10 de dezembro de 2012

Bolinhas de espinafres e grelos com queijo e a minha adoração por partos :D

Há poucas coisas no mundo mais bonitas do que o nascer de uma nova vida, e eu já tive o privilégio de assistir a bastantes momentos assim. 

Quando eu fiz pela primeira vez o estágio de Obstetrícia uma das coisas que mais me surpreendeu foi o quão bonito era assistir a um parto. É claro que a maioria dos meus amigos não partilha esta opinião, mas garanto-vos que é incrível ver surgir uma nova vida, assistir ao primeiro choro e ver os olhares de felicidade na cara dos pais. 

Assistir a partos foi provavelmente aquilo que mais me marcou durante todo o curso. Durante o meu estágio não foram poucas as vezes em que chorei de emoção, prendi a respiração de expectativa, rezei para que tudo corresse bem ou sorri de alívio, e agora ando nas nuvens porque vou poder repetir novamente a experiência :D

Durante o próximo mês vou fazer duas semanas de Ginecologia seguidas de duas semanas de Obstetrícia. Confesso que não estou muito entusiasmada para as próximas duas semanas porque gosto muito mais de Obstetrícia, mas por outro lado hoje passámos a manhã no bloco operatório, algo que eu também aprecio bastante :)

Este prato surgiu num momento de pura inspiração, quando saltitava pela cozinha em busca de uma refeição vegetariana para o meu almoço. E ao fazê-lo não pude deixar de sorrir, enquanto pensava que daqui a nada vou poder ver partos novamente :D

 

Bolinhas de espinafres e grelos com queijo 

Ingredientes (para seis bolinhas):

* 200g de folhas de espinafres baby;
* 50g de folhas de grelos;
* 30g de queijo mozzarella ralado.  
* Um ovo;
* 30g de farinha de aveia;
* 20g de sementes de linhaça moídas;
* Alho picado; 
* Uma pitada de noz-moscada; 
* Pimentão-doce e uma pitada de sal;
* Um ovo; 
* Pão ralado q.b.

Confecção: 

* Cozer os espinafres e os grelos em água a ferver temperada com sal durante dois minutos;

* Retirar a água quente e passar os espinafres e os grelos por água fria para parar o processo de cozedura;

* Apertar bem os espinafres e os grelos para retirar o excesso de água; 

* Juntar o ovo, a noz-moscada e o alho e triturar com a varinha mágica; 

* Envolver a farinha de aveia, as sementes de linhaça e o queijo mozzarella ralado;

* Temperar com sal e pimentão-doce;

* Fazer bolinhas com o tamanho de nozes; 

* Passar as bolinhas pelo ovo batido e seguidamente pelo pão ralado, repetindo o processo novamente;

* Colocar num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante trinta minutos. 









E assim nasceram estas bolinhas :D Não são bebés mas também são pequeninas, deliciosas e bem cheirosas :D

Até amanhã :D

24 comentários:

  1. E que lindas que ficaram essas bolinhas :) O queijo deve ficar fantástico aí!
    Uma das minhas melhores amigas escolheu agora Ginecologia/Obstetrícia :) Também adora partos! E deve ser uma sensação óptima, a felicidade dos pais, uma criança tão pequenina, o choro...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Que ótimo aspeto :) Eu gostava de assistir a um parto mas por outro lado não sei se tenho estômago. :P

    ResponderEliminar
  3. Olá :D
    Adorei de como falaste dos partes e acho que é uma das partes que vou mais gostar :)
    Gostei muito de ver essas bolinhas de aspecto maravilhoso que te surgiram assim :D
    Se quiseres que mande um postalinho para ti, manda-me a morada por mail sff (o do blog ou o pessoal) :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana :)
    Realmente, assistir a um parto deve ser uma experiência fantástica! O surgir de uma nova vida, a felicidade dos pais e de quem está a ajudar a trazer esta nova vida ao mundo deve ser qualquer coisa de fenomenal.
    Quanto a essas bolinhas, acredito que estejam boas mas eu preferia-as sem espinafres :) Não gosto muito :)
    Tem um bom dia :)

    ResponderEliminar
  5. Essas bolinhas tem muito bom aspecto!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Achas que escreves para o boneco? duvido mesmo muito, tu és praticamente o meu livro de receitas lá em casa =D, ficas já a saber que o teu blog está gravadíssimo no meu ipad, quando quero fazer algo diferente, lá vou eu pesquisar na tua lista de receitas... acho que faço isso 1 vez por dia, juro-te! muitas vezes refiro no blog, como foi o caso da pizza, eu escrevi que as pessoas têm mesmooo que experimentar, porque me surpreendeu ser tão boa. Infelizmente, não tirei foto, mas sábado vou fazer novamente e espero mostrar... é mesmo muito boa! eu sou totalmente fã das tuas receitas...para além de muito saudáveis, o que mais gosto é que explicas como fazes e são, de facto, exequíveis :)

    Essas bolinhas também já vão para a lista =)!
    eu adorava assistir a um parto,mas acho que me sentia mal, sou uma piegas =P... mas que deve ser um momento mágico deve.

    beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,

    Bem apelativos, perfeitos para o meu jantar. De seguida um muffin de café com pepitas de chocolate e acompanhar o café um bombom

    :)
    bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  8. Gosto gostoooo mt destas bolinhas ehehe :) manda ai uma, ja bem nascida ehehe

    ResponderEliminar
  9. Olá Joana,
    você vai ser uma grande profissional, vc faz tudo com amor
    e carinho, se todos os médicos fossem dedicados assim como
    vc a saúde seria bem melhor.
    Amei os teus bolinhos, estão perfeitos!

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  10. que bom aspeto, adorei a receita! :)
    beijocas*

    ResponderEliminar
  11. É muito bonito alguém falar com tanta paixão daquilo que faz...

    Essas bolinhas ficaram mesmo apetitosas. Obrigada por partilhares estas receitinhas tãaao boas! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Olá! Só no teu blogue é que podemos comerçar a ler sobre o maravilhoso mundo da medicina e depois passar para o não menos maravilhoso mundo da culinária... Adoro! :)
    Costumava fazer umas bolinhas do género, mas com batata em puré e brócolos, também ficam bem bouas! (Dão é muito trabalho :p)

    Beijinhos e boa semana!***

    ResponderEliminar
  13. ai devem ser tão boas essas bolinhas... mnhammi :)
    o R. é enfermeiro e também já assistiu a alguns partos e diz que é um momento bonito. ele diz que não se envolveu muito, mas que tem a certeza de que quando for comigo vai ficar congelado de emoção x) bjiinho

    ResponderEliminar
  14. Eu cada vez que vejo um parto numa novela ou num filme, é choro na certa, por isso nem imagino como seria assistir ao vivo.
    Essas bolinhas envolvidas na farinha de aveia parecem-me bastante bem, como tudo o que tu fazes Joana =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. As bolinhas têm muito bom aspeto *-*
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Assistir a um parto deve ser maravilhoso, tantas sensações ao mesmo tempo.
    Essas bolinhas devem ser bem saborosas! Adorei a receita!
    Beijinhos querida*
    Boa semana :)

    ResponderEliminar
  17. ai meu deus, eu acho que se assistisse a um parto caía pró lado, ahahah

    ResponderEliminar
  18. Oh Joana...Antes de mais essas tuas bolinhas estão um "must"..

    Agora o parto. Quando penso em ter filhos, essa parte assusta-me imenso. Ter montes de gente com o nariz "no meio das pernas" assusta-me e as dores... tudo isso me assusta bastante.
    Mas para o ano queria começar a pensar a serio nesse projecto.
    Por isso tenho que te agradecer por essa perspectiva mais humana desse momento.

    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Joana F, só mesmo tu para conseguires conciliar "parto e bolinhas de espinafres e grelos" no mesmo post. Vês porque é que és diferente!? Tonta!
    Apesar de nunca ter passado por nenhum (lá chegará o tempo :))não é uma coisa que me assuste porque é realmente a parte humana e emotiva que acaba por sobressair no final.
    O meu pai tem bastantes espinafres agora. Boa oportunidade para fazer uso deles de uma maneira diferente.
    Já vi o teu mail :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. ahaha
    acreditas que quando eu fiz as bolinhas de alheira, e acrescentei espinafres me lembrei de fazer bolinhas só com queijo e espinafres? :D

    eu acho que desmaiaria a ver um parto...
    deve ser uma coisa mesmo... nem sei que dizer...

    Espero que corra muito bem, e ainda bem que estás numa coisa que te deixa muito feliz!!!

    Beijinhos grandes Joaninha

    ResponderEliminar
  21. Joana,

    Saltei para esse lado do écran para viver essa imensa felicidade que descreves ! :)
    Pode não ser algo muito bonito visualmente, até pela grande dor de ma mãe, mas é de facto um momento Belo da Natureza, dos mais Belos semão o mais.

    Percebo perfeitamente a tua satisfação, sou Mãe e sei da imensa felicidade que se vive nessas horas.

    Oxalá possas em breve e de novo voltar a viver esses momentos e um dia seres tu própria a ter essa fabulosa experiência.

    As tuas bolinhas estão fantásticas, Joana, adorei !

    Beijinhos grande :)

    ResponderEliminar
  22. Gostei tanto tanto destas bolinhas :)... Espectáculo!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />