28 de fevereiro de 2013

Feijoada de frango saudável e mais um conselho da minha mãe :)

Todo dia eu só penso em poder parar.
Meio-dia eu só penso em dizer não,
Depois penso na vida pra levar,
E me calo com a boca de feijão.

Chico Buarque


dias em que só desejamos mandar tudo à fava. Dias difíceis, dias esgotantes, dias monótonos, dias vazios, dias em que nos sentimos sem alegria.

Em dias assim gosto de vir para casa e fechar a porta a sete chaves para não deixar as más energias entrarem. Gosto de vestir um pijama confortável e de preparar uma caneca de chá. Gosto de me sentar no sofá e de me aninhar no Pedro em silêncio. 

A vontade de reagir virá depois, por agora quero apenas fechar-me em mim. Não quero falar, não quero pensar, não quero sentir. Só quero respirar e esperar que tudo passe.


É nestas alturas que me recordo de um conselho que a minha mãe me dá constantemente: nenhum homem é uma ilha.

A verdade é que não estou sozinha: felizmente tenho à minha volta pessoas fantásticas com quem posso partilhar as minhas alegrias, as minhas tristezas, as minhas dúvidas e as minhas parvoíces. Não estou sozinha na minha ilha, e não sou mais forte ou mais digna se aguentar com tudo.


Respiro fundo e telefono à minha mãe. E depois vou para a cozinha.

Há quem fuma, há quem beba, há quem coma, há quem corra. Eu cozinho. vícios piores, certo? :)

 

Feijoada de frango saudável

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de peito de frango cortado em cubos;
* Uma lata pequena de feijão preto cozido;
* Meia cebola picada;
* Três dentes de alho picados;
* Um fio de azeite;
* Meia colher de chá de cominhos;
* Meia colher de chá de coentros;
* Uma colher de chá de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma pitada de piri-piri;
* Salsa picada a gosto;
* Uma pitada de sal;
* Chouriço (opcional).

Confecção:

* Refogar a cebola e o alho num fio de azeite (juntar o chouriço também, se aplicável);

* Juntar o frango e deixar refogar; 

* Temperar com os cominhos, os coentros, a paprika, o pimentão-doce, o piri-piri, o sal e a salsa picada;

* Acrescentar o feijão já cozido, descartanto o líquido;

* Deixar cozinhar, acrescentando água se necessário.    

 Até amanhã! :D

21 comentários:

  1. Os melhores conselhos são das nossas mães:)... Eu quando estou assim nesses dias, também ligo a minha mãe e depois de algumas horas de conversa, de risos, de conselhos...sito-me outra :) aninhar-me no meu Pedro também é opção ehehe!
    Espero que estejas melhor Joaninha e mais animada... E cozinhar é um óptimo vicio e nós ganhamos com ele porque partilhas estas receitas fantásticas e sempre saudáveis :) saímos todos a ganhar!
    Beijinho e tem um bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Gosto desta feijoada diferente, deve ficar óptima

    ResponderEliminar
  3. quando estou assim ligo ao meu pai, e há outra pessoa que me deixa bem disposta: a minha avó, que me diz coisas tão simples que me fazem rir como: "és bem linda, que se coza o mundo" (esta expressão é de lá da terra. lol)
    e eu concordo plenamente com a tua mãe :)
    essa feijoada tem mesmo bom aspecto!
    por acaso anda-me a apetecer feijão, e tenho-o congelado no frigorifico.

    Beijinhos grandes e espero que tenhas um dia lindo

    ResponderEliminar
  4. Eu adoro atirar o stress para trás das costas na cozinha!! E a tua mãe tem razão: não podemos ser uma ilha! Se suprirmos todas as estas coisas negativas dentro de nós e não partilharmos acabamos por "afundar"! Por isso ânimo :)

    Esta feijoada de frango tem um aspecto fantástico! Não me importava nada de almoçar um pratinho destes!


    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Vais para a cozinha e vais muito bem.
    É uma excelente terapia, pelo menos para mim é.
    E saiem uns pratinhos assim deliciosos.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. É verdade há vicios bem piores e este até podemos usufruir do que depois fazemos....Deixa lá há gente que anda na vida sem saber o que fazer e do que gosta, tu sabes bem e se por vezes precisas de um miminho é bom sinal....
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Joana minha querida,
    conselho de mãe é sempre bem vindo e pra guardar dentro
    do coração, e as vezes é bom ficarmos sozinhos, o silêncio
    faz parte da vida, precisamos p/ refletir e o melhor é
    ir p/ a cozinha deixar os bons pensamentos fluir e fazer
    belas receitas como essa feijoada que vc fez, hummmmmm!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  8. Parece bem deliciosa esta sugestão! E deixa-se que te diga que o teu vício é bem bom! :)
    Beijocas

    ResponderEliminar
  9. as mães têm sempre razão...ou quase sempre:)
    óptima receita!

    ResponderEliminar
  10. Nunca fiz feijoada de frango.
    Adorei a tua pois tem feijão preto que adoro, esta perfeita.
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Ficou bem apetitoso este frango! Às vezes é preciso pensar nos conselhos que recebemos...
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Ora nem mais Joana!
    Os conselhos das mães são sempre bons, e é tão bom sabermos que temos apoio e pessoas à nossa volta. Dias maus todos temos, e sim, eu também me viro para a cozinha, quer esteja alegre ou triste.
    Que bela feijoada :) Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. Concordo...
    Eu também cozinho para "escapar" da realidade... ;) e leio... e vejo séries... enfim...
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Olá, Joana,

    É verdade, há dias que só queremos recolhimento e silêncio, rsrs.
    Mas mesmo dias assim tornam-se mais leves, se a nossa refeição é um
    prato de feijão com frango como o das fotos, rsrs.

    Beijo e bom fim, de semana!

    ResponderEliminar
  15. Olá :D
    Como eu compreendo bem este teu "escape". Quando tenho esses dias (porque todos os temos) procuro fugir um pouco da realidade e as minhas alternativas são ouvir música e caminhar por aí, sem rumo certo ou cozinhar.
    Eu nunca comi feijoada de frango, mas acho que vou dizer à minha mãe para fazer quando voltar a casa :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Joaninha, não há melhor conselho que o da mãe ...
    A tua feijoada está com muito bom ar, eu adoro feijoadas !
    Beijinhos,
    Anabela

    ResponderEliminar
  17. Como te compreendo... adoro as bolachas, acho que são as mais bonitas que já vi na vida.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Sempre pensei que paprika e pimentão-doce eram a mesma coisa. Nas lojas ou há só um ou o outro. Afinal a minha cara Joana indica aqui os dois. Hoje vou fazer só com o pimentão. Mas futuramente? Como é?

    José Manuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paprika é obtida de uma forma diferente do pimentão, o que faz com que seja mais picante (em oposição ao pimentão, que é mais doce). São bastante semelhantes, mas pessoalmente gostamos sempre de usar ambos (que compramos sempre em conjunto no Continente que visitamos, onde há sempre os dois). Mas se preferir pode usar apenas pimentão-doce.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />