20.11.12

Frango na púcara, ou uma das 1001 maneiras de cozinhar o frango :D

Cá em casa sempre houve um grande problema de diversificação alimentar: o Pedro não come peixe, não é fã de soja e não gosta de carne de vaca e eu não sou apreciadora de carne de porco. Assim sendo, as nossas refeições principais de carne são maioritariamente feitas à base de frango e peru. 

Como eu gosto mais da carne sequinha todo o nosso consumo de carne é feito com base no peito de frango e no peito de peru, com raras excepções nas quais comemos bife de vaca ou lombo de porco. 

Ao longo dos anos eu fui aprendendo a fazer autênticos milagres com os recursos que tínhamos disponíveis, e a verdade é que hoje em dia não sentimos qualquer falta de outros tipos de carne. Aliás, no meu talho habitual eu já sou conhecida como a 'menina dos peitos de frango e de peru picados, em bifes, em tiras, em cubinhos e inteiros' :) 

Hoje em dia eu acredito que, tal como o bacalhau, também o frango e o peru podem ser cozinhados de 1001 maneiras. Ainda não as experimentei a todas mas já experimentei bastantes, e acreditem que é tremendamente refrescante quando descubro uma forma nova de satisfazer os paladares cá de casa :D 


Frango na púcara (receita adaptada do blog 'Ratatui dos Pobres')

Ingredientes (para duas pessoas):

* 200g de peito de frango cortado em cubos;
* 50g de bacon magro em tiras;
* Cinco colheres de sopa de molho de tomate;
* Cebola picada (usei congelada);
* Alho picado (usei congelado);
* Um fio de azeite; 
* 1dl de vinho branco;
* Duas colheres de sopa de mostarda; 
* Um quarto de chávena de whisky (carinhosamente patrocinado pela minha querida Andreia, que me deu uma garrafinha de whisky no Verão que ainda cá anda!);
* Piri-piri, paprika e uma pitada de sal.

Confecção: 

* Colocar todos os ingredientes num tacho de ir ao forno;

* Levar tapado ao forno pré-aquecido a 180º;

* Após trinta minutos destapar para ficar mais douradinho;

* Acompanhar com batatinhas assadas






Lá porque comemos sempre a mesma coisa não quer dizer que a tenhamos de comer sempre da mesma forma, e este frango na púcara ficou mesmo delicioso :) Os sabores conjugaram-se todos na perfeição, e só ficou a faltar um belo esparregado de grelos a acompanhar :) 


Até amanhã! :D

21 comentários:

  1. Olá Joana!

    A minha carne favorita é frango! E esta receita está com um aspecto muitoooo bom, e assim nunca comi ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro frango de todas as maneiras, principalmente se for no forno. Tenho de experimentar esta receita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. tem um aspeto delicioso vou experimentar mas vou juntar uns legumes

    ResponderEliminar
  4. Olá :D
    Eu também gosto muito de comer frango (faz menos mal que o porco e que a vaca e é muito saboroso).
    Adorei a receita (para variar :P).
    Quero a receita do bolinho de banana que falaste ontem :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. descobri ha pouco tempo sem querer o teu blog e estou a adorar, todos os dias venho dar uma espreitadela. Sou da benedita a terra que de vez em quando vens visitar es uma rapariga cheia de força, para alem de estudar tambem tens tempo para estas receitas maravilhosas

    ResponderEliminar
  6. Epá realmente assim deve de ser complicado arranjar receitas para fazeres... bolas!!! :D
    Mas vá lá vais-te desenrascando muito bem! Este prato ficou com um aspecto fantástico e sendo da miga Xana só pode ser uma delicia!! ;)
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  7. Olá Joanhinha! :)
    Gostei muito do teu franguinho na púcara, quase que dá para cheirar... ;) E adoro batatinhas a murro! Poupa-se o trabalho de descascar e são deliciosas.
    A variedade de confecção dos pratos é importante, para não enjoar. Eu também como quase sempre frango ou perú, com a ocasional carne de porco (carne de vaca não sou muito fã).

    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  8. Boa, o frango na púcara! :D YESSSSSSSSS lol
    Ainda não jantei e essas imagens fazem-me salivar. Acho que deveria ter vindo ao teu blgue a outra hora, hehehe
    Beijinhos e obrigada por postares a receita.

    ResponderEliminar
  9. tem muito bom aspeto :) eu adoro peru e frango, mas também gosto de carne de porco. e também adoro um bom peixinho :)
    o truque na cozinha é ir variando, fazer coisas boas e ir alternando para não enjoar ;p

    ResponderEliminar
  10. Ai que contente que fico por teres testado e aprovado :) Está com óptimo aspecto!!
    Não conhecia o teu cantinho, já me torno seguidora!!!

    um beijinho e obrigado :)

    ResponderEliminar
  11. Para mim que adoro frango esta perfeito,gostei dessas batatas .
    bjs

    ResponderEliminar
  12. eu sou ao contrário, consumo mais porco, franjo fiquei farta já em casa da minha mãe...

    ResponderEliminar
  13. Con lo que en casa gusta el pollo, voy a tomar nota de tu receta, por supuesto con tu permiso, bsos

    ResponderEliminar
  14. Olá minha querida Joana =)
    Eu sou mais ou menos como tu e o P. só como entre carne de perú e frango. Habituei-me de tal maneira a não comer porco e vaca, que agora quando como até estranho o sabor.
    Mas concordo contigo, lá por só comer perú e frango, tento variar ao máximo a maneira de o cozinhar. Senão acho que chegava a uma altura que já não podia ver o perú à frente =P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. eh lá!!! :D ca bom aspecto!!!
    O meu almoço tb vai ser uma das 1001 maneira de cozinhar, não frango, mas peru...
    eu gosto de quase todas as carnes (menos borrego, cabrito, e coelho. há outras que nao sei se gosto, mas recuso-me a provar. lol)
    E tb acredito nisso, pode-se fazer receitas infinitas. lol :D

    Beijinhos grandes cachopa!!!!

    ResponderEliminar
  16. Apesar de gostar de toda a carne com exceção do coelho, frango por acaso é uma das minhas carnes preferidas, principalmente as coxas assadas no forno com batata assada, castanhas e couve flor, tudo em cama de cebola, fica uma delícia também. Beijo

    ResponderEliminar
  17. Nunca vi frango na pucara, assim em pedaços!! Olha bem mais simples para o dia a dia, gostei!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...