16 de janeiro de 2013

Almôndegas de peru aromáticas, um prato muito apreciado cá em casa :D

Eu adoro a minha comida. 

Gosto muito da comida do meu pai, gosto muito da comida da minha avó, gosto muito da comida que tenho oportunidade de experimentar quando viajo. Mas a minha comida é minha, e é para mim a comida mais reconfortante do mundo. 

A minha comida faz-me sentir quentinha nos dias frios, faz-me sentir feliz e realizada e faz-me querer sempre superar-me e ser melhor. Cozinhar é para mim uma forma de relaxar depois de um dia difícil, de me abstrair dos problemas, de sonhar com novos horizontes e de testar novas ideias. 

E eu tenho sempre tantas novas ideias. São tantas, que não tenho tempo para as testar a todas. São tantas, que por vezes me esqueço que no passado também houve ideias igualmente boas. Como as almôndegas de peru, um prato já antigo cá em casa mas que raramente é repetido porque estou demasiado ocupada a testar novas ideias. 

Por isso hoje, só por hoje, vou fazer uma pausa. Vou arrumar o bloco de notas onde escrevo as receitas. Vou arrumar a balança de cozinha. E hoje, só por hoje, vou dedicar-me a um prato antigo. Sem receitas, sem apontamentos e sem medidas, apenas com o olfacto, o paladar e muito, muito amor :D

 

Almôndegas de peru aromáticas

Ingredientes (para duas pessoas):

* 250g de peito de peru picado;
* Alho picado (usei congelado);
* Cebola picada (usei congelada);
* Salsa picada;
* Pimentão doce, piri-piri, paprika e manjericão;
* Uma pitada de sal;
* Um fio de azeite;
* Três ou quatro rodelas de chouriço de porco preto (opcional); 
* Meia chávena de molho de tomate;
* Meia chávena de vinho verde;
* Meia chávena de água.

Confecção:

* Numa tigela misturar o peito de peru picado, o alho, a cebola, a salsa, o pimentão doce, o piri-piri, a paprika, o manjericão e o sal;

* Amassar bem e fazer bolinhas com o tamanho desejado;

* Aquecer um fio de azeite na frigideira e juntar as rodelas de chouriço;

* Deixar refogar e juntar as almôndegas;

* Acrescentar o molho de tomate, o vinho verde e a água e deixar cozer; 

* Acompanhar com arroz ou esparguete. 




Até amanhã :D

25 comentários:

  1. Adoro almôndegas e estas de peru ficaram fantásticas! É uma carne mais magra, saudável, óptimas!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana!
    Uma comidinha caseira e bem feita é tudo de bom e quando a gente faz com carinho melhor ainda!
    Seu prato ficou super apetitoso e tem gostinho de quero mais, hummmmmmm!
    Bela receita!
    bjs

    ResponderEliminar
  3. E que bonitas as tuas almondegar e o teu texto! :)
    Eu gosto da minha comida, mas nao é a minha favorita.
    cada prato tem um cozinheiro especifico. ou a minha avó, ou a minha mãe, ou a minha irmã :)

    Beijinhos grande e espero que estejas melhorzinha ***

    ResponderEliminar
  4. Que almôndegas apetitosas...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso da tua sugestão, não admira que seja tão apreciada!

    ResponderEliminar
  6. Almmôndegas são dos pratos que mais me conforta! :)*
    Tão boas que devem ser essas!*

    ResponderEliminar
  7. Yummy!Também ia gostar muito destas almôndegas :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Joana
    Que belas almôndegas nos apresentas...que rica receita e que aspeto divinal!! Uma receita bem do meu agrado ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Estão cheias de bom aspecto as tuas almondegas amiga! É bom inventar e experimentar coisas novas, mas também é bom comer e recordar o que é antigo, sabe sempre bem!!! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  10. Adoro almôndegas e têm tão bom aspeto estas. Parecem ovinhos no ninho. Beijo

    ResponderEliminar
  11. Excelente sugestão! Também já fiz umas almôndegas de peru com uma receita do site BBC Good Food mas parece-me que a tua receita é mais o meu género. :-)

    ResponderEliminar
  12. E já agora, deixo-te aqui um desafio:

    http://cozinharsemlactose.blogspot.pt/2013/01/aguadito-de-frango-e-um-desafio.html

    ResponderEliminar
  13. OI Joana,
    Também sou assim. Tenho tantas receitas e são tantas as opções que a gente fica até confusa na hora de escolher.
    Òtima essa sugestão.
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  14. Olá, Joana! Gostei muito destas almondegas caseiras e reconfortantes!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Esta sim a filhota vai adorar!!! ;) Bjocas

    ResponderEliminar
  16. Às vezes o aconchego de algo simples e familiar é o melhor. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Já não como almôndegas há anos! Mas gosto muito :D

    Eu gosto da minha comida, mas não adoro. Talvez porque, no dia-a-dia, cozinho sempre as mesmas coisas, e como cozinho só para mim... Mas a minha mãe é uma cozinheira de mão cheia!

    Beijinho e obrigada pelas palavras*

    ResponderEliminar
  18. Adoro almondegas mas de peru nunca fiz .
    Achei as tuas uma delicia, ficaram tão perfeitas.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Menudo platazo, el cual me encanta, que colorcito, besos
    Sofía
    milideasmilproyectos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Nunca experimentei , mas devem ficar muito boas. beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Essas almôndegas parecem tão deliciosas *-*
    Quero uma... ou duas... Manda todas que é melhor :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  22. Que tentação!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  23. Huuummm..que aspecto delicioso! Acho que essas vou já testar para a semana que vem. beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />