Eu tinha doze anos quando vi a minha primeira ópera, a 'Carmina Burana' no Coliseu do Porto, e fiquei absolutamente maravilhada com todas aquelas vozes intensas e poderosas.
A Carmina Burana não é uma ópera fácil: é cantada em latim e não tem propriamente uma história ou um fio condutor, uma vez que foi baseada num pergaminho encontrado na Alemanha em 1803 que continha vários poemas e canções medievais sobre o destino, a sorte, a natureza e o amor.
Na altura passei meses fascinada pelas músicas da ópera, algumas das quais cheguei inclusivamente a saber de cor. A minha música preferida era sem dúvida a 'Fortuna Imperatrix Mundi', uma música sobre o poder do destino na determinação da nossa vida. Já vi outras óperas entretanto mas confesso que nenhuma me marcou tanto como esta, possivelmente por ter sido a primeira a que assisti :)
Recordo-me que nesse dia engolimos o jantar à pressa para conseguirmos chegar a horas ao Coliseu, por isso quando saímos à meia-noite estávamos absolutamente esfomeados. Decidimos ir à Cervejaria Galiza no Porto e pedimos um 'Um mais um' para todos.
Eu nunca tinha comido um 'Um mais um', mas fiquei completamente rendida e desde esse dia que o 'Um mais um' é um dos pratos que eu mais associo à minha cidade. Pode parecer um simples hambúrguer mal passado e cheio de alho dentro de um pão, mas para mim é muito mais do que isso: é um prato que com uma dentada apenas me traz memórias aconchegantes do passado :)
Um mais um, ou muito mais do que um hambúrguer no pão
Ingredientes (para duas pessoas):
* 250g de carne de vaca picada (peço para picarem carne de boa qualidade no talho);
* Duas fatias de queijo flamengo;
* Dois pães rústicos;
* Um tomate às rodelas;
* Alho picado (bastante);
* Cebola picada;
* Um fio de azeite;
* Pimentão-doce, paprika, piri-piri, manjericão e uma pitada de sal;
* Mostarda ou ketchup.
Confecção:
* Juntar a carne de vaca picada com o alho, a cebola, o pimentão-doce, a paprika, o piri-piri, o manjericão e uma pitada de sal e misturar bem;
* Formar dois hambúrgueres altos com as mãos e grelhar num fio de azeite (é importante que o hambúrguer fique mal passado);
* Montar os hambúrgueres, colocando uma metade do pão, as rodelas de tomate, o hambúrguer e a fatia de queijo e a outra metade do pão (se necessário prender com palitos);
* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante aproximadamente dez minutos ou até o pão ficar tostado e o queijo derretido;
* Acompanhar com mostarda ou ketchup a gosto.
Este hambúrguer fica igualzinho ao da Cervejaria Galiza, e é verdadeiramente maravilhoso :D
E por falar em música, no Domingo assisti ao concerto dos Xutos & Pontapés no Campo Pequeno :D A abertura foi feita por uma banda também maravilhosa, os Capitão Fausto :) Gostei imenso e diverti-me, cantei e dancei muito :D Deixo-vos aqui com algumas fotos:
E por falar em música, no Domingo assisti ao concerto dos Xutos & Pontapés no Campo Pequeno :D A abertura foi feita por uma banda também maravilhosa, os Capitão Fausto :) Gostei imenso e diverti-me, cantei e dancei muito :D Deixo-vos aqui com algumas fotos: