17 de maio de 2020

Festa Mexicana!

Mostrei as fotos da festa da minha mãe, mas ficou uma história dessa noite por contar.

Tive um dia atribulado. Queria ir já penteada e maquilhada de Lisboa, mas fiquei à conversa com a maquilhadora, o tempo passou e acabei por sair só com metade da maquilhagem feita. A Joana já me esperava em casa, apanhámos um Uber e chegámos ao Oriente tão depressa que dei dez euros de gorjeta ao motorista. Subimos a correr pela estação, e mal entrámos no comboio as portas fecharam-se atrás de nós. Quando chegámos tudo estava uma confusão, roupas aqui, maquilhagens ali e saiotes pelos cantos. Fiz a maquilhagem restante, vesti-me e os convidados começaram a chegar. Tudo acalmou. Os meus filhos estavam com o Pedro, a minha família estava ali. Bebi um gin, depois outro. Talvez uns quantos depois disso.

E fiquei bêbada.

Acho que se nota aqui que eu sou a versão humana de um cãozinho fofinho, e quando bebo isso aumenta exponencialmente. Mandei dezenas de mensagens ao Pedro a dizer que ele era lindo e sexy. Disse à Joana que a amava como se ela fosse minha irmã. Troquei mensagens no Instagram com uma pessoa que segue o blog e disse que devíamos ‘ser amigas a sério’ (tudo verdades, no regrets). Gostei tanto da sopa do jantar que comi umas cinco sopas seguidas e não comi mais nada a noite inteira. Dancei muito, daquela forma livre e desengonçada que só quem bebeu demais domina. Cantei o Volare, o Toda a Noite do Toy e o Bamboleo.

Não queria que a festa acabasse nunca. E à uma da manhã, já com o DJ a desligar o computador, as luzes acesas e a grande maioria dos convidados a sair, cismei que faltava dançarmos... O Apita o Comboio.

E foi assim que nove ou dez almas (provavelmente as mais bêbadas), de vestidos de roda e perucas na cabeça, acabaram a cantar e a dançar o Apita o Comboio, primeiro sem música e depois com música. A Joana filmou e eu vejo esse vídeo sempre que preciso de rir. Também já mandei esse vídeo a amigos meus que precisam de rir. Se algum dia se sentirem em baixo, já sabem a quem recorrer.

Não queria que aquela noite acabasse nunca, e hoje sei porquê. Sabem, quando vivemos longe dos nossos aprendemos a aproveitar cada momento até ao fim, até não sobrar nada, até as luzes acenderem e os últimos convidados saírem. Aprendemos que um momento pode ser o último em muito tempo e que aquelas pessoas não assistirão às mil gargalhadas seguintes, por isso enquanto ali estão devemos-lhes as gargalhadas todas do mundo.

Desde esse dia que não via os meus pais, o meu irmão, a minha cunhada, a minha avó ou a Joana, há mais de dois meses. Alguns deles ainda não voltei a ver. Sei que muitos de vocês também passaram meses sem ver os vossos. Sei que há quem não irá ver alguém que ama nunca mais.

Mas às vezes, quando o Pedro dorme ao meu lado e os meus filhos dormem nos seus quartos, no silêncio de mais uma noite, eu ligo aquele vídeo sem som e fico a ver-nos, vestidos desalinhados, perucas perdidas, fatos já meio despidos, a fazer uma fila indiana e a cantar. Felizes. Despreocupados. Juntos. E juro, juro que consigo sentir na alma a chegada do dia em que isso voltará a acontecer.

Que festa que vai ser.

Há duas semanas íamos para o México. Não fomos. Íamos celebrar o exame do fim da especialidade da Joana e do Bernardo. Eles não fizeram exame. Não fiquei de braços cruzados, e todos os dias dessa semana houve cá em casa música mexicana, comida mexicana... Ou margaritas :D No último dia daquela que seria a nossa viagem, fiz um almoço mexicano só para o grupo do costume cá de casa, com direito a decoração a rigor, músicas e sombreros. Soube muito bem. Foi muito bom.

Um dia, vamos fazer uma festa mexicana como deve ser. E voltar ao México como deve ser. E que festa que vai ser. Até lá, também não se esteve nada mal :)

Faixa da Funidelia. Comprei num dia, entregaram dois dias depois, fiz a festa no dia seguinte. Foi tudo super rápido :)



Durante esta semana experimentámos vários restaurantes mexicanos pelo Uber Eats. Gostámos particularmente do Coyo Taco e eu gostei bastante do Las Fincheras (que pedi para um almoço na urgência por isso o Pedro não comeu). Já tínhamos ido ao Las Fincheras há uns anos e não achámos nada de especial, mas desta vez soube-me mesmo bem. Também experimentámos o Ao Ataco!, que foi de onde encomendei a comida para este almoço. Estava bom, mas no geral preferimos o Coyo Taco. Também me falaram imenso do Pistola y Corazon, mas ainda não consegui experimentar.
Caixas a dizer Nachos e Fiesta da Funidelia, travessas da Docinho de Açúcar, o prato do molho para os nachos é nosso. O molho para os nachos é da Doritos :) As decorações mexicanas espalhadas pela mesa são toppers que mandei vir da Funidelia e retirei os palitos :)
Tacos de porco, frango, vaca e manga com abacate :)
Pratos Fiesta da Funidelia
Copos cacto da Docinho de Açúcar, também usei para a festa do Breaking Bad. O dispensador de bebidas é novo, encomendei no site do IKEA quando comprámos o móvel da sala novo.

Churros com doce de leite e chocolate <3
Maracas do Matias :D
Burritos para o Pedro e para o Matias (eu sou mais menina de tacos) :)


Talheres da Funidelia, poncho para a cerveja também :)
Margarita para a mamã :D
Guardanapos da Funidelia :D





Sombrero da Funidelia
Também tirei imensas fotografias aos garotos neste dia, mas fica para o resumo do mês :) Espero que por aí estejam bem e que tenham uma óptima semana :)