. Os meus três alimentos são: Batata, queijo e cerejas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Os muffins ficaram lindos, nunca fiz muffins salgados, mas nestes ultimos dias tenho visto pelos blogs alguns, tenho que experimentar, e por isso levo esta receita que me encheu as medidad hehe Quanto à tua pergunta deixa-me cá pensar: levaria arroz, kiwis e espinafres.

    beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Muito bom aspecto:) não me queres fazer um plano alimentar??? loool, beijinhos e boa continuação de semana!!

    ResponderEliminar
  6. Tão lindos estes muffins. Devem estar uma delícia! Adorei!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Adorei estes muffins, Joana! Ficaram tão lindos! Eu acho que levava queijo, arroz e chocolate :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Quando penso em muffins, só penso em doces, nunca em salgados. Mas estes parecem-me deliciosos. Ora, se tivesse de escolher três alimentos, seria: arroz, cogumelos e laranjas.

    ResponderEliminar
  9. Hum...Que belos muffins! :D

    Ora bem, os ingredientes seriam...Queijo, Massa esparguete e Carne picada (para cozinhar em bolonhesa ou almondegas :D) Era perfeito!

    Massa esparguete com almondegas ou carne picada com muito queijo! :D

    Perfeito!*

    ResponderEliminar
  10. Três apenas não conseguia escolher, gosto de tanta coisa!
    Os teus muffins ficaram fantásticos, tão apetitosos :)

    ResponderEliminar
  11. Quero um desses! ;)
    Os meus três alimentos seriam: pão, presunto e pastéis de chaves.

    ResponderEliminar
  12. "és a rainha dos muffins, serás, p'ra miiiiiiim" (versão de és a rainha da noite lol)
    todos os teus muffins têm bom ar!!! todos :D <3

    por acaso tb sou um pouco assim...
    é dificil estar num sitio e sentir-me "sem nada em que pensar/que fazer"

    essa dos alimentos é que é mais dificil :O
    mas provavelmente seriam laranjas, cogumelos e queijo.
    (aiiii, já me estou a imaginar numa ilha deserta a comer raclette de queijo e cogumelos. lool :D)

    Beijinhos grandes minha linda

    ResponderEliminar
  13. gosto da combinação arroz + queijo + bacon!
    mas acho que trocaria o arroz por massa.. lol
    os teus muffins estão deliciosos!

    ResponderEliminar
  14. Bem acho que seriam; chocolate, chocolate e chocolate...eh eh eh!!! Adorei os teus mmuffins e desconfio que o meu homem também iria gostar! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. Joana querida, que delicinhas, fiquei com água na boca.Ficaram lindos e devem ser deliciosos.Me desculpe a ausencia, mas com o novo aplicativo saberei sempre que tiver novidades por aqui.Beijos querida, tenha um ótimo dia.

    ResponderEliminar
  16. Hummm adoro a combinação de queijo e bacon!
    Devem ter ficado uma delicia

    ResponderEliminar
  17. Que sujestão interessante!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Que óptimo aspecto! No outro dia, acabei realmente por fazer o Fettucine, bem... que delícia! Já estás no meu roteiro de menus a fazer! =) Obrigado!

    http://rainhadofashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Que muffins mais bonitos ^^
    Bem três alimentos? Essa é complicada, mas não podia faltar chocolate, massa e queijo :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  20. Não podia faltar queijo, chocolate e verde :)

    ResponderEliminar
  21. Olá Joana,

    lindos muffins - adorei!

    Breve vou fazer uma fornada deles :)

    Beijocas
    Paula

    ResponderEliminar
  22. Que delicia de Mufins!
    Adorei a receita.

    Beijinhos;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  23. Olá, Joana! Que muffins apetitosos!
    Se só pudesse comer 3 alimentos para o resto da vida seria um drama para mim que amo a diversidade... tanto que nem consigo responder-te! ;)
    beijinhos
    paula

    ResponderEliminar
  24. Ficaram lindos os teus muffins!!! Fiz uns semelhantes mas com frango e milho :D serviram para levar para o 1ª de Maio no Pingo Doce ! Uma pessoa não pode ir assim sem alimento !
    Bom três ? só três??? Eu gosto tanto de comer ... Mas vá... Frango (adoro!), queijo e pão!!!! :P

    Beijinho doce :)

    ResponderEliminar
  25. eu também gosto de imaginar assim possíveis cenários...não tanto situações e como as resolveria mas gosto de me imaginar noutro local, gosto de me imaginar com filhos, recrio as situações todas...enfim, é um refúgio :)!
    o meu Pedro também iria adorar esses muffins, é doido por bacon :)!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  26. Ficaram deliciosos os teus muffins :)
    Otimos para servir em complemento de uma sopinha ao jantar lol
    Bjks

    ResponderEliminar
  27. Ficaram tão fofinhos estes muffins!
    São óptimos para levar nas marmitas, eu abuso muito deles e variações, com saladas e sopas, está a refeição feita!
    Se eu só pudesse escolher 3... difícil... queijo, chocolate, morangos!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. Joana,
    esses muffins são ótimos para o lanche ou uma refeição mais
    elaborada, ficaram lindos e irresistíveis!
    Tenho várias receitas suas anotada, qualquer dia as colocarei
    em prática.

    Beijos

    ResponderEliminar
  29. Olá Joana!
    Adorei estes muffins! Devem ser maravilhosos, cá em casa também gostam muito de bacon e queijo, tenho de experimentar!
    Se eu tivesse que escolher 3 ingredientes escolhia chocolate, morangos e esparguete!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Joaninha querida, as bolachinhas têm encontro marcado para amanhã à tarde, boa? :)
    Gostei muito dos muffins!
    3 ingredientes? Queijo era sem dúvida o primeiro, morangos e... acho que ia precisar de muito chocolate para me sentir bem aconchegada enquanto estivesse isolada do mundo!

    ResponderEliminar
  31. Olá Joana =) Que bom aspecto têm os teus muffins!
    Sem dúvida que os três alimentos que escolheria eram, pão, chocolate e bananas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Essa é uma boa pergunta :) Provavelmente escolheria massa, chocolate e batatas (fritas!)

    ResponderEliminar
  33. Olá! O Pedro deve ter gostado muito desses muffins! :)
    Não sei como pudeste deixar o queijo de fora das tuas escolhas, sinceramente... pffff ;)
    3 alimentos teria de pensar bem... (eu sou pessoa que gosta de variar, por isso tenho sempre dificuldade em responder a essas coisas), mas pelo menos massa estaria incluído de certeza!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  34. é uma pergunta difícil de responder se ponderar muito bem. há tanta coisa deliciosa :D
    eu também gosto de fazer esses jogos imaginativos, principalmente quando estou para adormecer e não consigo ;p ehhe

    ResponderEliminar
  35. Olá Joaninha !
    Também adoro este genero de bolinhos salgados. São optimos ! Ficaram bem lindos os teus.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  36. Muito dificil escolher 3 ingredientes...gostei da sugestão dos muffins, perfeitos para eu levar para o almoço no trabalho.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  37. Hum...ora sem as necessidades nutricionais ao barulho...têm mesmo que ser só três? :P hum, batatas (mas podia cozinhá-las como quisesse numa cozinha altamente equipada não era? batatinha crua numa ilha deserta dispenso!), ovos e chocolate com avelãs (vá, conta como um só!) :( lá se íam as ervilhas e os pêssegos para sempre...

    ResponderEliminar
  38. Estes muffins devem ser uma delícia.
    Três alimentos - não é nada fácil - chocolate, ovos e frango.

    ResponderEliminar
  39. Acho que seria- queijo, banana e pão escuro e um dia hei-de experimentar esses muffins.
    beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />