2 de fevereiro de 2013

Fettucine com frango e ervilhas e dicas de sobrevivência para principiantes na cozinha :D

Quando eu vim viver para Lisboa sozinha não sabia sequer grelhar um bife. A única coisa que sabia cozinhar era arroz branco, e por isso sobrevivi durante meses a comer chocapics, sandes, croquetes, refeições congeladas e, como não podia deixar de ser, arroz branco (a propósito, o meu arroz branco é, modéstia à parte, delicioso). 


O meu gosto por cozinhar não surgiu por geração espontânea: pelo contrário, foi fruto de vários meses de tentativas frustradas e pratos simples e pouco originais. Talvez por isso, não sou propriamente a melhor pessoa a quem pedir conselhos sobre como conciliar a alimentação saudável com essa grande aventura que é começar a viver sozinho


No entanto, já recebi bastantes mails a pedir sugestões de pratos simples e saudáveis para quem está a dar os primeiros passos na cozinha

É claro que podem sempre optar pelos grelhados, por pratos com massa (como a esparguete à bolonhesa) ou até por experimentar fazer hambúrgueres ou almôndegas. Mas, na minha opinião, o que realmente faz as delícias de um principiante na cozinha é um prato de um tacho só. Pouco trabalho e pouca louça para lavar depois, mas com um resultado reconfortante e cheio de sabor - acreditem, não há melhor do que isto :D 

 

Este prato é dedicado à Alexandra, que com os seus mails cheios de perguntas me faz sempre sorrir :D Também ela é uma principiante na cozinha, a quem eu espero que esta receita seja muito útil :D 

Fettucine com frango e ervilhas

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de peito de frango cortado em cubos;
* 150g de fettucine; 
* 100g de ervilhas congeladas; 
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Meio tomate picado (usei congelado);
* Quatro colheres de sopa de molho de tomate; 
* Água q.b.; 
* Uma colher de sopa de pimentão-doce;
* Uma colher de chá de paprika;
* Uma colher de chá de manjericão;
* Uma colher de chá de mistura de especiarias italianas; 
* Uma pitada de sal; 
* Uma pitada de piri-piri;
* Um fio de azeite. 

Confecção:

* Refogar o fio de azeite com a cebola picada, o alho picado e o tomate picado; 

* Juntar o frango e deixar refogar;  

* Temperar com o pimentão-doce, a paprika, o manjericão, o sal, o piri-piri e a mistura italiana;

* Acrescentar as ervilhas;

* Juntar o molho de tomate

* Acrescentar o fettucine e cobrir com água; 

* Tapar a panela e deixar cozinhar durante aproximadamente meia hora, juntando mais água se necessário

 
 

Simples, delicioso, e num tacho só :D

Façam das especiarias os vossos melhores aliados para tornar a comida mais saborosa e optem por usar ingredientes já cortados e congelados, como o alho, a cebola e o tomate. Assim poupam ainda mais tempo :) Podem procurar outras receitas rápidas e fáceis no meu índice de receitas

Espero que gostem :D 

Tenham um óptimo fim-de-semana, e não se esqueçam de continuar a participar no meu desafio das bolachas! :D O meu muito obrigada a quem já participou :D 

25 comentários:

  1. Olá!
    Uma boa proposta para principiantes ou para quem não tem muito tempo para preparar uma refeição!
    beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  2. Ainda hoje gosto de receitas de um só tacho para não sujar loiça :)
    Esse fettucinne ficou bem apetitoso!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Esta receita é muito simples, mas tão saborosa! :D
    Certamente quem se inicia na cozinha, se comesse assim logo um pratinho destes, não largava a cozinha! :p

    ResponderEliminar
  4. Esta receita parece mesmo boa! eu adoro o frango com as ervilhas, mas o M não gosta de ervilhas por isso raramente faço. Tenho de fazer só para mim :)
    Bom fim de semana!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. :D:D obrigada que honra!! vou experimentar (logo a seguir ao - teu - chili que vou fazer hoje... Espero que corra bem :/) e às bolachas perfeitas (vou ter de experimentar, mesmo sem saber se contam como "simples" ! :) ) e obrigada pela tua paciencia a responder aos meus e-mails (às vezes tenho medo de te chatear :/). :) bom fim de semana !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens nada que agradecer Alexandra :) Eu gosto de receber os teus mails ;)

      Por acaso esta semana que vem vou publicar novamente a minha receita de chili ;) Fizemos na Sexta-feira mexicana passada e ficou mesmo uma delícia :) Espero que gostes também! :) Boa sorte :D

      Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

      Eliminar
  6. :D:D obrigada que honra!! vou experimentar (logo a seguir ao - teu - chili que vou fazer hoje... Espero que corra bem :/) e às bolachas perfeitas (vou ter de experimentar, mesmo sem saber se contam como "simples" ! :) ) e obrigada pela tua paciência a responder aos meus e-mails (às vezes tenho medo de te chatear :/). :) bom fim de semana !

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana!
    Tenho uma pergunta, onde compras a cebola e o alho picados congelados?

    Da minha experiência de cozinha na vida universitária, tenho a dizer que sempre comi "comida a sério", levo sempre sopa já feita e preparados de carne também já cozinhados, depois é só fazer massa ou arroz ou batatas cozidas e está! Coisas que também se fazem muito rapidamente são lombinhos de frango ou peru, dá para grelhar muito rápido e lombinhos de pescada a mesma coisa... Quanto aos legumes, ou levamos alface pronta, ou grelos cozidos congelados ou cozemos bróculos...
    Talvez um dia me canse disto e aí vou ter que arranjar inspiração para fazer novas receitas!!

    Muitos Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida! :)

      Pois, a minha questão é que como sempre vim para Lisboa de comboio não tinha muito espaço na mala para trazer comida, e então era raro trazer comida de casa (tirando a sopa). Mas sim, quando comecei a cozinhar as minhas refeições eram mais à base de bifes de frango e de peru grelhados ;) O meu objectivo era mesmo sugerir algo mais elaborado, mas mesmo assim muito simples ;)

      O alho e a cebola eu compro no Continente, na parte dos legumes. Há lá várias marcas, e eu compro da marca Continente. Poupa imenso trabalho ;)

      Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

      Eliminar
  8. Gostei da tua sugestão, bem fácil, rápida e apetitosa, uma maravilha!

    ResponderEliminar
  9. Olá :)
    Acho que é uma excelente sugestão para quem começa a dar os primeiros "passos" na cozinha :)
    Tem um aspecto delicioso e vê-lo antes do almoço está a fazer-me fome :)
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  10. Eu sou fã de receitas de um tacho só: além de reconfortante, rende bastante, poupa-se na gordura e é uma ótima maneira de incorporar legumes nas refições. Adorei a simplicidade. Beijo

    ResponderEliminar
  11. Eu adoro estes pratos ;)
    O meu irmão quando foi de erasmus não fazia nada, só ovos mexidos! :) aprendeu! Tem é que se ser desenrascado!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  12. Obrigado por partilhares a receita, pq tem um aspectozão *.*
    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Bem apetitosa esta massa.
    Também tive que cozinhar muitas vezes só paramim, mas tive mais sorte porque sempre fui muito curiosa em relação à culinária e andava sempre de volta da minha mãe para aprender. Mas lembro-me que a 1.ª vez que fiz batatas fritas sozinha acabei por as comer cruas :-)

    ResponderEliminar
  14. Olá! Eu também sou apologista do: quanto menos loiça sujar melhor... :) Até porque eu sou daquelas pessoas que vai lavando a loiça ao mesmo tempo que cozinha só para depois não ter de lavar tudo ao mesmo tempo (ainda não há máquina de lavar para os meus lados!).

    Faço muitos pratos semelhantes a este.

    Beijinhos e bom resto de f-d-s

    ResponderEliminar
  15. Adoro pratos de massa, o teu para além de ser bem colorido, ´deve ser muito bom, bjs.

    ResponderEliminar
  16. Que sugestão deliciosa :)

    Quanto ao desafio, não posso participar pois de momento não tenho forno! Apenas um "microondas/forno" que não faz nem de um, nem de outro :(

    Obrigada pelo convite!! :)

    ResponderEliminar
  17. Excelente post! :) Bem sei o que é iniciar na cozinha! Ao inicio também não sabia fazer nada... Até que quando dei por mim estava com um marido esfomeado sentado à mesa :D LOL
    Tive que aprender... Muitas tentativas frustradas, muitas desilusões, mas é assim mesmo. Ainda hoje há erros na cozinha :)
    Beijinho e que a Alexandra não desista da cozinha :)

    ResponderEliminar
  18. Hummm!! Esse prato ficou bem ao meu gosto... massa e muita especiaria :P
    Bjs e bom domingo

    ResponderEliminar
  19. Olá... Eu chegando de fininho e invadindo seu cantinho...

    To passando para divulgar um sorteio lá no meu blog, se você curti unhas decoradas, passa lá

    http://cutetapemeasure.blogspot.com.br/2013/01/sorteio.html#more

    Beijinhos Cute;*

    ResponderEliminar
  20. La se vai o ginásio todo ao ar... Já tenho jantar que bom aspectooooo!!!!

    http://rainhadofashion.blogspot.com

    ResponderEliminar
  21. Que prato magnífico e delicioso!
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  22. Que ótimo aspeto que tem e bem acessível de se fazer :D
    Acredita, comida de só de um tacho é qualquer coisa de bom!
    Beijinho*

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />