5 de setembro de 2012

As minhas dúvidas existenciais e mais da China tal como eu a imaginava :D

Há alguns meses que eu tenho tido dúvidas existenciais sobre o meu curso. 

Não me interpretem mal: eu tenho a certeza que fiz a escolha certa, que tenho vocação para estar em Medicina e que sou feliz no meu curso. Mas conforme o tempo vai avançando eu estou a começar a ter um medo paralisante de não ser boa o suficiente. De errar. De desapontar os meus doentes. De não saber agir quando for necessário. De matar alguém.

Um dia durante as férias eu tive um pesadelo (já vos falei da minha tendência para sonhar aqui) e falei com o meu pai sobre este assunto. O meu pai ficou a pensar durante uns segundos e depois disse: 

'Joana, eu não tenho qualquer dúvida que vais ser boa médica para os teus doentes, até porque vejo o quão boa e eficiente és quando algum de nós está doente ou tem alguma dúvida. É contigo que eu me preocupo, porque tu não és boa médica para ti própria.'

Eu fiquei a pensar no assunto na altura, mas entretanto nunca mais tinha pensado nisso. Até ontem. 

Ontem eu acordei às 8.30h com aquela que foi sem sombra de dúvida a maior dor de cabeça que eu já tive. Era horrível, agonizante e incapacitante. Toda a minha cabeça latejava. Se eu me mexesse, se eu estivesse parada, se eu respirasse, parecia mesmo que tinha alguém a martelar-me em cima da cabeça. Eu já tinha tido dores de cabeça (e até enxaquecas) no passado, mas nunca desta forma. 


Imagem retirada daqui
Andei a arrastar-me pela casa até às 10.30h, hora em que decidi tentar dormir, até porque não conseguia fazer rigorosamente nada. Acordei três horas depois com a dor exactamente na mesma. Almocei, tomei um ben-u-ron e fiz uma auto-massagem com pomadinha do tigre  (a pomadinha do tigre vai ter um artigo só para si em breve). 

Imagem retirada daqui
Continuei a piorar: para além da dor enorme tinha também náuseas fortíssimas e uma total intolerância ao ruído e à luz. Comecei a ponderar seriamente ir ao hospital, mas tive medo. E se não tivesse nada de especial? E se tivesse alguma coisa séria?

Adormeci novamente às duas e só acordei às seis, e finalmente a minha dor de cabeça melhorou. 

Não faço ideia do que aconteceu. Não foi uma enxaqueca típica, porque normalmente na enxaqueca a dor está bem localizada e eu sentia dor em todo o lado. Por outro lado, os outros sintomas que eu tinha eram de facto concordantes com uma enxaqueca.

Durante o dia de ontem dormi 16 horas no total. E entendi perfeitamente o que o meu pai quis dizer. Eu evito ao máximo tomar medicamentos, não porque tenha medo dos seus efeitos mas porque lá bem no fundo acho que não preciso deles e que sou forte o suficiente. Eu evito ao máximo ir ao médico, não porque tenha medo mas porque lá bem no fundo acho que não preciso de ir e que sou forte o suficiente. 

Resumindo: eu sou uma idiota. Estar doente não é sinal de fraqueza, nem o é tomar medicamentos ou ir ao médico. Eu não sou mais forte do que os outros por não tomar medicamentos, sou simplesmente mais masoquista. E eu prometo que vou tentar encaixar isso :)

Entretanto vou continuar a falar-vos da minha viagem à China, e hoje apresento-vos o terceiro lugar do top da minha viagem: a visita à aldeia de Yangshou :D 

Nós fizemos esta visita no mesmo dia em que fizemos o cruzeiro no rio Li, por isso confesso que neste dia tirei quase mil fotografias :D Mas não se preocupem, porque só vou colocar aqui uma parte :D

Senhor que pescava com o auxílio de pássaros :D


Em todas as lojinhas de souvenirs havia retratos do Mao Tsé-Tung. 

A título de curiosidade, sabiam que Mao Tsé-Tung autointitulava-se de 'O Grande Timoneiro'? Isso é precisamente o que a minha família me chama lá em casa :D Como eu gosto de fazer percursos e de servir de guia turística e como tenho a mania que tenho sempre razão ganhei esse cognome há alguns anos :D

Vale a pena lerem a página da Wikipédia sobre o Mao Tsé-Tung :D Espreitem aqui e digam-me o que acham :D Saliento desde já que a nossa alcunha é mesmo a única coisa que eu e o Mao Tsé-Tung temos em comum :)

Cidade onde apanhámos o autocarro para Yangshou :)



A junção do Oriente com o Ocidente: Minnie Mao's :D
Foto tirada pelo meu irmão :D Ele quer ser veterinário, adora animais :D

Estava tanto calor que decidi comer um gelado, e parámos numa gelataria italiana. É engraçado como no Oriente há uma certa obsessão pelas coisas ocidentais, e não é raro encontrarmos gelados italianos, pizzas italianas ou hambúrgueres americanos, com mais frequência até do que os próprios produtos típicos orientais :)

Comi um gelado com meia bola de ananás e meia bola de coco, e digo-vos: foi simplesmente o melhor gelado que comi na vida :D

Já na aldeia :D
O rio :D


Parece que este era um dos wallpapers do Windows XP :D


Barcos feitos com bambu :)

Condutor do nosso barco :)




Nesta aldeia eles usavam os pássaros para pescar. Como os pássaros nadavam bastante depressa apanhavam os peixes e depois os pescadores apanhavam os pássaros e faziam-nos vomitar expelir o peixe. Sinceramente não achei isto particularmente interessante de ver, mas é bastante típico desta região, e pelo menos foi menos agressivo do que quando vi a matança do porco na Papua (um dia falo-vos dessa experiência, graças à qual passei três meses sem comer carne).





Pastor com o seu búfalo :D


Olhem que arrozal tão grande :D

Arroz :D




Barquinho que vendia souvenirs :) Estes chineses são loucos :D

Barquinho que vendia espetadas de frango :D
Esta foto está perfeita :D





 

Na China os maracujás vendem-se a cerca de dez cêntimos a unidade. Eu já vos falei dos benefícios do consumo de maracujá aqui, e durante estas férias fiquei a transbordar deles :D

Os primeiros de muitos :D Eram deliciosos :D
Vista durante o caminho de volta :D
Há uns anos em conversa com um amigo meu chinês, o Zhu, ele disse-me que havia uma grande diferença entre os chineses do norte e os chineses do sul, e que os primeiros eram mais sérios e sisudos enquanto que os segundos eram mais simpáticos e acessíveis. É claro que como o Zhu era do sul não dei muito crédito a esta opinião: era como perguntar a alguém do Porto se as pessoas de Lisboa são mais simpáticas :D

No entanto, durante a nossa viagem pude confirmar que o Zhu estava correcto. As aldeias que visitámos eram de facto bastante pobres, mas as pessoas eram menos exploradoras e muito mais simpáticas e sorridentes do que, por exemplo, em Pequim onde eles são uma cambada de chulos antipáticos :) 

Eu gostei imenso de conhecer as aldeias, que corresponderam por completo ao que eu imaginava da China :D Espero que tenham gostado também :D 

Amanhã vou mostrar-vos a nossa visita à Reserva dos Pandas :D E hoje vou para Lisboa ter com o meu P. e matar saudades do meu ursinho baum :D 

Até amanhã :D

32 comentários:

  1. Bem... esses maracujás têm cá um aspeto!!!
    Quanto ao teu curso, não desanimes, vais ver que conseguir+as ser uma otima profissional ;)

    ResponderEliminar
  2. Ai essas tuas fotos da china... (agora dei um grande suspiro)
    Estás a deixar-me um bichinho de passar dois anos sem ir de férias só para juntar dinheiro para uma viagem dessas :)
    Gostei de todas as fotos, parecem todas postais, já te disseram que tens jeito para a fotografia? E as all star amarelas são qualquer coisa de lindo... Bom gosto não te falta!

    Quanto às tuas duvidas existenciais, vou lembrar-te que boa medica serás de certeza(já te disse isso muitas vezes), só como costumo dizer "em casa de ferreiro o espeto é de pau", percebes? Na nossa profissão somos sempre melhores para os outros do que para nós próprios, no meu caso também se aplica e contigo também deverá ser assim... Se vais errar? claro eu também já errei na minha profissão e só se aprende algumas coisas quando se erra, não podes é deixar que essa preocupação controle a tua vida...
    Quando a não quereres tomar medicamentos por quereres ser forte, eu até percebo, eu também só tomo o aerius quando já tenho o nariz quase a cair de tanto pingar... mas dores de cabeça como descreves são os sintomas que eu tenho quando tenho enxaquecas, as minhas são sempre assim, o meu remédio é ben-u-ron 1gr e dois cafés curtos e fortes, e costuma resolver o assunto (foi a recomendação de uma farmacêutica)... A médica és tu, mas este truque costuma resultar comigo :)

    E agora aproveita a teu dia como teu "ursinho"...

    Beijo grande

    ResponderEliminar
  3. ola!
    mtas pessoas passam por isso num determinado periodo da faculdade...é só uma fase...com certeza vc será uma excelente medica!!!
    sobre essa enchaqueca, as vezes temos q tomar mesmo remedio para melhorar...eu tb odeio tomar remedio e sempre evito..mas as vezes nao da pra evitar...

    amei as fotos da China! nao sabia q ela era tao bonita! e muito colorida!!!

    bjos

    ResponderEliminar
  4. Querida, tu és uma mulher tão meiga e delicada, tenho a certeza de que tens toda a sensibilidade necessária à profissão.

    Quanto aos maracujás, adoro!

    ResponderEliminar
  5. Eu tambem tenho sempre medo de ir ao medico e parecer ridicula por isso vou mesmo so na ultima :)
    Quanto ao teu curso acho esses medos perfeitamente normais principalmente numa carreira como a que escolheste, mas se confiares em ti propria como o resto do mundo confia vai correr tudo bem.
    As fotos sao simplesmente deslumbrantes... nao tenho mais palavras. Beijo

    ResponderEliminar
  6. Que fotos magníficas. Deve ter sido uma experiência mágica!! Quantos às tuas dúvidas existenciais, acho que o teu pai tem razão. Tens de te focar em ti, aprender a tratar de ti.

    ResponderEliminar
  7. SOU COMO TU DETESTO TOMAR MEDICAMENTOS SÓ TOMO MESMO QUANDO NÃO SUPORTO MAIS A DOR, IR AO MÉDICO JÁ NÃO VOU AI HÁ UNS 8 ANOS.
    ADOREI AS FOTOS SÃO LINDAS E VOU CONHECENDO UM POUCO DESSE LINDO PAIS.
    BJS

    ResponderEliminar
  8. Joana, sinceramente penso que é normal sentires esse tipo de dúvidas e que em parte faz parte do peso da responsabilidade que há em cuidar de seres humanos, que é sempre diferente de profissões de outras áreas. Confia em ti própria :)

    Em relação às imagens, mais uma vez são lindíssimas, adorei :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. As minhas enxaquecas são incapacitantes e já as tenho à anos mas continuam a ser tão más como a primeira. Tenho hábito de me "dopar" com nimed (só 1, claro, e não posso andar onde quer que seja sem os meus nimeds ou a probabilidade de falecer é muito alta XD). Já pensei em ir ao hospital, mas depois penso o que vou ter de andar de carro até lá, as luzes brancas, os barulhos, os cheiros e tudo o que faz tanta confusão a quem sofre de enxaquecas que nunca vou.


    :) quanto às tuas dúvidas, todos nós temos, e nós só podemos fazer o melhor que conseguirmos, quando conseguirmos e como conseguirmos. Não nos podemos obrigar a mais do que isso :)

    Aproveita mas é as férias! :)

    ResponderEliminar
  10. uauuu ... ao +partilhares isto é como se fossemos ctg... mas foi uma viagem espetacular!!!
    ************* Beijinho*********

    ResponderEliminar
  11. Joaninha,
    Sabes que o Tiger Balm é um dos meus cheiros de infância? O meu padrinho é marinheiro e trouxe um frasquinho que deixou em casa da minha avó e eu espetava o meu nariz lá dentro porque o cheiro era tão intenso e...eu gostava! Das ultimas vezes, até trouxe uns emplastros para o homem dessa marca :)
    O teu pai lá deve de saber... ele sabe como és e o que és, por isso, sabe que te preocupes em tratar bem as pessoas e dar-lhe atenção, mas que de vez em quando te esqueces de ti!
    Fui sempre para "sul" e não tenho medida de comparação, mas a nível geral, acho que os chineses são atenciosos.
    Beijinhos e até amanha :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Joanita!

    Essas fotografias dão uns quadros perfeitos! Mesmo lindas e transmitem uma paz imensa. Fiquei fã.

    Joanita minha querida, tu para poderes tratar dos outros e seres uma boa e excelente médica, tens que também tratar de ti mesma. Nem parece teu, uma pessoa tão responsável, que gosta tanto de si, que se mima com tudo o que um corpo tem direito, e não tratas da tua saúde? Ai ai ai...

    Fiquei a pensar que o post das comidas chinesas era hoje!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Forma muito engracada de se comer os maracujas!
    Eu sou um pouco como tu nunca vou ao medico, nem tomo comrpimidos mesmo com dores. Deixo passar, aguento ou então se posso vou me deitar pq tal como tu achoq ue não vale a pena ir ao medico ou que pode não ser nada!!
    bjs

    ResponderEliminar
  14. Acho que a tua dor de cabeça se deveu à minha inveja negra desses sitios lindos eheh :) Estou a brincaaar :)
    Sabes que eu sou exactamente como tu, posso estar a morreeer de dores do periodo mas não tomo nada vá se lá perceber porque...Prefiro sofrer porque acho que sou capaz de superar a dor...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  15. É normal teres essas preocupações, afinal estamos a falar de um trabalho de muita responsabilidade. O que já não é normal é se deixares que esses teus medos te "paralisem". Vê só a dor de cabeça com que ficaste das minhoquinhas?!! ;p Não te preocupes, se deres o teu melhor tudo há-de correr bem.
    Eu sou como tu na questão dos medicamentos e não gostar de dar parte "fraca"... É como se precisásse de ter sempre tudo sob controlo e se não conseguir é porque falhei. Pedir ajuda é das coisas que mais me custa (estupidez, eu sei).

    Adiante. Lembro-me de ser pequena e haver uma caixinha desse "medicamento oriental" na casa dos meus avós... Como será que foi lá parar? (Acho que eles nunca sairam do país, quanto mais ir à China!) :)

    Sendo de família serrana é óbvio que já assisti à matança do porco... Só UMA vez. Todo aquele sangramento foi mto violento para mim... :|

    BEIJINHOS!

    ResponderEliminar
  16. Olá Joana, realmente essa súbita má disposição foi um bocado estranha.
    Espero sinceramente que estejas melhor.
    Um beijinho =)

    ResponderEliminar
  17. às vezes sinto também umas dores de cabeça "não normais", procurei os sintomas no google e fizeram-me diagnósticos dos mais razoáveis até aos mais assustadores, nem imaginas ... fiquei assustada, falei com os meus pais e eles disseram que se calhar é por estar em frente ao computador e assim, nunca cheguei a ir médico por causa disso, mas ainda tenho essas dores!

    cada vez mais acho a china mais interessante :) e não fazia a mínima ideia de que era assim tão diferente nas regiões :)

    ResponderEliminar
  18. Ola:-) As fotos estão lindas! E os maracujás tão baratos? Adoro maracujás mas são muito caros aqui. Quando morava na aldeia tínhamos lá com fartura!Quanto à tua dúvida existencial sei que serás uma boa médica! se tratares tão bem os doentes como tratas as pessoas da blogosfera serás a melhor médica... És muito atenciosa, muito carinhosa e preocupada com as pessoas, e estas são qualidades imprescindíveis num médico. Vai com calma e tudo correrá bem. Bjinhos e bom resto de semana

    ResponderEliminar
  19. Bem :D
    As tuas fotos estão mesmo altamente de boas!!!
    Tenho de me por a par do resto dos posts!!

    Beijinhos grandes e boa viagem!

    ResponderEliminar
  20. Que dores de cabeça estranha, tens que ver isso:)

    ResponderEliminar
  21. As fotos estão espetaculares!! estou a adorar a reportagem fotográfica da viagem...

    ResponderEliminar
  22. Estou a adorar ler sobre a tua viagem.
    A China é um pais que realmente tem paisagens lindissimas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Apesar de nem sempre comentar, tenho vindo sempre aqui ler-te e estou a adorar viajar contigo :)
    jokas

    ResponderEliminar
  24. Wow, cada paisagem! eu sou o contrário de ti, a cada sinal de dor, encharco-me logo em comprimidos

    ResponderEliminar
  25. só o facto de te questionares isso já revela que tens uma qualidade para ser uma ótima médica: és humana. preocupas-te e pensas nos teus utentes. portanto relaxa, de certeza que tens A vocação :D
    espero que estejas melhor.
    as fotos estão maravilhosas... mas estou ansiosa pelas dos pandas :)

    ResponderEliminar
  26. Sim Joana, podes fazer e fotografar no dia em que te der mais jeito e a publicação até pode ser à mesma na sexta-feira :D embora o dia que eu escolhi seja esse, vocês podem fazer como vos der mais jeito porque no fundo o importante é passarmos por esta experiência saudável e partilhá-la :D

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  27. Eu também evito ao máximo ir ao médico e tomar medicamentos! Tanto que já devia ter marcado uma consulta e ando para aqui a engonhar. Espero que dessa semana não passe.
    Se costumas ter dores de cabeça frequentes e se nesse dia foi forte o melhor é fazeres exames! Cuida-te.

    Foi uma viagem altamente :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  28. aii comno é linda a China !!!!!!!!!!! q invejaaaaa :P talvez um dia !! China e Japão ! adorava ir !
    sim, Joana vou tentar voltar ! :) pode ser que me anime de novo a blogosféra !
    cuida de ti !! ou tens de ir ao médico !?? :P mauu!!!
    descansa !
    beijinho grande!

    ResponderEliminar
  29. Essa dor de cabeça foi meio perigosa...

    Quanto às fotos tenho a dizer-te que estão muito giras e fiquei fascinada com tanto céu azul, imaginava isso tudo cinzento...

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  30. Apesar de começares este post a falar dessa mega dor de cabeça, adorei o início, especialmente da resposta que o teu pai te deu! Dá que pensar, analisar e acho que foi uma boa maneira de te dar a volta :)
    O gelado deveria ser ótimo, que inveja *-*
    Adorei as fotografias, lindas e espetaculares como sempre!
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  31. Quanto a essa coisa de se apanhar os peixes através dos pássaros deve ser HORRÍVEL de se ver :/ essas coisas fazem-me imensa confusão...eu sei que como montes de animais, mas olhos não vêm coração não sente, e ver os bichos a sofrer, faz-me muita confusão, sejam eles galinhas ou porcos! :/

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />