7 de dezembro de 2012

Muffins de café e canela com pepitas de chocolate e o planeamento da nossa viagem a Edimburgo :D

No Verão de 2010 eu fiz um Inter-Rail com os meus amigos. Passámos por Barcelona, Paris, Brugge e Ghent e terminámos a nossa viagem passando uns dias absolutamente fantásticos em Amesterdão :D 

Como eu sou verdadeiramente apaixonada por planear viagens todo o planeamento da viagem foi feito por mim: eu marquei os hostéis, vi os comboios e pesquisei sobre os museus e os monumentos que íamos visitar (que foram muitos!). Confesso que estava a morrer de medo que algo não corresse bem, mas no fim acabou por correr tudo às mil maravilhas :)

Um dos 17549 monumentos que eu queria ver em Amesterdão era a Zuiderkerk, uma igreja protestante do século XVII. No entanto, no dia em que íamos visitar a igreja acabámos por nos atrasar e quando lá chegámos a igreja já estava fechada. Seguiu-se então um dos discursos mais idiotas da nossa viagem: 

Bernardo: Não faz mal Xi, é só uma igreja, vemos só a fachada. 
Eu: É só uma igreja? E depois, quando um dia alguém disser 'Ah que giro foste a Amesterdão! Viste a Zuiderkerk?' e eu 'Não'! 
Bernardo: (revirar os olhos)
Eu: Quem vem a Amesterdão e não vê a Zuiderkerk não vem a Amesterdão a sério Bernardo! Olha o que aconteceu em Paris com a Sorbonne! (outra história engraçada, um dia conto-vos!). 

É claro que acabámos por visitar a Zuiderkerk num outro dia e adivinhem: era mesmo desinteressante. Tinha na altura várias exposições interactivas sobre o ambiente, e a verdade é que não me recordo rigorosamente de nada do que vi lá dentro. 

Depois deste episódio parvinho e infantil confesso que a minha forma de planear viagens mudou bastante. É verdade que passei um Inter-Rail fantástico e que fiquei a conhecer as cidades que visitei como a palma da mão, mas também é verdade que passámos todo o tempo tão cansados que mal conseguíamos apreciar devidamente a experiência que estávamos a ter.   

No fim de Janeiro vou com o Pedro, a Joana e o Bernardo a Edimburgo. Apesar de já termos os voos marcados confesso que estou muito mais relaxada em relação ao planeamento da viagem, até porque sei que  a viagem vai ser inesquecível de qualquer das formas, independentemente dos museus que virmos ou dos monumentos que visitarmos :D
 
Hoje convidei a Joana e o Bernardo para marcarmos juntos os hostéis de Madrid e Edimburgo e decidi fazer algo para o nosso lanche. É claro que a escolha recaiu novamente sobre os muffins :D

Desta vez decidi fazer muffins de café e canela com pepitas de chocolate. Como não consegui encontrar nenhuma receita ao meu gosto inventei uma, e devo dizer que ficaram uma verdadeira delícia :D

Aproveito ainda para participar com esta receita no desafio '1 ano e uma receita com 7 ingredientes' do blog '7gramas de ternura' :D


Muffins de café e canela com pepitas de chocolate

Ingredientes (para dez muffins):

* 200g de farinha de trigo integral (ou 100g de farinha integral e 100g de farinha normal);
* Duas colheres de chá de fermento;
* 100g de açúcar amarelo (podem substituir por branco, mas pessoalmente acho que o açúcar amarelo se conjuga divinalmente com a canela!);
* Uma colher de chá de canela;
* Dois ovos;
* Uma caneca de café com leite forte (200ml);
* 75g de chocolate com 70% de cacau em pedacinhos.

Confecção:

* Misturar a farinha de trigo integral com o açúcar amarelo, o fermento, a canela e 50g do chocolate com 70% de cacau partido em pedacinhos;

* À parte misturar o café com leite forte com o ovo;

* Juntar os ingredientes líquidos aos ingredientes secos e misturar bem;

* Colocar em forminhas para muffins e acrescentar o chocolate restante partido em pedacinhos;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante 30 minutos;

* Retirar e deixar arrefecer. 










Estes muffins ficaram mesmo bons :D A mistura dos sabores do café, da canela e do chocolate ficou perfeita e fez-me automaticamente pensar no Natal que está quase quase aí :D A Joana e o Bernardo também gostaram bastante, e os muffins voaram num instante :D

 
Há semanas que eu planeava fazer muffins com pepitas de chocolate só para poder tirar esta foto :D Diverti-me imenso :D Mais uma vez agradeço muito à minha querida Andreia pelo cabeçalho absolutamente fantástico que me fez :D 


Tenham um óptimo fim-de-semana! :D

22 comentários:

  1. Que muffins maravilhosos!
    beijinhos e bom fim de semana,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Mas que aspecto maravilhoso que tem eheh

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  3. Olá :D
    Hoje vou começar pelo fim do post e dizer "AMEI" as foros. É mesmo impressionante como estás igual à imagem do header. A Andreia é mesmo grande artista, parabéns :).
    Sabes no que reparei? No teu sorriso. É mesmo tão verdadeiro e genuíno, porque não te limitas a sorrir com a boca, senão que toda a tua expressão transborda de felicidade :D És mesmo uma pessoa feliz :)
    Sobre os muffins? Que posso dizer que tu não saibas? Estão com um aspecto divinal e aposto que não sobrou nenhum para mim :P
    Chegando ao principio, eu gostava de fazer um inter-rail mas apenas num país, não andar de um país para outro porque, tal como dizes, ia ficar cansadíssimo.
    Espero que os preparativos para a viagem estejam a ir bem :D
    Beijinhos e bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  4. Ai esses muffins, Maria Joana :D
    Nós fomos à Zuiderkerk e também não achei nada de extraordinário! Também adoro planear as viagens mas gosto mesmo, mesmo, é de viajar e como já falámos, de sentiiiir ;)
    Bj e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Foto bastante parecida com o header!! Lovely :) Tirando o café que eu não gosto mesmo nada, os muffins deviam estar deliciosos!

    ResponderEliminar
  6. Esses muffins ficaram mesmo uma tentação e com esses ingredientes tem que estar apetitosos.
    Gostei das fotos ,ficaram bem giras e até estão parecidas
    bom fim de semana
    bj

    ResponderEliminar
  7. Joana minha linda, saudades de vc e do seu cantinho!
    Estes dias não deu pra fazer postagem e nem passar nos
    blogs amigos, o meu pc estava péssimo travando muito, mas
    já está tudo resolvido.
    Seus muffins estão perfeitos, arrasou!
    A Andreia fez um belo trabalho, o cabeçalho ficou lindo e criativo,
    parabéns às duas!

    Beijinhos, bom fds!

    ResponderEliminar
  8. Joaninha minha querida estás linda, que Sra. Dra tão bonita !
    Adorei conhecer-te, tens uma expressão tão meiguinha e que bem disposta deves ser !!!
    Quantos aos bolinhos, hummm, estes não ficam atras dos meus !!!
    Beijokas, e boa preparação para a viagem.
    Bom fim-de-semana !

    ResponderEliminar
  9. Uma reprodução do cabeçalho, que gira! :)
    Esses muffins devem ser bons para comer logo de manhãzinha, para acordar, em substituição do café. ;)
    Eu compreendo-te no planeamento das coisas, porque eu também sou um pouco assim. Leio sobre e depois quero ver tudo! :) Mas, se te deixar mais descansada, acho que quando dizes a alguém que foste a Amesterdão, a primeira coisa que te perguntam se foste visitar não é bem essa igreja... :p

    Beijinhos e bom f-d-s, Xi linda!****

    ResponderEliminar
  10. Olá Joana :)
    Eu nunca fiz um inter rail mas adorava! Aliás eu ainda não sou uma pessoa muito "viajada" mas quero mudar isso :)
    Quanto aos teus muffins, que posso eu dizer? Como sempre o aspecto é fantástico e o sabor nem é bom pensar!!!Começo já a ficar com agua na boca :)
    Relativamente ao cabeçalho só posso dizer que a Andreia é uma verdadeira artista! E a foto está mesmo parecida. Até o verniz é da mesma cor :)
    Agora, quanto ao teu cometário no meu blog, digo-te uma coisa: "Coimbra é lindaaaaaaa" :)
    Eu estou a adorar esta experiência e não a trocaria por nada deste mundo! É certo que surgem as saudades da família mas estudando fora acabamos por nos tornar mais autónomos, apreendemos a viver "sozinhos" e da-mos o verdadeiro valor à nossa família. E acima de tudo e como referis-te fazemos amizades para a vida :)
    Quanto à queima, é qualquer coisa de extraordinário!!
    E Economia? O que dizer?
    É um sonho, é o meu sonho :)

    ResponderEliminar
  11. ahaha :D tão linda e fofinha :D
    o teu sorriso é simplesmente ternurento :D

    Chocolate + café + canela = <3 <3 <3 :D
    devem ser tão, mas tão bons!!! :D

    O F na 3f vai a Roma, que sortudo :)
    Eu tb queria passear, mas não posso! snif snif :(
    realmente planeadinho é muito melhor!!!
    Mas Amesterdão é mais conhecido por outras "igrejas" loool :D

    Beijinhos grandes Joaninha.

    ps: Agora bais-me andar a dar roupa... onde já se biu... Muuuuuuuito obrigada Joaninha *** és um amorzinho :D
    eu preciso é de ir comprar que isto tá feio :)
    no outro dia olhei-me ao espelho da casa de banho do continente e ia-me dando um treco. parecia sei lá o quê :D

    ResponderEliminar
  12. Têm muito bom aspeto e devem ser tão deliciosos :D
    Olha se todas as médicas fosse simpáticas e boas cozinheiras como tu, sempre que fosse a uma consulta, trazia um bolinho!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Esses muffins devem estar uma delícia. Adoro o sabor do café, do chocolate e da canela... a combinação deve ser muito interessante e ficaram muito bonitos!

    Eu já estou ansiosa pelas fotografias e relatos da viagem! :D

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. muffins maravilhoso! devo confessar que estou muito curiosa com as fotos que virão da tua viagem, porque se tudo correr como previsto para o ano vou para a Escócia trabalhar e assim já apanho os ares da coisa :)

    ResponderEliminar
  15. Tenho de experimentes esses muffins brevemente, devem ser fantásticos!
    Em relação às viagens eu sou como tu, gosto de ter tudo planeado (se bem que às vezes planeio demais lol).
    O teu header está lindo e agora com a foto a comprovar :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. que fotos giras :) és a doutora dos muffins :)
    também sou sempre eu que planeio tudo, hotéis, locais, etc, e gosto :) quando alguma coisa não corre como planeado também tendo a stressar mas depois respiro fundo e tento ser racional e deixar-me de tonteiras :) aproveitar. o R. também é super relax, o que ajuda muito :)

    ResponderEliminar
  17. Que sortuda, mais uma viagem :) os muffins têm um aspecto muito bom e as fotos estão muito giras :) assim como o cabeçalho, mas acho que isso já tinha dito! ***

    ResponderEliminar
  18. que linda Joaninha :)
    seu header 'e muito a sua carinha
    amei a receitinha :)
    como vc faz para fazer muffins maravilhosos e nao comer tudinho? rs
    bjinhos

    ResponderEliminar
  19. Olá
    ficaram com optimo aspecto!!

    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha, fogo! Se pudesse roubava-te já uns quantos...eh eh!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  21. ficaram com um aspeto soberbo.
    Beijinhos e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  22. Foi uma deliciosa invenção.
    Vou levar comigo. OBG
    Bjs

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />