1 de fevereiro de 2013

Muffins de cacau e courgette e o passar do tempo.

Acordo numa manhã de Domingo preguiçosa e solarenga. Olho para o telemóvel, já é meio-dia. Levanto-me e vou para a sala, onde o meu irmão está a ver uma qualquer série no Disney Channel. Sento-me no sofá a fazer-lhe companhia, e passamos assim toda a manhã, ainda de pijama, entre os desenhos animados e as gargalhadas. 


Acordo numa manhã de Domingo preguiçosa e solarenga. Olho para o telemóvel, ainda são nove. Levanto-me e vou para a sala, que está vazia. O meu irmão ainda está a dormir, e só deve levantar-se por volta do meio-dia. Sento-me na mesa da sala a estudar, mas dez minutos depois levanto-me e vou fazer muffins. E passo assim toda a manhã, ainda de pijama, entre a cozinha e o estudo. 


Cinco anos separam os dois parágrafos anteriores. Eu cresci. Aprendi a cozinhar, desaprendi a arte de dormir até às tantas. Por outro lado, o meu irmão já não acorda cedo e já não vê desenhos animados. Mas no fundo continuamos iguais: dois irmãos com idades tão diferentes, mas que continuam a ser os melhores amigos. 

E porque nunca é demais demonstrarmos o nosso carinho por aqueles que amamos verdadeiramente, estes foram os muffins deliciosos que fiz para o pequeno-almoço do menino que vai ser para sempre o meu pequenino, embora já esteja bem mais alto do que eu! :D


Muffins de cacau e courgette (receita adaptada do livro 'Muffins Fast and Fantastic')

Ingredientes (para dez muffins):

* 280g de farinha de trigo fina;
* Duas colheres de chá de fermento em pó;
* Meia colher de chá de bicarbonato de sódio;
* Uma pitada de sal fino;
* Duas colheres de chá de canela moída;
* Um ovo;
* 140g de açúcar amarelo;
* 50ml de óleo vegetal (usei óleo de amendoim);
* Três colheres de sopa de cacau magro em pó;
* Duas colheres de chá de essência de baunilha;
* 200g de courgette descascada e ralada;
* 100ml de leite. 

Confecção: 

 * Juntar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, o sal e a canela;

* Noutra tigela bater o ovo com um garfo e juntar o açúcar amarelo, o óleo, o cacau em pó, a essência de baunilha, a courgette ralada e o leite, batendo bem entre cada ingrediente;

* Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e misturar com uma colher de sopa apenas até os ingredientes ficarem ligados;

* Colocar em forminhas para muffins e levar ao forno pré-aquecido a 200º durante vinte minutos. 



Toda a gente gostou imenso dos muffins :D Garanto-vos que não se sente de todo o sabor da courgette, e ninguém adivinha sequer que ela está lá! :D É simplesmente uma forma de acrescentarem mais vitaminas e minerais ao muffin :)

Espero que tenham gostado e não se esqueçam de participar no meu desafio! :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana! :D  

40 comentários:

  1. Adorei a receita, e ainda mais a descrição de ambas as épocas :)
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Adorei os Muffins estão com um aspecto delicioso, ficaram lindos :) Agora comia um com o meu cafézinho hehehe Também tenho uma diferença de idade ainda considerável do meu irmão (6anos) e esse retrato que fizeste do antes e do depois deixou-me nostálgica :p

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito dos muffins! Tão fofinhos! É verdade,o tempo passa depressa. Vivemos a mil à hora.
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Eu não posso fazer isso que o rapaz (o meu irmão) come os muffins todos (bem como qualquer outra coisa que eu faça, diz que não gosta mas come!!

    No outro dia ía ver um filme e fazer umas pipocas "GGGG, as pipocas?" "Olha secalhar já acabaram!" ¬¬
    O azar é também já estar mais alto que eu, mas até é bom moço XD

    ResponderEliminar
  5. Olá Joana,
    Gostei tanto do teu texto, lindo, repleto de amor, vou de barriga cheia sim e de olhos também porque os teus muffins estão um arraso!
    O courgette tem um sabor neutro, sabe aquilo que o acompanha.
    Bom fim de semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,
    que palavras lindas, cheia de saudades e ternura!
    Seus muffins ficaram lindos e com essa mistura de sabores
    com certeza uma delícia!

    Beijos, bom fds!

    ResponderEliminar
  7. Esses muffins tem optimo aspecto! XD **********

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito do texto, Joana! O tempo passa e damos por nós a crescer e a evoluir, mas os outros à nossa volta também, apesar de acharmos que vão ser sempre os nossos pequeninos :)
    Os muffins ficaram com um aspecto fantástico, o sabor da courgette não se nota :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Mas que lindos!
    Ficaram com um aspecto delicioso.

    ResponderEliminar
  10. Adorei o texto e quanta nostalgia me trouxe... Deixa no ar a lembrança do ontem que nos tornou no que somos hoje... Parece que no dia a dia nada muda e quando olhamos para trás é tudo tão diferente!! :)Beijinho e um bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana,

    Boas recordações decerto e saudosas... é bom quando os irmãos se dão bem, como é o vosso caso !

    Os teus muffins estão com um aspecto excelente, gosto muito de bolos com courgete.

    Beijos

    Isabel
    www.blogdochocolate.com
    http://brisa-maritima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Olá minha linda
    Os irmãos são a melhor coisa do mundo...
    tenho dito...
    esses muffins têm mesmo bom aspecto :)

    Beijinhos grandes cachopa ***

    ResponderEliminar
  13. Que bonito o teu post
    Os muffins parecem ser deliciosos

    ResponderEliminar
  14. Nunca fiz muffins mas gostava de saber. MAs como moro só, serão só para mim. Sabes dizer-me se duram mais que um dia, ou seja, não ficam duros de um dia para o outro?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! :)

      Não, não ficam duros de um dia para o outro ;) Até já os comi dois dias depois, e estavam como novos ;) Em alternativa também podes congelá-los, e depois é só deixares descongelar à temperatura ambiente ou então no microondas ou no forno ;)

      Beijinhos! :D

      Eliminar
  15. Gostei dos muffins, mas mais ainda das tuas palavras! :) Não há nada como a relação de irmãos! :)

    ResponderEliminar
  16. Bom dia! Que muffins apetitosos... percebo o porquê do teu irmão ter adorado...
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Cheira-me que este fim de semana estes muffins vão aparecer magicamente cá em casa, não se sabe bem porquê! ;-)

    ResponderEliminar
  18. Adoro courgette mas nunca me deu para usar em bolos.
    Achei os teus muffins tão lindos.
    A ver se amanha faço as tuas bolachas.
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Sim, até nos damos bem, ele de vez em qd até vem com a conversa do "vá, dá um bjinho ao mano" (bjinho, não beijinho) e eu enxoto-o com um ai, claro. Santa paciência XD

    ResponderEliminar
  20. Gostei do post e da receitinha também. Também tenho uma irmã mais nova com 8 anos de diferença e no 1º parágrafo recuei 20 anos atrás..lol
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. :) Realmente o tempo passa sem darmos por ele :)
    As pessoas crescem e os hábitos também mas as receitas continuam. :D
    Esses muffins são uma otima sugestão para o lanche ... gostei muito :)

    Estive toda a manhã na cozinha para fazer algumas guloseimas... os teus biscoitos de pepitas foram uma delas :)
    Já o publiquei e coloquei o link no tópico respetivo... só tenho a dizer uma coisa... DELICIOSOS :)

    Bjokas e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Olá :) Os muffins ficaram fantásticos! Adoro bolos com courgette! Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Muito bonito o teu post <3 e os muffins também!

    ResponderEliminar
  24. Eu e o meu irmão temos mais ou menos a mesma relação. E embora cada um na sua casa, com as suas vidas, ele é e será smpre o meu bébé, caçula que precisa de uns açoites (mentirinha...) e eu dou-lhe carinhos!!!!
    Ele é o meu puto e eu adoro-o!, mesmo quando só faz asneiras!!!!!!

    beijinhos, Sweet

    ResponderEliminar
  25. E pronto fiquei com uma lagrima no olho... Tambem tenho um irmão, mas a vida nem sempre corre de feição... E infelizmente nao somos próximos :-(
    Mas fico muito feliz por ti!! Claro!!
    Adorei a tua receita. Courgete e chocolate é divinal!

    ResponderEliminar
  26. Que post lindo com palavras carinhosas e emotivas de laços familiares! Os muffins são o máximo...nham...nham.
    Beijinhos e Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  27. Olá Joana,

    Que bom irmãos unidos... as minhas filhotas são assim :) e espero que assim continuem

    Hmmm "quase" que sinto o cheiro dos muffins


    bom fim de semana e bom estudo
    Paula

    ResponderEliminar
  28. Bommm se tu dizes que não se sente o sabor eu acredito :D E assim já comia nhami nhami =D
    E é tão bommm dois maninhos serem assim amigos, o meu irmão agora também é aquele que dorme até mais tarde cá em casa eheh

    Bom fim de semanaaa

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  29. Já há uns tempinhos que não introduzias a courgette em receitas doces! :) Confesso que ainda não experimentei, mas acredito que fique bom, que eu gosto de misturas inesperadas.
    Com o passar do tempo também comecei a acordar cada vez mais cedo.. será sinal da idade? ;)

    Beijinhos e bom fds

    ResponderEliminar
  30. Olá :D
    Antes de mais dizer-te que me senti nostálgico ao ler o que escreveste porque, de uma forma um pouco diferente, também me revejo nas tuas palavras :)
    Os muffins têm um aspecto delicioso e acredito que devem ter feito as delicias do teu maninho :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  31. Eu uso muito courgette na sopa, mas estes vou experimentar!! Bom fim de semana ;)

    ResponderEliminar
  32. Tudo mudo e no entanto há sentimentos que permanecem e são fortalecidos com o tempo!

    ResponderEliminar
  33. que post bonito e sincero :) e que muffins de aspeto delicioso ;)

    ResponderEliminar
  34. um post perfeito!!

    que devemos dizer a quem mais gostamos o quanto os amamos...!!

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  35. Olá Joaninha !
    Que bonito o que aqui escreves e partilhas, adorei !
    Quanto aos bolinhos, hummm, parecem ter ficado uma delicia !
    Muitos beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  36. Estes muffins ficaram bem bonitos e perfeitinhos ...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  37. Estes já cá cantam! :-) Provados e aprovados, vão servir de lanche para o meu marido levar para o trabalho durante a semana! Adorámos!!!

    ResponderEliminar
  38. Oh que coisa mais linda. Que maninha mais querida e fofa!!
    Adoro courgette em bolos e estes muffins parecem ser magníficos!
    Beijocas,
    Lia.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />