4 de dezembro de 2012

Gratinado de legumes e cogumelos para uma refeição mais leve :)

Na semana passada tive um daqueles almoços de família que se prolonga pela madrugada dentro. 

Éramos cerca de trinta pessoas na quinta de uma das minhas tias-avós, muitas das quais eu já não via há anos. Como foi um encontro ao ar livre acenderam-se fogueiras que nos aqueceram durante toda a noite, assaram-se alheiras na brasa e comeu-se caldo verde e pão recheado. Foi um dia fantástico, cheio de conversas, de brincadeiras e de histórias partilhadas.

Apesar disso, no dia seguinte acordámos cansados e ainda cheios da comidinha boa do dia anterior. Vai daí optámos por fazer uma refeição mais leve, e assim surgiu este gratinado de legumes e cogumelos :D


Gratinado de legumes e cogumelos
 
Ingredientes (para seis pessoas): 

* Oito fatias de queijo flamengo;
* Um pimento vermelho cortado em tiras
* Duas cenouras cortadas em rodelas;
* Uma courgette cortada em rodelas; 
* Uma beringela grande ou duas beringelas pequenas cortadas em rodelas;
* 200g de grelos congelados da Bonduelle;
* Cogumelos laminados a gosto;
* Uma pitada de sal;
* Uma pitada de caril; 
* 100g de iogurte grego magro.

Confecção: 

* Descongelar os grelos no microondas durante sete minutos na potência máxima

* Saltear os grelos com uma pitada de sal; 

* Num tabuleiro de ir ao forno colocar uma camada de beringela, uma camada de courgette, uma camada de pimento em tiras e cenoura às rodelas, uma camada de grelos salteados, uma camada de cogumelos e uma nova camada de beringela;

* Temperar com caril;

* Acrescentar as fatias de queijo; 

* Cobrir com o iogurte grego magro e levar ao forno a 200º durante aproximadamente trinta minutos. 






Apesar de ser uma receita muito simples a verdade é que este prato ficou surpreendentemente delicioso :D Ficou um prato leve e suave, mas onde todos os sabores se conjugavam na perfeição :

Acaba amanhã o prazo para as participações no meu desafio de receitas de Natal, não se esqueçam de participar :D


Até amanhã :D 

25 comentários:

  1. que maravilha de proposta. Gostei muito.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que dia maravilhoso deve ter sido, adoro quando a família se reúne e quantos mais melhor :)
    Essa receita é uma óptima ideia para cozinhar quando tiver lá em casa a minha amiga vegan :)
    Beijinho**

    ResponderEliminar
  3. Ai que às vezes fico sem cá vir e depois delicio-me com tantas novidades!!!
    A tua árvore de Natal está simples e delicada, com vermelho como eu gosto! Para mim Natal é vermelho e dourado!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  4. ohhh :( eu estou chateada...
    queria participar no teu concurso, mas depois do meu falahnço, nem sei o que fazer... :(

    Hi, o teu jantar convivio deve ter sido bem bonito :D
    e só comidas bem bouas :D

    E esses teus legumes gratinados têm mesmo bom aspecto.
    Adoro legumes gratinados...

    Beijinnhos grandes Joaninha linda

    ResponderEliminar
  5. Eu fiz uma coisa deste género este fim-de-semana, mas só com beringela e tomate. Ficou para lá de bom :)
    Passa no meu blog, Joana. Está lá a minha participação no desafio de natal e ESPERO ganhar :P

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana,
    Gostei muito, só lhe tirava o pimento :P
    Mais uma óptima forma de confeccionar a beringela :)

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  7. Wwwwwwwooooooow, tenho que começar a seguir as tuas dicas culinárias à seria.

    ResponderEliminar
  8. Adoro estas comidinhas leves e que nos sabem tão bem :)
    Ficou com excelente aspecto!!
    um beijo

    ResponderEliminar
  9. Gosto tanto dos legumes gratinados...ficam deliciosos!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Tudo o que é gratinado é bom... ;)
    Ai esses encontros de família alargada é uma maravilha! E com uma fogueira à nómadas ainda melhor! :) Há muito tempo que não como um caldo verde quentinho.... Quando eu era uma jovem que saia à noite e voltava para casa quase de manhã, a noite terminada sempre no Caldo Verde, ali para os lados do Cais do Sodré. :)

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  11. Olá Joana ! Adoro gratinados ! Este teu está com um optimo aspecto, que delicia !!!
    beijokas grandes.

    ResponderEliminar
  12. hum que bom aspeto :)
    eu não gosto de grandes confusões mas esses almoços sabem-me sempre bem :)

    ResponderEliminar
  13. Que bom uma ruenião de familia com tantas pessoas!! bjs

    ResponderEliminar
  14. Ai minha nossa que me estou a babar!! Passa lá no blogue que tenho um miminho para ti :) *

    ResponderEliminar
  15. Eu não gosto de pimentos nem de cogumelos mas isso tem muito bom aspeto! gosto desses dias em família mas são um pouco cansativos.
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Olá :D
    Adorei a receita ^.^ Nunca comi nada parecido mas parece delicioso :D
    Adoro todos os ingredientes e acho que lhe acrescentava um pouco de milho (sabes que adoro :P).
    Beijinhos e boa semana*

    ResponderEliminar
  17. Lá que tem bom aspecto tem =D=D Só é pena eu não gostar de cogumelos =/ mas é estranhoo porque não gosto da textura mas adoro o sabor (ok sou maluca só pode=P)

    Beijinhoo*

    ResponderEliminar
  18. Esse gratinado esta perfeito com ingredientes a o meu gosto.
    Fiquei curiosa com a alheira na brasa tenho que fazer.
    bjs

    ResponderEliminar
  19. Depois de um dia de excesso nada melhor que uma refeição leve para equilibrar. Como sempre com óptimo aspecto :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Que festarola, fiquei curiosa para provar a alheira.:)

    ResponderEliminar
  21. Huumm... delicioso!!!
    Beijinhos

    http://sudelicia.blogspot.pt/2012/12/chocolates-pinguim-desafio-de-natal.html

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito deste gratinado! Realmente, depois de dias de abusos consecutivos, temos que acalmar o estomago :) Eeheh e aidna o Natal nao chegou aha

    ResponderEliminar
  23. Adoro gratinados, esse tem muito bom aspecto.

    Bjokas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />