14 de março de 2020

Trabalhar a saúde mental.

Não é difícil para nós ficarmos em casa: são as vicissitudes de estar há tantos anos a viver com um peixe morto e de ter um filho igualmente peixe morto :) O Pedro tem de sair de casa diariamente porque vai para o hospital, nós por cá continuamos sem sair desde Quarta-feira e assim nos manteremos. Ocorreu-nos enfiarmo-nos no carro e irmos até uma mata qualquer a uma hora daqui deitarmo-nos na relva a apanhar ar (cá em casa nem sequer há varanda), mas honestamente acho que não ia estar sossegada: as saídas diárias do Pedro significam que num cenário dramático poderemos estar todos infectados cá em casa, e não quero andar feita histérica a ter a certeza que estou a cem metros do parceiro do lado.

Partilhei nos comentários que estava a pensar nisso e recebi comentários super agressivos, por isso decidi que nos próximos tempos, e como parte do trabalho na minha saúde mental, não vou permitir comentários aqui no blog. Reparem: obviamente eu sempre recebi comentários agressivos. Confesso até que sempre me diverti a recebê-los, apagá-los e imaginar as pessoas a fazerem refresh no blog à espera que o seu comentário fosse publicado, a darem-me visualizações gratuitas e a espumarem de raiva. Mas agora já não tenho paciência. Estou em casa com os dois miúdos, sozinha em 90% do tempo, quero focar-me neles e acho que a malta que vem para aqui mandar bitaites foleiros também se devia seriamente focar nos seus.

Saí de todos os grupos que tinha no WhatsApp. Recebia centenas de mensagens por hora sobre este assunto. Obviamente que estamos todos imensamente preocupados, mas sinceramente eu não posso fazer nada, vou estar em casa com os miúdos durante mais um mês, não estou no terreno ainda e prefiro aproveitar enquanto posso.

Apaguei o meu Facebook. Não me trazia nada útil, estava sempre a ler as mesmas mensagens partilhadas por dezenas de pessoas diferentes.

Temo-nos entretido como sempre fizemos: séries, filmes, bonecada, puzzles, pinturas, receitas, escondidas e apanhadas, Legos, dinossauros dinossauros dinossauros dinossauros, sestas boas, visitas a museus virtuais, publicações constantes no Instagram (desculpem lá o spam), quizzes do Jetpunk, páginas giras da Wikipédia, FaceTime com o pessoal e palhaçadas com a Gabi. 

Continuo disponível pelo mail e, principalmente, pelo Instagram, onde tenho recebido imensas mensagens. Continuo a gostar de trocar ideias, de conversar, de saber os pontos de vista dos outros. Juro que sou muito acessível e que respondo a toda a gente. Talvez continue a escrever aqui no blog, não sei bem, vou ver o que me apetece fazer nos próximos dias.

Até lá, vou divertir-me. Em casa, com as minhas pessoas, a aproveitar para aprender coisas giras e fazer programas engraçados. A focar-me em mim e nos meus. Façam isso também.