19 de novembro de 2012

E depois do caril de lentilhas, aqui está a minha viagem ao Nepal :)

Depois de vos mostrar o meu caril de lentilhas lembrei-me da minha viagem ao Nepal e decidi rever as nossas fotos. 

Eu fui ao Nepal com a minha família em Agosto de 2011. O nosso percurso para esta viagem passou por Madrid, pelo Qatar e terminou nas Maldivas após a nossa paragem de uma semana no Nepal (já tinha mostrado as fotos do Qatar aqui). 


Ainda hoje sinto sentimentos contraditórios em relação ao Nepal. No Nepal encontrei um país com uma história riquíssima, mas onde o povo vive numa situação de pobreza extrema. Encontrei uma cultura muito interessante, mas tão complexa e diferente da nossa que por vezes tornava-se complicado compreendermos algumas tradições. 

No Nepal encontrei locais muito tranquilos e pacíficos, mas também ruas onde mal nos conseguíamos mexer ou respirar. Encontrei comidas fortes e maravilhosas, mas também frutas exóticas e chás simples e reconfortantes. 

Tal como a Índia, também o Nepal é uma constante agressão a todos os nossos sentidos. Nada no Nepal é discreto: por todo o lado as cores são intensamente vivas, os sons são altos e ruidosos e os cheiros são demasiado fortes. 

O Nepal é assim mesmo, um país forte e inconfundível. Mas é também um país bonito e cheio de cultura, onde fui sem dúvida muito bem recebida e onde espero sinceramente voltar no futuro :)























Uma das coisas mais estranhas para nós foi o ritual das cremações. Após a morte, os nepalenses praticantes do hinduísmo (cerca de 80% da população) são cremados em plataformas como as da foto, sendo posteriormente as suas cinzas atiradas ao rio. É também comum os familiares banharem-se nas água do rio, sendo esta prática uma forma de manterem viva dentro de si a pessoa que morreu.



A minha parte preferida da nossa viagem ao Nepal foi sem dúvida o nosso voo de avioneta pelo Everest. Apesar do medo (era uma avioneta e era o Everest) e do sono (fomos ao amanhecer) a verdade é que foi uma das melhores experiências da minha vida, e estarei eternamente agradecida aos meus pais por me terem proporcionado esta oportunidade fantástica :D As fotos não estão grande coisa, mas vocês acreditam em mim quando eu digo que aquilo é lindo certo? :D








Fomos também a um festival de rua em comemoração do aniversário do nascimento de Shiva. Estavam milhares de pessoas nas ruas, e foi mesmo uma experiência um bocadinho assustadora muito engraçada :D 












Para descansarmos de todo o rebuliço da cidade decidimos também passar uns dias a descansar no campo e a respirar o ar puro da montanha :D




















Espero que tenham gostado, a mim soube-me muito bem matar saudades :D 

Amanhã volto ao registo habitual e até vos deixo escolher! Querem a receita da compota de ananás e coco, do frango na púcara ou do bolo de banana com aveia e courgette? :

Até amanhã :D