3 de fevereiro de 2013

Doce de frutos silvestres com merengue, e nada é aquilo que parece.

Esta é a história de um tutor que eu já tive. Para proteger o seu anonimato chamar-lhe-ei 'Dr. Cocó' - até porque é o que lhe chamo na minha mente de qualquer das formas. 

O Dr. Cocó foi o meu pior tutor de sempre. Deixava-me sozinha, ignorava-me, maltratava-me, alternava entre o desaparecer durante dias e o aparecer e dar-me imenso trabalho, dizia mal de tudo o que eu fazia, nunca ficava satisfeito e no fim ainda me deu má nota naquela que é a cadeira mais importante do curso a nível de créditos. No serviço onde eu estava ninguém gostava nada do Dr. Cocó, mas não havia nada a fazer: ele era o Director de Serviço e toda a gente tinha de lhe obedecer. 

Eu considero-me boa pessoa: os meus pais educaram-me a não julgar os outros, a ser bem educada, a ajudar quem precisasse e a respeitar quem está acima de mim. Mas confesso que o Dr. Cocó fez surgir o pior de mim, e durante aquelas intermináveis oito semanas eu odiei-o com todas as minhas forças. 

Nunca tinha sentido isso em relação a ninguém, e desde então nunca mais voltei a sentir. Aprendi que o ódio não resolve nada, que as emoções negativas que sentimos só nos afectam a nós e àqueles de quem mais gostamos, e que as más energias só nos tornam pessoas amarguradas. 

Dois anos depois, voltei ao serviço onde está o Dr. Cocó. Ele já não é o meu tutor, mas cruzo-me com ele praticamente todos os dias. Ele olha para mim, com o seu ar de avôzinho simpático e bonacheirão, e não me reconhece. E eu penso que realmente nada é aquilo que parece :)


Esta é também a história deste doce de frutos silvestres com merengue. A ideia surgiu mal vi as tacinhas merengadas do blog '7gramas de ternura', e logo decidi adaptar a receita e usar frutos silvestres.  

Parece uma bomba calórica, mas não é. Parece pouco saudável, mas não é. Parece algo elaborado, mas não é. Simplesmente não é nada daquilo que parece :D 


Doce de frutos silvestres com merengue (receita adaptada do blog '7gramas de ternura')

Ingredientes:

* 300g de frutos vermelhos congelados;
* 125g de framboesas;
* Duas colheres de sopa de açúcar;
* Sumo de um limão;
* Três claras;
* Três colheres de sopa de açúcar.

Confecção:

* Cozer os frutos vermelhos e as framboesas com o açúcar e o sumo de limão;

* Passar com a varinha mágica e deixar arrefecer;

* Bater as claras em castelo bem firme e adicionar o açúcar, continuando a bater;

* Colocar o doce de frutos vermelhos num tabuleiro (ou em taças individuais) e cobrir com o merengue;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante dez minutos. 





Este fica um doce simples mas delicioso, onde o sabor intenso dos frutos vermelhos combina na perfeição com o sabor suave do merengue :D Fez as delícias da família depois do almoço de Domingo passado, e não sobrou nem um bocadinho :D 

Até amanhã! :D 

Podem espreitar o meu desafio aqui! :D   

31 comentários:

  1. Uma bela receita, precedida de uma bem contada história :) Parabéns Joana, que os Dr. Cocó desta vida, não te desviem do teu foco e dos teus talentos. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá de novo, Joana. Estive a ler uns posts mais antigos, e vi que gostas de pasteis de Chaves. Deixo-te aqui um link de um sitio em Lisboa onde podes encontrá-los. Ainda não fui lá, por isso não posso dar-te a minha opinião sobre a sua qualidade. Beijinhos
    http://expresso.sapo.pt/pasteis-de-chaves-a-conquista-de-lisboa=f781603

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Joana!
    Adorei esta receita :) É mesmo simples e parece deliciosa!
    Vou experimentar no verão!!
    Tem um bom domingo!!

    PS: Ainda não me esqueci do teu desafio. Ainda não tive tempo mas vou participar :)

    ResponderEliminar
  4. Que óptima sugestão de sobremesa bem saudável...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Olá :D
    Aiiii que coisinha mais apetitosa e parece mesmo fácil de fazer. Esta semana não tenho tempo, mas no proximo fim-de-semana acho que não me escapa :D
    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
  6. Belas receitas!

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Joanaaa, as bolachas com pepitas estão a sair do forno! :)
    Também eu tive uma Dra. Poop que acho que não vou perceber nunca. Não a odiava com todas as forças do meu ser mas fez-me ir muito abaixo e duvidar de mim. No final elogiou o meu trabalho (mas deixou-me sem saber se estava a fazer as coisas bem ou mal durante todo o semestre...sem necessidade nenhuma mas pronto) e deu-me boa nota. Cruzamo-nos uma vez na rua, eu disse olá boa tarde e não tive resposta, mas não faz mal, no mesmo semestre tive outra professora que só me fez bem e ainda hoje falamos quase todas as semanas :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei a receita! :)

    Essa história fez-me lembrar a de uma orientadora que também tive... Posso dizer que estive em "sofrimento" durante 6 semanas, mas realmente nem tudo é o que parece...

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Uma sobremesa simples e deliciosa! Uma provo de que nem tudo é mesmo aquilo que parece!
    beijinhos
    paula

    ResponderEliminar
  10. adoro adoro adoro adoro adoro merengados...
    quando vi a foto miniatura de um post novo pensei "huuuuu, merengadooooo"
    e sim, o merengado pode ser uma coisa saudavel, como esse teu.... (já uma tarde de maça é dos deuses e nao é saudavel... lool)

    se calhar o Dr. Cocó até é um bom avozinho.... paraos netos... lool
    para vocês nao :P

    Beijinos grandes e bom domingo :D

    ResponderEliminar
  11. Querida Joana, na nossa vida aparecem pessoas com o condão de nos tirarem do sério e nos fazerem sentir inuteis, e suponho que a razão seja, em primeiro por serem frustradas, porque alguem que se satisfaz a mal tratar outro e a não ensinar para ter o prazer de repreender, só pode ser frustrada, em segundo porque veem-nos como uma ameaça devido ao nosso potencial, infelizmente a sociedade tornou-se uma selva, na qual existem os mais diversos eufemismos para aniquilar os nossos pares. E pelo qe vejo agora estão de igual para igual, e quem sabe até um dia os papeis não se invertem :P
    Mas falando do teu doce maravilhoso, adorei a facilidade e rapidez desse doce, e ficou com um aspecto super delicioso:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  12. Joana acho que todos nos temos um Dr coco nas nossas vidas :-!
    Bem! Quanto a receita, adorei! Gostei mesmo muito! Um aspecto divinal!

    ResponderEliminar
  13. Adoro frutos vermelhos. Esse doce deve ter ficado divinal.
    Bom domingo
    Bjkas

    ResponderEliminar
  14. Infelizmente, praticamente todas as pessoas encontram um "Dr coco" nas suas vidas, seja na faculdade, seja no trabalho! Há alguém por ser frustrado, mal-amado ou qualquer motivo maltrata e rebaixa os outros... Há que levantar os olhos e caminhar em frente!
    O doce é super rápido de fazer e uma delícia! Quem me dera ter provado :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Awww, o Dr. Cóco amoleceu... eheh ;p Mas é bem verdade, as emoções negativas só nos afectam a nós, embora nem sempre seja fácil controlar. Também tive uma Dra. Cocó na minha vida (neste caso, Prof. Dra. Cocó). :)
    E eu adoro este tipo de doces meregados, é tão leve e desfaz-se na boca, mhmmmm.... :)~~~(=baba)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  16. Maravilha!!
    Um dia deste experimento mas com curd de limão. Parece bem :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Joana,
    O que vou escrever vai parecer-te a chamada filosofia de botequim, mas o certo é que há pessoas que aparecem na nossa vida por uma razão determinada e o Dr. Cocó apareceu na tua, para te fazer sentir o ódio que nunca tinhas sentido e para te fazer concluir que não vale a pena odiar ninguém. Secalhar, o Dr. Cocó reconhece-te, mas sente tanta vergonha, que prefere fingir que não te conhece. Será?
    Quanto a esta sobremesa, sem comentários, pois é mesmo à minha medida e acenta-me que nem uma luvinha!
    Beijinhos e resto de excelente Domingo,
    Lia.

    ResponderEliminar
  18. Joana,
    infelizmente a gente encontra todo de tipo de pessoas em nossas vidas,
    as boas a gente guarda no coração, as más a gente joga fora e não
    tenta lembrar pois só machucam.
    A sua pra ficou perfeita, amo frutos vermelhos!

    Beijão

    ResponderEliminar
  19. Estou convencida! Agora para terminar bem o domingo, ia já um bocadinho.

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana: esta receita realmente não é o que parece.Parece complicada e altamente calórica e é exatamente o contrário.Uma delícia.
    Quanto ao dr Cocó ( adorei,ehehe) há pessoas que nem valem o nosso esforço e o melhor mesmo é ignorá-las.
    Bjs e já estou a seguir-te. Se gostares, vem também visitar-me e ser minha seguidora.
    Márcia

    ResponderEliminar
  21. Que receita tão simples! Não fazia ideia!! E deve ser deliciosa, ao contrário do Dr. Cocó que de delicioso não devia ter nada. Há pessoas mesmo mesquinhas, irra!

    ResponderEliminar
  22. Infelizmente todos temos Dr. Cocós na nossa vida!
    Mas nada como uma sobremesa assim apetitosa para superar!

    ResponderEliminar
  23. Olá Joana!
    Realmente nada é aquilo que parece :)
    E a receita é bem simples de se fazer. E esta lindíssimo! Bem saboroso de certeza.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Parece ser uma delicia, e realmente é ! Às vezes as coisas até são aquilo que parecem =P
    Quanto ao Dr. Cócó, só é pena que haja tantos Drs. Cócos por ai espalhados Joana, mas concordo contigo, temos de elevar os valores que nos foram ensinados e passar por essas pessoas com um sorriso na cara e sem maldade no coração =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ena, isto tem absolutamente tudo para ser bom :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  26. Adoro este tipo de sobremesas: simples, rápido e fácil de fazer, deliciosas e com um contraste de sabores fantástico!!!

    Beijinho e boa semana! :)

    ResponderEliminar
  27. Ficou muito bonito e deve ser uma bela gulodice

    ResponderEliminar
  28. E durante o curso só te cruzaste com UM dr. Cocó? Que sorte então! (Não andámos pelos mesmos hospitais, de certeza :P ) **

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />