27 de fevereiro de 2013

Muffins de maçã e especiarias e a despedida do Natal :)

Oh the weather outside is frightful,
But the fire is so delightful.
Since we've no place to go,
Let it snow, let it snow, let it snow!

Vaughn Monroe

 

Estávamos em Abril de 2010 e eu estava com o meu pai na cozinha a preparar o almoço de Domingo. O meu pai tentou abrir sem sucesso uma embalagem de queijo ralado e resmungou: 'Este Natal ofereçam-me uma boa tesoura de cozinha!'. 

O que ele não sabia na altura é que eu mantenho durante todo o ano uma lista das prendas de Natal que me vão ocorrendo. Assim sendo, cinco minutos depois do meu pai ter dito aquilo já eu tinha escrito na lista 'Pai - tesoura de cozinha'. E efectivamente oito meses depois essa foi uma das prendas que lhe ofereci.


Pode parecer uma ideia estranha, mas para mim esta lista é uma forma de manter o Natal vivo no meu coração e no meu pensamento durante todo o ano. Além disso, permite que tenha sempre ideias relativamente boas para prendas.

Mas essa não é a única forma que tenho de manter o Natal vivo: já aqui referi que cá em casa fazemos sempre a árvore no dia 1 de Novembro e que a mantemos por cá durante muito mais tempo do que o suposto. 

Este foi o ano em que retirámos a árvore e o presépio mais cedo: depois de o fazermos em Julho, em Maio e em Março, este ano decidimos guardar tudo no Domingo, dia 24 de Fevereiro. E não nego que um certo sentimento de melancolia se apoderou de nós - afinal, ainda falta tanto para o próximo Natal! 


Resta-nos embrulhar as figuras do presépio em papel vegetal e guardá-las com muito cuidado. Resta-nos aspirar os grãos de areia que teimam em espalhar-se. Resta-nos retirar o azevinho que ainda tínhamos pendurado em cima da porta. 

E resta-nos dançar agarradinhos ao som de músicas de Natal, enquanto do forno sai um cheirinho que nos é tão familiar.

Estamos em Fevereiro, mas cá em casa cheira a Dezembro.  

 

Muffins de maçã e especiarias (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para seis muffins):

* 130g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de canela;
* Uma pitada de gengibre;
* Uma pitada de noz-moscada;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Um ovo;
* 50g de açúcar;
* 85g de maçã ralada (uma maçã pequena);
* 80ml de leite;
* Duas colheres de sopa de óleo;
* 40g de nozes picadas grosseiramente ou de sultanas (opcional).

Confecção:

 * Juntar a farinha, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o fermento e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a maçã ralada, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados; 


* Incorporar as nozes e as sultanas;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.  
 
 
Estes muffins ficaram absolutamente deliciosos :D Só juntei as nozes e as sultanas em metade dos muffins porque o Pedro não gosta muito, mas recomendo vivamente que acrescentem, porque fazem toda a diferença :

Até amanhã! :D