19 de novembro de 2012

E depois do caril de lentilhas, aqui está a minha viagem ao Nepal :)

Depois de vos mostrar o meu caril de lentilhas lembrei-me da minha viagem ao Nepal e decidi rever as nossas fotos. 

Eu fui ao Nepal com a minha família em Agosto de 2011. O nosso percurso para esta viagem passou por Madrid, pelo Qatar e terminou nas Maldivas após a nossa paragem de uma semana no Nepal (já tinha mostrado as fotos do Qatar aqui). 


Ainda hoje sinto sentimentos contraditórios em relação ao Nepal. No Nepal encontrei um país com uma história riquíssima, mas onde o povo vive numa situação de pobreza extrema. Encontrei uma cultura muito interessante, mas tão complexa e diferente da nossa que por vezes tornava-se complicado compreendermos algumas tradições. 

No Nepal encontrei locais muito tranquilos e pacíficos, mas também ruas onde mal nos conseguíamos mexer ou respirar. Encontrei comidas fortes e maravilhosas, mas também frutas exóticas e chás simples e reconfortantes. 

Tal como a Índia, também o Nepal é uma constante agressão a todos os nossos sentidos. Nada no Nepal é discreto: por todo o lado as cores são intensamente vivas, os sons são altos e ruidosos e os cheiros são demasiado fortes. 

O Nepal é assim mesmo, um país forte e inconfundível. Mas é também um país bonito e cheio de cultura, onde fui sem dúvida muito bem recebida e onde espero sinceramente voltar no futuro :)























Uma das coisas mais estranhas para nós foi o ritual das cremações. Após a morte, os nepalenses praticantes do hinduísmo (cerca de 80% da população) são cremados em plataformas como as da foto, sendo posteriormente as suas cinzas atiradas ao rio. É também comum os familiares banharem-se nas água do rio, sendo esta prática uma forma de manterem viva dentro de si a pessoa que morreu.



A minha parte preferida da nossa viagem ao Nepal foi sem dúvida o nosso voo de avioneta pelo Everest. Apesar do medo (era uma avioneta e era o Everest) e do sono (fomos ao amanhecer) a verdade é que foi uma das melhores experiências da minha vida, e estarei eternamente agradecida aos meus pais por me terem proporcionado esta oportunidade fantástica :D As fotos não estão grande coisa, mas vocês acreditam em mim quando eu digo que aquilo é lindo certo? :D








Fomos também a um festival de rua em comemoração do aniversário do nascimento de Shiva. Estavam milhares de pessoas nas ruas, e foi mesmo uma experiência um bocadinho assustadora muito engraçada :D 












Para descansarmos de todo o rebuliço da cidade decidimos também passar uns dias a descansar no campo e a respirar o ar puro da montanha :D




















Espero que tenham gostado, a mim soube-me muito bem matar saudades :D 

Amanhã volto ao registo habitual e até vos deixo escolher! Querem a receita da compota de ananás e coco, do frango na púcara ou do bolo de banana com aveia e courgette? :

Até amanhã :D

23 comentários:

  1. uau que lindo =) adorava ir..já fizeste viagens mesmo incríveis Joana =) que sorte, é fantástico conhecer assim o mundo =D!!

    queremos essas receitinhas TODAS, claro!

    beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Que fotos lindas!
    Joana se não te importares podes-me mandar a receita do bolo de chocolate secreto para o mail? Obrigada! :)

    Eu voto na compota ou no frango na púcara (adoro!)
    Que esta semana te corra super bem! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Joana,
    amo viajar com vc, as fotos estão super bem tiradas,
    bela imagens!
    Achei interessante o ritual da cremação dos corpos e o
    pior que as pessoas se banham na água suja, cada tipo
    de cultura, rsrs.

    Beijos, ótima semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá Joanita!

    Aqui atrasado vi na tv uma reportagem sobre o ritual das cremações. Meteu-me cá uma impressão!

    Imagino que vivenciar a experiência deve ser muito pior.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Sua viajante sortuda. :) Que país fantástico...

    ResponderEliminar
  6. Olá Joana :D
    Que fotos mais lindas. Deve ter sido realmente uma viagem incrível :D
    Para a próxima vez que fores levas-me? Eu porto-me bem, não dou despesas e, se for necessário, meto-me na mala de viagem :P
    Eu quero a receita do Bolo de banana com aveia e courgette, por favor :)
    Beijinhos*
    PS: Mandei-te mail :)

    ResponderEliminar
  7. Hallow :D
    Fantásticas as tuas fotos! Também gostava de conhecer o Nepal...
    Eu quero a receita do frango na pucara , ehhehe
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. eu quero a de frango ;p
    Joana, tens mesmo muita sorte em os teus pais te poderem proporcionar estas viagens fantásticas. Viagens só por si já são fantásticas, então a estes sítios tão diferentes são mesmo únicas...

    ResponderEliminar
  9. Olá! Eu voto nas três! :)
    As cores dessas fotos são fantásticas! Eu gosto muito de países "exóticos", por isso o Nepal também está na lista, claro! Gostei da frase do dia... :) Muito sábia.

    Beijinhos e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Olá Joaninha!
    Estamos nostálgicas?...mas é uma nostalgia da boa :) Se eu tivesse de escolher uma cor para o Nepal seria o laranja (talvez por causa dos monges...). Parece tudo tão simples, mas ao mesmo tempo tão rico de espírito.
    Quando eu morrer, quero ser cremada (isso é ponto assente há muitos anos) mas dispenso a parte do rio!
    *Receita - Estou entre o frango e bolo de banana..Podes meter os dois :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Adorei as fotografias :) O Nepal parece ser um sítio lindo, adorava visitar *-*
    Fiquei bem curiosa sobre a receita da compota de ananás com coco!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Ai aquelas fotos do avião, adorei!!!
    Mas tudo me fascina nestes teus relatos de viagens...já pensaste editar um livro?

    :)

    ResponderEliminar
  13. Fotos tão lindas,fiquei com muita vontade de viajar até lá.
    O ritual de cremação é que achei muito estranho mas cada pais tem a sua cultura.
    Estou desejosa de ver essa compota...
    boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Sortuda, amei as imagens!!! Um dia quero experienciar tudo o que falas em primeira pessoa...:) *

    ResponderEliminar
  15. Mais uma viagem em grande está visto, belas fotos adorei :)

    Quanto à receita, como não ligo a compotas, não gosto de misturar doce com 'salgado' escolho o frango na púcara ;) beijinhos **

    ResponderEliminar
  16. imagens fantasticas!!

    boa semana

    bj | smsn.artes

    ResponderEliminar
  17. Olá Joaninha

    Este era um dos locais que eu gostava de conhecer. Já estive quase de malas feitas para ir até à India ( em trabalho), mas depois o negócio não se concretizou e lá se foi a viagem. A ideia seria na altura ir também ao Nepal...talvez um dia vá...adorei as fotos.

    Beijinhos e tudo a correr bem

    ResponderEliminar
  18. Deve de ter sido mesmo um passeio excelente! Quem me dera! ;)
    Em relação à escolha da receita, como gulosa que sou acho que qualquer uma serve...eh eh eh!
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  19. Quem me dera já ter vivido metade das experiências que já viveste. Adoro sempre estes teus posts sobre viagens!

    ResponderEliminar
  20. Fotos lindas, sitio fantástico.
    Essa das cremações realmente mete medo.

    Bjokas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />