3 de dezembro de 2012

Pão de sementes e ameixas secas para um Domingo cheio de sorrisos :D

Domingo. 

Acordo tarde e opto por ficar mais uns minutos a preguiçar na cama, no quentinho dos lençóis polares que a minha avó me ofereceu no Natal passado. Sorrio.

Oiço barulho em casa, já estão todos acordados. Levanto-me e vou até à sala, onde a luz do sol entra pelas janelas. Está um dia de Inverno lindo. Sorrio. 

Na cozinha cheira a pão acabado de fazer. Corto uma fatia ainda quentinha e aqueço uma caneca de café com leite. Sorrio. 

Sento-me na varanda ainda de pijama e tomo o meu pequeno-almoço enquanto ouço os pássaros e sinto o sol de Inverno a aquecer a minha pele. Olho para as árvores a baloiçarem à distância e vejo os pássaros a voarem em bando. Sorrio. 

Quando venho a casa dos meus pais os Domingos começam assim, cheios de sorrisos. E com pão caseiro feito pelo meu pai :D


Pão de sementes e ameixas secas

Ingredientes:  

* 280ml de água morna;
* 500g de farinha própria para pão de sementes da Branca de Neve;
* Seis ameixas secas cortadas em pedaços

Confecção: 

* Juntar os ingredientes pela ordem acima na máquina de fazer pão e programar para o programa desejado (cá em casa usamos o programa básico com crosta média)

* Em alternativa, juntar os ingredientes e amassar à mão, deixando a levedar durante duas horas num recipiente coberto com um pano e num local quente;

* Colocar numa forma para pão e levar ao forno durante meia hora, ou até a crosta começar a ficar tostada (não testámos este método).



 

 

 

 

 

 

 
   

 

Fecho os olhos e fico assim, longos minutos a sentir o sol na minha pele. 

Sei que em breve tenho de me levantar, hoje há ainda muito para fazer. É dia de fazer a árvore e o presépio, é dia de apanhar folhas secas, é dia de começar a preparar o Natal. Sorrio. 

A vida torna-se muito mais feliz quando aprendemos a dar valor às pequenas coisas. 



 

 

Continuem a participar no meu desafio de receitas de Natal :D


Até amanhã :D

21 comentários:

  1. Bom dia :D
    Tantos sorrisos de manhã, não há mesmo melhor maneira de começar o dia e, como dizes, a vida torna-se muito melhor quando damos valor aos pormenores a às coisas que podem parecer menos importantes :D
    Gostei muito da árvore de Natal :D
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  2. Conseguimos todos sentir a tua manhã x) e é tão bom estar assim, em paz, a saborear pequenos momentos que nos deixam felizes =)!
    beijo e boa semana =)

    ResponderEliminar
  3. Um dia com tantos sorrisos só pode ter sido um bom dia :)
    Acordar e ter pão quentinho à nossa espera..hmmmm que bom!
    Que árvore de Natal linda :) Beijinhos
    Boa semana Joana!!

    ResponderEliminar
  4. Ooooh :) Li e o seu texto e ... sorri! =)
    Sem dúvida, somos muito mais felizes em dar valor às pequenas coisas.
    Esse pão parece delicioso... nhaminhami.

    Boa semana,com muitos sorrisos! =)

    ResponderEliminar
  5. Faz bem sorrir. Eu também sorri ao olhar esse paozinho tão apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Adorei esse pão deve ser uma verdadeira delicia.
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Eu tambem sorri ao ler o teu texto que transmite so paz e felicidade. A arvore é linda e o pao parece mesmo delicioso. Beijo

    ResponderEliminar
  8. Eu tambem sorri ao ler o teu texto que transmite so paz e felicidade. A arvore é linda e o pao parece mesmo delicioso. Beijo

    ResponderEliminar
  9. Olá! Nas pequenas coisas é que está o segredo da felicidade, é isso mesmo. Nota-se logo que tiveste um belo fds! :)
    O que puseste no teu pãozinho? Doce?
    A tua árvore também está bem bonita! (O que é estranho, visto que foi feita ao som de Buble...:p)

    Beijinhos e boa semana!

    PS: Lençois polares é das melhores invenções de sempre!!! :D

    ResponderEliminar
  10. Mais uma vez e como sempre, com as palavras certas. É exactamente o que eu penso, sorrir sempre, com as pequenas coisas da vida, é tão bom e deixa-nos muuuuuuito mais feliz :))
    Boa semana querida Joana :9*

    ResponderEliminar
  11. Ficou fantástico o pão :)
    É bom sorrir, e esses fins de semana são maravilhosos, aposto!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana,
    O pão ficou lindo, acho que seria um bom investimento cá para casa, a bela máquina de fazer pão.
    A árvore de natal ficou linda também :)

    Beijinhos e Boas festas! *

    ResponderEliminar
  13. Olá Joana,
    que postagem gostosa!
    Este pão ficou maravilhoso, amo estes ingredientes!
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Acreditas que me deu vontade de ir vestir o pijama e de me sentar ao teu lado a fazer-te companhia a apanhar esse solinho e a comer uma fatia desse pãozinho?! Eh Eh... Que maravilha, acabaste de me fazer sorrir com essa tua descrição! :)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  15. é tão bom estar em casa!!!
    Acho que irei experimentar esse pão, mas no forno.
    Tem muito bom aspecto :)

    E avós e lençois polares... tem tudo uma coisa a ver com a outra :D

    vês, as fotos estão muito melhores!

    Beijinhos grandes Joaninha e boa semana **

    ResponderEliminar
  16. este post está tão bonito... sinto-me muitas vezes assim, quando tomo consciência do que estou a viver e a sentir sorrio por dentro e por fora... é bom ser-se feliz com estas pequenas coisas, é sem dúvida o segredo de uma vida feliz :D beijinho

    ResponderEliminar
  17. Joaninha,
    ...e eu não parei de sorrir enquanto lia o teu e-mail, porque te imaginava assim em casa acção :)
    *A insatisfação da vida é quando não conseguimos ver as coisas pequeninas como um todo. Pensamos que por ser pequeno não é suficiente e nem notamos que muitos sorrisos pequeninos fazem uma coisa enorme e boa!
    *A ida ao Norte fez-te bem :)
    *Lençóis polares - já deixei de usar! Ficava com a cama repassada como se tivesse feito xixi! o que é um contrasenso porque sou mesmo muito friorenta.
    *Fiz a minha árvore de Natal no domingo. Já é Natal!
    *Beijinhos *

    ResponderEliminar
  18. Olá Joana,

    Sabe tão bem o aconchego do lar dos pais, como te entendo! parece que tudo só pode correr bem :)

    Um paozinho desses feito pelo pai, hummm que sorte

    até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  19. Olha que apetitoso esse pão :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  20. Que belo belo pão (inveja miudiiiiiinha!!)
    E o sol português, tão quentinho!! ^^
    Bjinhos**

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />