19 de junho de 2012

Beringela recheada e crepes com chocolate e framboesas :D

Beringela recheada com esparregado de grelos e cogumelos salteados

Ingredientes (para uma pessoa): 

* Meia beringela; 
* Grelos congelados (usei 100g); 
* Azeitonas às rodelas; 
* Alho picado (usei congelado);
* Cebola picada (usei congelada);
* Um fio de azeite;
* Cogumelos laminados; 
* Duas fatias de queijo flamengo; 
* Uma pitada de sal. 

Confecção: 

* Retirar a polpa da beringela e cortar aos cubinhos; 

*  Refogar a cebola e o alho e juntar os cogumelos, temperando com um pouco de sal; 

* Saltear os cogumelos, e reservar; 

* Saltear os grelos já descongelados com as azeitonas e a polpa da beringela; 

* Passar a mistura com a varinha mágica; 

* Colocar o esparregado de grelos no interior da beringela, cobrindo com os cogumelos; 

* Cobrir com duas fatias de queijo e levar ao forno pré-aquecido a 220º durante quinze minutos (ou mais, mas eu confesso que já estava cheia de fome).

Antes de ir ao forno
Já no prato :D
O esparregado estava delicioso :D

A meio :)
Depois do almoço decidi (re)ver o filme Julie & Julia


E digo-vos, este filme tem tudo a ver comigo. 

Como eu compreendo a sensação de liberdade que nos invade ao chegarmos a casa depois de um dia difícil e, simplesmente, cozinhar. 

Esquecer-me de tudo o resto e ficar completamente absorta naquilo que estou a fazer, tentando que fique o mais perfeito possível. Mostrar aos outros o meu amor e o meu carinho cozinhando para eles. Divertir-me, surpreender-me, arriscar, redescobrir novos sabores, adaptar receitas, ser bem sucedida. Fazer pratos maravilhosos, deliciosos, originais, bonitos e, já agora, saudáveis.

É indescritível a sensação que eu sinto enquanto cozinho. Estou no meu mundo, faço tudo a mil à hora. Bloqueio, entro em pânico, desisto, desespero. E depois respiro várias vezes, porque desistir é demasiado fácil e eu gosto demasiado da luta. 

Muito (muito!) mais do que de comer, eu amo cozinhar, e faz parte de mim. Quando estou triste cozinho, quando estou feliz cozinho, quando estou aborrecida cozinho, quando quero mostrar aos meus amigos que gosto deles cozinho para eles, quando quero mostrar o meu amor pelo P. cozinho para ele entre outras coisas.

E, tal como no filme, a cozinheira pequenina que sou hoje não existia há três anos atrás. Caramba, quando eu vim para Lisboa há cinco anos tive de aprender a grelhar um bife. Ninguém nasce ensinado, e ninguém adquire capacidades de repente. 

Já tive pratos que foram directamente para o lixo. Já tive pratos que só eu comi, e só eu gostei. Já estraguei louça, já estraguei ingredientes, já me cansei muito com pratos elaborados e com jantares temáticos. 

Mas hoje sou uma cozinheira pequenina. Hoje não há prato ou receita que me assuste. Hoje eu faço jantares temáticos fantásticos. 

Hoje eu tenho muito orgulho naquilo em que me tornei. 

E hoje eu fiz os crepes da Julia Child :D 








Massa de Crepes (receita adaptada do livro 'Mastering the Art of French Cooking')

Ingredientes (para três crepes): 

* 50ml de água fria;
* 50ml de leite frio;
* Meia chávena de chá farinha de trigo;
* Um ovo;
* Uma colher de sopa de manteiga derretida (usei margarina magra);
* Uma pitada de sal fino.

Confecção:

* Juntar a água, o leite e o ovo e bater bem;

* Juntar a farinha e a margarina e bater com a batedeira durante aproximadamente três minutos;

* Cobrir e refrigerar durante pelo menos duas horas;

A massa :)
* Untar uma frigideira própria para crepes (eu usei uma frigideira grande) com um pouco de manteiga e aquecer;

* Retirar do calor e verter cerca de um quarto de chávena da massa no meio da frigideira; 

* Rodar a frigideira em todos os sentidos para a massa ficar espalhada; 

Tentar não entrar em pânico
* Colocar novamente a frigideira a aquecer durante cerca de um minuto ou até o crepe ficar castanho claro; 

* Virar o crepe e deixar cozinhar do lado oposto durante aproximadamente meio minuto;

* Repetir o processo até acabar a massa e rechear os crepes a gosto :) 

Eu cobri o meu crepe com 25g de chocolate com 73% de cacau que derreti no microondas com um pouco de água e decorei com framboesas e com coco ralado :) 

O crepe em si não ficou com um aspecto perfeito, uma vez que se pegou um pouco na frigideira e desfez-se um bocadinho quando o retirei. Mas garanto-vos, de sabor o meu crepe estava simplesmente divinal. De sabor, o meu crepe estava perfeito :D 

Lanche da Joana :D
Até amanhã! :D

38 comentários:

  1. ammm afinal ainda n tava completo o post ! LOL
    essa beringela deve ficar optima ! :)

    ainda bem que afinal era "só" a matricula ! :P eu tb fico logo toda preocupada.

    Boa sorte para o desafio entre casal, e claro, sem dúvida alguma: VAIS GANHAR ! ;p

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    a beringela e o crepe devem ter ficado muito gostosos!
    acho que ainda nao assisti esse filme! mas é uma boa indicação!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  3. Esses crepes com fruta, sem o chocolate dava um belo lanche..

    Ai que fiquei com agua na boca..

    Beijo

    ResponderEliminar
  4. aiiii tenho de fazer esses crepes :x hummm

    ResponderEliminar
  5. Foram crepes para jantar? :) Vou experimentar no fim-de-semana, têm excelente aspeto!!! :)
    Graaanndeee aposta! Nós também fazemos muitas, mas o prémio nunca foi uma viagem! Assim vale a pena o esforço e estou a torcer por ti!!!

    ResponderEliminar
  6. Eu estou a torcer por ti! Aprende a música bem rápido, sera uma recompensa maravilhosa :)
    Já agora, podes-me mandar o livro? :) fiquei muito curiosa com as receitas e aposto que os crepes devem ser de comer e chorar por mais! Podes mandar para o mail do blog, ou então mando-te o meu pessoal.
    Obrigada pelas dicas que deste no meu post, ao contrario do teu o meu nao trazia receitas :(
    Um beijinho ***

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana =)
    Crepes é talvez uma das minhas sobremesas favoritas, principalmente se forem de chocolate.
    Quanto à história do carro,logo no primeiro dia em que tive a carta tive um furo e mudei o peneu sozinha. Fiquei logo vacinada =)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  8. vou fazer beringela recheada agora para o almoço!
    esses crepes têm um aspecto divinal, nham.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  9. Olá :)
    É para veres o que não fazer nada me faz ahahah até farta das féria eu fico... Mas eu daqui a uns tempos já tenho alguma coisa para fazer :)

    E a primeira coisa que eu fiz quando vi este post foi ligar para a minha mãe para comprar beringelas.. Que aspectoo. É o que eu digo, não se pode vir ao teu blog com fome..
    E os crepes, à um ano atrás fazia crepes quase todos os dias (com gelados, chocolate, tudo o que faça mal), mas já à muito que não comia. Esse deram vontade de voltar a fazer...

    Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  10. ahahah :D
    tb gostava de ter apostas!!! o Filipe nao faz apostas cmg...
    mas eu posso fazer com ele....
    Ele agora está sempre a dizer "eu, agora vou fazer ginástica, e vou ficar um ganda boi". sempre posso dizer "ai é? entao se nao ficares em ganda boi em 3 meses pagas-me uma viagem lowcost. loool :D
    (acho que ele nao alinharia... lool)

    Esse crepe tem muito bom aspecto MESMO...

    olha, posso-te fazer uma pergunta idiota? (eu acho que já sei a resposta, mas é para ter a certezinha absoluta... LOL)
    então a pergunta é a seguinte: hum hum (eu a limpar a garganta) — olha, a manteiga de amendoim tem muito mais calorias do que a menteiga normal, e margarina, e queijo da vaca que ri?. Obrigada pela atenção... LOL

    Essa beringela tb tem um aspecto divinal :O

    Beijinhos cachopa, e um belo dia!!!

    ResponderEliminar
  11. Pronto...
    Eu para o Filipe:
    — "olha... nao queres fazer apostas cmg?
    tipo assim: "ah, ganha quem ficar primeiro, tu um ganda boi, ou eu ganda toura"
    LOL. e depois quem perder paga uma viagem low cost ao outro".

    Resposta dele:
    — "LOL. és uma monga"

    LOOOOL
    FAIL :P

    ResponderEliminar
  12. Olá Joana!! Vou ter de ver esse filme com toda a certeza!!

    Os crepes têem cá um aspeto! Acho que mesmo não gostando de chocolate os comia!! Tornaste-te uma excelente cozinheira mesmo!!

    Boa sorte para esse teu novo desafio pessoal! Tenho a certeza que vais conseguir, tu não desistes por isso o P. que vá juntando os euros porque a viagem vai ser paga por ele :D


    Beijinhos e uma boa tarde para ti!!

    ResponderEliminar
  13. adorei esta receita de beringela! mencionei-te lá no meu blogue e mostrei a minha receita de beringela no forno. ehe
    hei-de experimentar a tua receita.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Como me revi neste teu post.
    Também sou assim na cozinha, e quando fomos viver juntos, o nosso primeiro jantar foi a primeira vez que cozinhei, sem ser ovos estrelados ou rissóis. Descobri uma paixão que não conhecia e um prazer até terapêutico. Há dias, que o melhor momento do dia é mesmo quando vou para a cozinha fazer o jantar. Adoro.
    Costumo fazer as beringela recheada, mas mais com carne picada ou legumes variados, cobertos com um molho bechamel e queijo ralado, hmm delicous :))

    Tenho de experimentar os crepes, que aspecto :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  15. Minha querida como gostas de desafios, tenho um desafio para ti no meu blog! :) Espero que gostes :)
    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  16. Adoras cozinhar?! Ninguem diria... Not! Ja se viu que deve ser mesmo uma grande paixao tua! E depois fazes coisas lights ainda por cima. Os crepes devem ser fenomenais. Beijo

    ResponderEliminar
  17. Eu tinha parado o carro para ver, sou muito comichosa com barulhos nos carros :-)

    A beringela está deliciosa os crepes é melhor nem olhar para eles para não me salivar toda!!

    ResponderEliminar
  18. Olá Joaninha

    Adorei o aspecto dos teus crepes. Melhor dizendo tudo quanto tu fazes tem um óptimo aspecto. É por isso ( e por muitas outras coisas ) que eu te admiro tanto. Gostava de ter só 10% desse teu espírito e vontade de cozinhar. Das minhas mãos não sai nada de jeito!

    Curiosamente fui uma autodidacta no piano, não sei se ainda sei tocar...quanto a ti não tenho a menor duvida que vais ganhar o desfio...o P que comece a contar as notas e tu a fazer as malas... :-)

    Beijinhos e que o dia te corra muito bem

    ResponderEliminar
  19. Olá Joaninha! :)
    1º e mais importante: essses crepes são qualquer coisa... ulálá! :)
    2º Vens com a matrícula a arrastar e nenhum dos outros condutores te fez um sinal nem apitou?! Uma vez, durante a noite, conduzi sem luzes uns bons minutos (culpo os malditos candeeiros de rua e as suas luzes potentes :p), com pessoal a fazer-me sinais de luzes e a apitar-me e eu só a falar mal "mas o que é que estes gajos querem?" e afinal eles só estavam a ser prestáveis! eheh ;)
    3º Li o livro Julie e Julia, emprestado por uma tia durante umas férias de verão e lê-se bem, é levezinho e baseado num caso real (o que também sabes, se viste o filme!) :)
    4º Obrigada pela receita da beringela, tenho de experimentar!


    E agora em relação ao Dr. Oz, que biolência! ;) Juro que ele não me tentou vender nada, pelo menos durante o tempo que vi o programa!ehheh Mas também sabes que não sou dada a suplementos e remédios, por isso não adiantava ele vir pregar para a minha freguesia lol :D
    Mas, mais importante, o que queres dizer com "não percebo muito em relação à celulite"?... Não me digas que és daquelas pessoas que não tem nenhuma!... Toda jeitosa e sem celulite??... Fico à espera que negues a minha suposição, caso contrário odeio-te neste momento e preciso de me afastar durante um bocado do teu blogue... Volto mais logo! :p

    Beijinhos!**

    ResponderEliminar
  20. Ai esses crepes tem um aspecto maravilhoso, eu adoro crepes com gelado e chocolate quente hmm :D

    Olha nem sei bem como correu, se eu tivesse estudado mais teria corrido melhor até porque era fácil, mas não sei :x estive até ontem a noite para me decidir se ia ou não...

    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  21. Não sei como é que tu fazes, mas essa beringela recheada tem um aspecto tãoooooooooo bom.

    ResponderEliminar
  22. Lá está... Grelos! Não dá, não engulo mesmo! Não sei porquê, como tudo quanto é vegetal, mas grelos... Nah! Pancadas! eheheh
    Isso da matricula também já me aconteceu. Tanto que tenho um parafuso de cada raça nas matriculas. Por aqui também somos adeptos do desenrascanso! :D

    As meias de descanso foram a melhor compra que fiz até hoje! Dõe-me os pés e joelhos de estar sempre em pé, mas nada de pernas e pés inchados! :D

    Esses crepes... HMMMMMMMM!!! (babei!!)

    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
  23. Boa sorteeeee :D:D Espero que consigas =P=P Bem o crepe ficou CÁ COM UM ASPECTOOO! Vou ter de fazer =P

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  24. Fogo que espetáculo, tem tudo um ÓPTIMO aspecto! Miammm :D

    Beijinhos,
    touchofpurple.blogspot.com

    ResponderEliminar
  25. eu cá não sou muito boa cozinheira nem gosto de cozinhar :b
    boa sorte, estou a torcer por ti :D

    ResponderEliminar
  26. ADOREI ESSA BERINGELA ASSIM RECHEADA DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
    OS CREPES FICARAM PERFEITOS ,OS MEUS SAEM SEMPRE MAL.
    BJS

    ResponderEliminar
  27. Hello Joana.
    *Sou sempre a última a comentar mas cá estou eu!
    *Tenho de me inspirar nessas beringelas para fazer alguma coisa diferente, apesar de gostar mesmo muito delas só com sementes.
    *Uma vez, estávamos no Colombo e a minha irmã disse que "tinha muita fome mesmo"!eu fui comer a sério e ela foi buscar um crepe, porque "tinha muita fome mesmo!"
    *Desafio - suponho que o P. vai contigo se ganhares...? Estou a torcer por ti :)
    *Julie e Julia - já vi duas vezes e de vez em quando lá me sai um "bon appetit" com voz estridente à la Meryl Streep/ Julia Child :)
    *Carro - para isso não sou muito perspicaz. Cada vez que ando com o meu homem ele pergunta-me :"não ouves este barulho?" (e olha que eu ouço muito bem!) e eu nunca ligo aos "barulhos". Em 13 anos de condução, ainda não tive grandes dissabores. Furei duas vezes, mas sempre perto de casa e os homens mudaram o pneu (têm de servir para alguma coisa!!)
    *Mirtilos - estava a 1.79€ e ainda pensei duas vezes, mas trouxe :) Depois faz a reportagem da Feira...
    *Beijos grandes

    ResponderEliminar
  28. ehehe eu ontem vim ca e vi os teus maravilhosos crepes tambem, mas nao sei pk nao conseguia comentar(nao tinhas a opçao comentarios activada) ou o meu pc tava doido:) beeem, tens esse livro maravilhoso?! se der manda me po meu mail que tem no canto esquerdo do meu blog...simmm???:p bem, eu juro por tudo que hoje me apeteceu imenso beringela gratinada! porque fui a casa do mais que tudo e a mãe dele mostrou-me um livro onde estavam:p e ate o trouxe ehehe andamos em sintonia:D adorei as tuas fotos e ja agora...quando ganhares, podes levar me na mala para visitar a minha melhor amiga?:) beijinhos

    ResponderEliminar
  29. ah, quanto ao oleo...hum,so se substituires por oleos de amendoim, ou outro que seja mais saudavel...eu sei o que é nao ter oleo em casa!:D eu nao tinha...ate uma tia minha me ter trazido um garrafao dele!!! se fosse azeite tinha lhe saltado pro colo:D oleo nao é muito a minha onda...é raaaaaroo usar..tudo que é anti-aderente veio melhorar imenso as nossas vidas:D beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Eu adoro comer, mas não tenho muito jeito para cozinhar. :P Ou talvez ainda não me tenha dedicado o suficiente a aprender... Mas estou a ficar com vontade de começar - o teu blog é inspirador :):):)

    Bjinho*

    ResponderEliminar
  31. Olha por acaso os vernizes da Andreia salvo algumas excepções até se aguentam bem nas minhas unhas...eu gosto bastante desta marca :)

    ResponderEliminar
  32. Adoro beringelas recheadas, normalmente, faço com atum ou legumes e as minhas preferidas são, sem dúvida, as de soja...hmmm! essas também têm óptimo aspecto, vão já para a lista! Tudo o que seja recheado e no forno é delicioso, ontem comi cogumelos recheados com soja e legumes, uma delícia também!

    O filme vi quando saiu e também gostei =), mas n me identifico nada, infelizmente sou muito preguiçosa para cozinha hehe!

    O crepe...ai ai Joana, tu fazes-me sempre babar-me logo de manhã quando leio o teu blog, ai que maravilha. eu n como sobremesas, n aprecio doces sequer, mas chocolate...hmmm! n resisto!

    Boa sorte para o teu desafio, depois queremos um vídeo!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. És a melhor definição de equilibrio que eu já li até hoje :)
    Gostava bastante de saber o caminho para o teres conseguido atingir. A nível psicológico. E o que dvee ter culminado nesse nível físico que também apresentas, querida. :)

    ResponderEliminar
  34. Ai Joana, que belos crepes!!!
    Também adorei esse filme, muito, muito giro!!!
    Quanto ao carro... eu também tremo só de pensar em mudar um pneu... nem as porcas consigo tirar, quanto mais mudar o pneu!!!
    Bjocas grandes
    Ana

    ResponderEliminar
  35. Posts longos :))) Mas uteis :) Não podias mesmo parar o carro lol eu stresso logo com barulhos estranhos .... Esse filme ja me falaram acabei de pedir para sacarem depois de ler o teu post :)) Mas confesso que só gosto de cozinhar quando não o faço por obrigação e depois de um dia de trabalho arduo não tenho grande vontade :(( A tua comidinha alem de feita com amor tem um aspecto divinal :))

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />