5 de janeiro de 2013

Pão de sementes com pinhões e sultanas e o meu regresso :D

Cá em casa estamos absolutamente rendidos ao pão caseiro feito na máquina de fazer pão: pode não ser um processo particularmente rápido, mas permite termos pão quentinho à hora que quisermos e com os ingredientes que mais gostarmos :D 

No dia de Natal o meu pai fez este pão de sementes com pinhões e sultanas. Eu confesso que sempre achei que os pinhões eram um fruto seco aborrecido, sem grande sabor e com uma consistência estranha, mas compreendi finalmente o porquê de todo o entusiasmo à volta deste ingrediente: o pão ficou mesmo extraordinário :D  

Pão de sementes com pinhões e sultanas

Ingredientes:  

* 280ml de água morna;
* 500g de preparado para pão de sementes da Branca de Neve;
* 50g de pinhões inteiros;
* 40g de sultanas.

Confecção: 

* Juntar a água e o preparado para pão de sementes na máquina de fazer pão e programar para o programa desejado (cá em casa usamos o programa básico com crosta média);

* Quando a máquina apitar juntar os pinhões e as sultanas;

* Em alternativa, juntar os ingredientes e amassar à mão, deixando a levedar durante duas horas num recipiente coberto com um pano e num local quente;

* Colocar numa forma para pão e levar ao forno durante meia hora, ou até a crosta começar a ficar tostada (não testámos este método).



Ontem cheguei do Alentejo, mesmo a tempo de celebrar o meu aniversário amanhã! :D 

Eu já aqui disse algumas vezes que adoro viajar, mas desta vez soube-me mesmo bem voltar para casa :D Na Segunda-feira começo a mostrar-vos as fotos de Viena :D

Até amanhã :D

11 comentários:

  1. que bom aspeto, bela receita :)
    bom fim-de-semana!
    beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Pinhões são tão bons *-* Esse pãozinho deve ser delicioso!
    Beijinho e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro pinhões!! Quando era pequena ia à mata buscar pinhas e tirava-lhes os pinhões para comer!! Era tão bom!!! Esse pãozinho tem mesmo bom aspeto!!! Beijocas!!

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que estas de volta :D
    experimentei as tuas trufas, ficaram muito boas!

    ResponderEliminar
  5. Que pão óptimo!! Eu gosto muito de pinhões :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Olá :D
    Bem-vinda de volta. Já sentia a tua falta :)
    Espero que tenha corrido tudo bem e estou desejoso de ver por aqui as novidades :D
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  7. Joaninha, estou neste preciso momento a cozer pão de passas e banana desidratada (uma mistura que já cá andava há montes de tempo) na minha nova máquina de fazer pão. Também estou rendida ao pão caseirinho. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá! Eu adoro pinhões! São é uma chatice para partir e depois têm pouco para comer... mas se já vierem descascadinhos... :) Não ligo é muito a sultanas (só nos treinos, porque diz que dão energia :p)

    Acho que viajar é bom e a sensação de voltar a casa também. :)

    Beijinhos e bom f-d-s, sobretudo amanhã! ;)

    Venham de lá essas fotos!! :D

    ResponderEliminar
  9. Boa noite! Ficou, de facto, um pão com um aspecto delicioso! E nada melhor do que uma fatia de pão quentinho, não é?
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Estou ansiosa por ver as fotos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Vou querer experimentar esta receita, parece-me bem a combinação de ananás e coco em compota! :D
    Eu ofereci açúcar aromatizado com limão e licor de canela, entre tantos outros presentes feitos na máquina de costura!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />