2 de dezembro de 2012

Sachertorte ou bolo de chocolate de Viena para o meu pai :D

Eu sou, com todo o orgulho, uma autêntica menina do papá. Sempre fui

É com o meu pai que tenho as minhas memórias de infância mais felizes. Foi com o meu pai que joguei Super Mario Land ou Tomb Raider 3 durante as tardes dos fins-de-semana da minha infância. Foi o meu pai que me ensinou a andar de baloiço e de bicicleta. 

Foi o meu pai que me abraçou quando eu tive o meu primeiro desgosto de amor.

Foi o meu pai que me levou à escola quando mudei de escola no 10º ano e foi ele que me levou à faculdade no primeiro dia das matrículas. Foi o meu pai que chorou de emoção quando me viu a ser praxada, e que gravou o momento com o telemóvel para o partilhar com a minha mãe.

Isso faz de mim uma menina do papá infantil? É provável. Mas juro-vos, não há nada no mundo que me faça sentir tão aconchegada como o colinho do papá. Independentemente da idade que eu tenha e do quanto eu cresça, independentemente de já não viver em casa, independentemente de ter namorado. O colinho do meu pai é insubstituível :D

Ontem celebrámos o aniversário do meu pai. Depois de ter passado toda a semana a pensar no bolo de aniversário que ia fazer, a verdade é que eventualmente decidi fazer um bolo de chocolate de Viena, não fosse esse o nosso próximo destino de férias já na passagem de ano :D

 

Sachertorte, ou bolo de chocolate de Viena

Ingredientes: 

Para o bolo:

* 170g de manteiga; 
* 180g de chocolate para culinária com 70% de cacau; 
* 170g de açúcar; 
* Oito gemas;
* 120g de farinha sem fermento;
* Dez claras; 
* Duas colheres de sopa de compota de alperce

Para a cobertura:

* 225g de açúcar;
* 80ml de água; 
* 200g de chocolate para culinária com 70% de cacau. 

Confecção: 

* Bater a manteiga até ficar cremosa; 

* Derreter o chocolate em banho-maria;

* Adicionar o açúcar e o chocolate à manteiga e bater bem; 

* Juntar as gemas uma de cada vez, batendo no intervalo; 

* Acrescentar a farinha; 

* Bater as claras em castelo e juntar na massa, misturando suavemente com uma colher;

* Colocar numa forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 140º durante uma hora;

* Deixar o bolo arrefecer e cortar a meio; 

* Aquecer ligeiramente a compota de alperce e rechear o bolo; 

* Fazer a cobertura do bolo, misturando o açúcar e a água e levando a aquecer até formar o ponto de fio; 

* Derreter o chocolate em banho-maria e adicionar lentamente a água com açúcar; 

* Mexer sempre até a cobertura cobrir a colher de sopa; 

* Cobrir o bolo com a cobertura. 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

Optei por cobrir apenas a parte de cima do bolo com metade da cobertura e esfarelar a cobertura restante para fazer um efeito de crumble. Acho que ficou muito bonito :D

Ficou um bolo leve e saboroso, perfeito para quem aprecia bolos de chocolate suaves. A minha preferência vai mais para bolos mais intensos ou para sobremesas frutadas, mas a verdade é que cá em casa este foi um bolo muito apreciado :D Cantámos novamente os parabéns e o meu pai gostou muito do bolo :D

Para o jantar houve ainda polvo assado com alho francês acompanhado com risotto de polvo com vinho rosé :D A receita do polvo assado já está aqui no blog, e a receita do risotto sai amanhã :D 

Até amanhã :D 

23 comentários:

  1. O bolo está com belíssimo aspecto! Como sempre ;)
    Muitos beijinhos e bom domingo :)

    ResponderEliminar
  2. Bom dia :D
    Antes de mais parabéns ao pai :D
    Com quem então és menina do papá. Deixa lá, eu sou menino da mamã, sempre fui e sempre serei :P
    Que bolinho mais lindo, não sobrou uma fatia para mim?
    Beijinhos e bom domingo*

    ResponderEliminar
  3. Mulheeeer que maravilha é essaaa nhamii!!
    Já eu sou menina da mamã...gostava de ter uma relaçao mais proxima com o meu pai mas ele é uma pessoa assim pro fechado não demonstra emoções e nem nos diz o quanto gosta de nós...enfim feitios...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, Parabens ao teu pai. Que o tenhas por muitos mais anos e sempre assim :D
    Eu sou mais menina da mama, mas tambem menina do papa. Se for preciso alguma coisa, eu tenho os dois do meu lado. Apesar de o meu pai ter mais mau feitio que a minha mae, mas eu sou a menina dos dois. :)

    Em relaçao ao bolo, nao sobrou uma migalhinha para mim, nao? :D

    Beijocas, resto do bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. eu sou muito mais parecida com o meu pai, principalmente em feitio, mas a minha mãe é a minha melhor amiga. no entanto, também acho que sou menina do papá :) dos papás, vá, para não terem ciúmes...
    o bolo está muito apetitoso ;p como fizeste para o creme ficar assim mais seco, para poderes fazer o crumble? ***
    bom domingo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hermione :D

      Na verdade foi bastante fácil, porque depois de fazer a cobertura ela começou a solidificar bastante rápido. Optei por cobrir a parte de cima do bolo com metade e deixei a cobertura restante solidificar até ao fim e depois esfarelei tudo ;)

      Beijinhos e bom Domingo :D

      Espero que estejas a ter um óptimo fim-de-semana :D

      Eliminar
  6. Como apreciadora de chocolate adorei a escolha,ficou um bolo lindo.
    Parabéns ao teu pai .
    Bom domingo
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana,
    este bolo ficou super tentador, a receita e o recheio
    são demais, amei! Ficou lindo!
    Felicidades e muitos anos de vida ao seu pai!
    Ontem foi o aniversário do meu irmão tbm, amanhã será
    aniversário de outro irmão, rsrs.
    Tenho 6 irmãos, a minha família é grande, são 3 mulheres
    e 4 homens, rsrs.

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  8. parabéns ao pai e à pasteleira. o bolo ficou lindo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. É linda esta tua homenagem ao teu pai. O teu bolo tem muito bom aspeto para chocolat-lovers como eu. Beijo e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Boa Noite Joana!

    Parabens ao teu pai, e que bom que tenhas tão boas memorias...:)

    E o bolo está lindooo...E deve ser muito bom ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Eu sabia que ias acabar por ter uma ideia genial :p. Não conhecia esse bolo, mas parece-me bem (basta ser de chocolate!)
    Não te procupes, eu também sou menina do papá, não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário.

    Beijinhos e boa semana!**

    ResponderEliminar
  12. Que ótimo aspeto que o bolo tem *-*
    Parabéns ao teu pai :)
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Parabéns ao Papá! Pelo aniversário e pela filha babada que tem! Quase que sinto o brilhozinho dos teus olhos a falar do teu Pai! É bonito :)
    Bolo fantástico!!

    ResponderEliminar
  14. esse bolo abriu meu apetite! deve ser delicioso!!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  15. Olha este nao é integral ehehehe :) Bemmm guloso, adorei!

    ResponderEliminar
  16. Boa escolha, o bolo tem um aspecto fantástico =)! parece ser delicioso e eu adoro chocolate, portanto, convences-me =)! Parabéns ao teu papá x)
    beijo

    ResponderEliminar
  17. Depois de muito pensares acho que acertaste em cheio. Tem muito bom aspeto esse bolo! Mais um que se calhar vou ter de experimentar!
    Parabéns atrasados ao teu pai :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. Que bolo com aspecto tão apetitoso!! :)

    ResponderEliminar
  19. que aspectoooo, até me aumentou as saudades que tenho de poder comer chocolate :S

    ResponderEliminar
  20. Olá Joana!
    Que bom encontrar esta receita por aqui... Há tempos comi Sachertorte no Kaffeehaus em Lisboa e fiquei muito desiludida. O teu bolo tem mil vezes melhor aspecto, por isso acho que um dia destes vou arriscar fazer!
    Convido-te a visitares o meu blogue, que é sobre gastronomia e viagens, e por isso creio que temos alguns interesses em comum! Se quiseres ser seguidora, fico contente! :) Já estou a seguir o teu, com muito interesse, há algum tempo.

    Beijinho,
    Olivia

    omundopelaboca.blogspot.de

    ResponderEliminar
  21. Ah, não sei se conheces o Kaffeehaus, mas caso gostes de cafés e cafezinhos, é um sítio simpático, na zona do Chiado, de estilo austríaco/alemão. Como tenho uma ligação forte há Alemanha, é um sítio onde me sinto bem quando passo por Lisboa. :)

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />