27 de fevereiro de 2013

Muffins de maçã e especiarias e a despedida do Natal :)

Oh the weather outside is frightful,
But the fire is so delightful.
Since we've no place to go,
Let it snow, let it snow, let it snow!

Vaughn Monroe

 

Estávamos em Abril de 2010 e eu estava com o meu pai na cozinha a preparar o almoço de Domingo. O meu pai tentou abrir sem sucesso uma embalagem de queijo ralado e resmungou: 'Este Natal ofereçam-me uma boa tesoura de cozinha!'. 

O que ele não sabia na altura é que eu mantenho durante todo o ano uma lista das prendas de Natal que me vão ocorrendo. Assim sendo, cinco minutos depois do meu pai ter dito aquilo já eu tinha escrito na lista 'Pai - tesoura de cozinha'. E efectivamente oito meses depois essa foi uma das prendas que lhe ofereci.


Pode parecer uma ideia estranha, mas para mim esta lista é uma forma de manter o Natal vivo no meu coração e no meu pensamento durante todo o ano. Além disso, permite que tenha sempre ideias relativamente boas para prendas.

Mas essa não é a única forma que tenho de manter o Natal vivo: já aqui referi que cá em casa fazemos sempre a árvore no dia 1 de Novembro e que a mantemos por cá durante muito mais tempo do que o suposto. 

Este foi o ano em que retirámos a árvore e o presépio mais cedo: depois de o fazermos em Julho, em Maio e em Março, este ano decidimos guardar tudo no Domingo, dia 24 de Fevereiro. E não nego que um certo sentimento de melancolia se apoderou de nós - afinal, ainda falta tanto para o próximo Natal! 


Resta-nos embrulhar as figuras do presépio em papel vegetal e guardá-las com muito cuidado. Resta-nos aspirar os grãos de areia que teimam em espalhar-se. Resta-nos retirar o azevinho que ainda tínhamos pendurado em cima da porta. 

E resta-nos dançar agarradinhos ao som de músicas de Natal, enquanto do forno sai um cheirinho que nos é tão familiar.

Estamos em Fevereiro, mas cá em casa cheira a Dezembro.  

 

Muffins de maçã e especiarias (receita adaptada do livro 'Muffins - Fast and Fantastic')

Ingredientes (para seis muffins):

* 130g de farinha de trigo;
* Uma colher de chá de canela;
* Uma pitada de gengibre;
* Uma pitada de noz-moscada;
* Uma pitada de sal;
* Uma colher e meia de chá de fermento;
* Um ovo;
* 50g de açúcar;
* 85g de maçã ralada (uma maçã pequena);
* 80ml de leite;
* Duas colheres de sopa de óleo;
* 40g de nozes picadas grosseiramente ou de sultanas (opcional).

Confecção:

 * Juntar a farinha, a canela, o gengibre, a noz-moscada, o fermento e o sal;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar, a maçã ralada, o leite e o óleo, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados; 


* Incorporar as nozes e as sultanas;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos.  
 
 
Estes muffins ficaram absolutamente deliciosos :D Só juntei as nozes e as sultanas em metade dos muffins porque o Pedro não gosta muito, mas recomendo vivamente que acrescentem, porque fazem toda a diferença :

Até amanhã! :D  

33 comentários:

  1. Bom dia, Joana!
    Eu também faço essa lista de prendas mentalmente, não apenas para o Natal mas para saber o que oferecer também nos aniversários!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá Joanita!

    Obrigada por não te teres esquecido de mim.. continuas a ser uma menina muito especial :)

    Uma pessoa não pode entrar no teu blog que é invadida por uma enorme quantidade de coisas boass.... oh pah! é só comida! hihihi

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. A minha lista também está sempre a crescer e ao longo do ano vou tirando e acrescentando coisinhas....Essa lista dá para o Natal e para os anos...2 em 1!!
    Estes muffins sabem bem a qualquer altura ou a maçã não fosse das melhores coisas que se pode colocar num bolo e a sua amiga canela que nuca a abandona...
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  4. Eu sou apaixonada pelo Natal. Pelas músicas, cores, enfeites, cheiros, receitas, tudo! Mas, religiosamente a seguir a dia 6 de Janeiro tudo volta aos sítios! Com pena, muita pena, mas para mim é sinónimo que o verão está a chegar!!!!!!
    Estes muffins só não vão hoje parar lá a casa, porque não tenho nozes!!! Mas do fim de semana não escapam!!!!!!

    Beijinhos, sweet

    ResponderEliminar
  5. Tb sou como tu! A lista tem de ser feita durante o ano porque senão chega a altura e n me decido :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também me esforço para ir fazendo uma listinha para saber o que oferecer, no Natal, aniversários, etc. e realmente dá um jeitão. ;)
    Por acaso cá em casa também houve um ano em que foi Natal o ano inteiro ah ah ah ah, mas foi mesmo por preguiça, depois no Natal seguinte já estava tudo montado (muito melhor eh eh), mas parece que não é o mesmo... como a árvore esteve sempre ali acabámos por nem sentir a mudança... é muito mais bonito quando montamos tudo na altura e a casa de repente fica diferente! ;)
    Adorei os teus muffins, maçã com canela é um clássico e faz lembrar realmente essa época mágica! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  7. Sabe sempre tão bem ler as tuas historias! :)
    Tenho o mesmo problema com as decorações de Natal... também tirei a minha arvore no final de Fevereiro e custa tanto!

    Quanto à receita...parece-me perfeita, as usual!! :)

    ResponderEliminar
  8. É tão bom quando o cheirinho de bolos no forno invade a casa :)! E tu, com as tuas palavras, transportas-nos para o momento...quase dá para sentir :)
    Beijinho e bom dia :)

    ResponderEliminar
  9. Que lindos muffins :)
    Eu dantes também montava cedo a árvore de natal bem como todas as decorações e deixava por mais tempo... agora não dá, tenho 2 gatos! :)

    ResponderEliminar
  10. Joana,
    imagino o sabor desses muffins com essa mistura de
    ingredientes só podem ter ficado deliciosos, firam
    lindos!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana!! ao tempo!1
    que bom aspecto...já pensaste em fazer workshops? acho que terias muito jeito :)

    Ia pedir.te ajuda numa coisa. Como colocas separadores no blog? queria por, mas não sei como :) beijinho

    ResponderEliminar
  12. Muffins lindos e com esta combinação de ingredientes devem ser deliciosos.

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro o Natal e adoro ter a casa enfeitada, os presentes debaixo da árvore e de a montar ainda em novembro... mas a partir do dia 26 de dezembro começa a irritar-me profundamente e nunca chega à passagem do ano... Beijo

    ResponderEliminar
  14. hehe o Natal é quando o Homem (e a mulher) quiserem hehe sente-se outra magia no ar, com a casa enfeitada de Natal :) adorei os muffins :) beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Joaninha!!!!! Finalmente alguém como eu e a minha irmã!!!! Sabes o quanto nos acham estranhas???? precisamente porque fazemos Árvore de Natal a 1 de Novembro!!!! E o presépio também !!! Faço colecção de presépios e ficam "expostos" todo o ano!!! :D

    Beijinhos doces ;)

    ResponderEliminar
  16. Também adoro o Natal, é uma época que me enche o coração, os enfeites na rua e em casa, dão um conforto maravilhoso :) Normalmente só tiro as decorações de natal no final de Janeiro e por mim continuava a deixar estar, mas não vivo sozinha ehehehe
    Os teus muffins deixaram-me de água na boca, ficaram lindos e com um aspecto super apetitoso :)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  17. Mas que lindinhos :)...
    E essa mistura de sabores, é vencedora sempre!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá :D
    Eu gosto muito, mas muito do Natal e é muito provavelmente a minha altura do ano favorita. Ainda assim, não dura muito lá em casa, vai de 1 de Dezembro a 6 de Janeiro.
    Que muffins mais lindos, não sei como fazes mas têm sempre esse aspecto fabuloso que parece de revista :D
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  19. Julgava que só eu é que fazia a árvore cedo, he he. MAs por norma recolho tudo no fim de Janeiro.
    Essa ideia da lista é boa, eu esqueço-me sempre quando oiço essas dicas das prendas!!

    Os bolinhos estão lindos e comia agora um com o meu chá das cinco!!

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana,

    Já começo a ser uma leitora assídua do seu blog e adoro.
    Já experimentei crepes, alguns muffins, receitas salgadas, etc., mas tenho andado por supermecados à procura de especiarias italianas e não envontro gostava de saber onde as adquirir?

    Continuação de boas receitas.
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel! :)

      Muito obrigada pelo simpático comentário! :)

      Respondi pelo mail, e se tiver mais alguma dúvida não hesite em contactar-me! :)

      Beijinhos e bom resto de dia :D

      Eliminar
  21. Minha querida Joana, já me ri com a história da tesoura! Acho que vou começar a fazer uma lista dessas :)
    Os muffins ficaram fantásticos! Nunca fiz muffins de maçã, mas fiquei tentada a fazer estes!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  22. :D
    é uma boa estrategia isso de ir apontando durante o ano :D

    eu este ano não tive arvore nem aqui em lisboa (o filipe nao gosta ) nem no porto.
    tinhamos um zimbro na casa da avó que acho que ainda está montado :D

    este fim-de-semana gostava de fazer um muffins dos teus, quais os que me aconselhas que nao estrague a dieta? :D
    apetecia-me fazer qualquer coisa :)

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  23. Humm deve cheirar maravilhosamente ai em casa mesmo :):)
    Olha a receita do bolo de chocolate é este aqui: http://blogprettyinpink.blogspot.pt/2012/03/bolo-de-chocolate.html

    depois para a cobertura de chocolate é juntares 3 colheres de sopa de leite, manteiga, chocolate em pó e açucar e deixares levantar fervura...depois é pores por cima ;) Depois é espalhar o coco ralado ;)
    Eu costumo fazer buraquinhos no bolo para a cobertura penetrar no bolo, fica uma deliciiiia :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Que muffins deliciosos e lindos, as especiarias ficam aí muito bem. Gostei da sugestão :)
    Eu sou um pouco preguiçosa para desmontar a árvore e depois dá-me um nostalgia só de pensar que o natal já passou ;(
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  25. Gosto tanto do natal... partilho desse sentimento de nostalgia a pensar que ainda falta tanto para o próximo!
    Ficaram lindos.
    beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. eu também vou apontando, a partir do meio do ano mais ou menos, que é quando já não há aniversários ;p eu também adoro o Natal, mas cá em casa a tradição é fazer a árvore a 1 de Dez e desmontar a 6 de Janeiro ;p

    ResponderEliminar
  27. Por mim nem tirava a árvore de Natal, é tão linda :)
    Gostei da tua ideia das prendinhas!
    Os muffins parecem ser ótimos^^

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />