18 de março de 2020

Quatro meses de Gabriela.

A Gabriela nasceu na madrugada de uma Segunda-feira. Tivemos alta na Terça-feira ao fim da tarde. Na Quarta-feira fomos com a Gabriela à creche buscar o Matias.

Depois disso conto pelos dedos de uma mão os dias em que a nossa Gabi não saiu de casa. Íamos levar o mano, íamos buscá-lo, íamos passear. A Gabriela foi à praia, foi ao parque, foi a museus e a exposições.

Há uma semana que a Gabriela não sai de casa. Hoje fomos as duas para a janela apanhar solinho, e foi basicamente isso. Dias estranhos, estes que vivemos.

Apesar de tudo, sinto que tenho muita sorte. Estou em casa com os meus dois filhotes, sossegadinha, a curtir o crescimento deles. Estar com eles 24h por dia é desafiante, sem dúvida, mas também é tremendamente enriquecedor. E sei que o Pedro dava um bracinho para poder ficar em casa com eles, em vez de sair todos os dias para ir para o hospital. Por isso não me queixo: daqui a um mês terei de voltar ao trabalho, e sei que vou sentir muita falta disto.

Hoje a Gabriela faz quatro meses. Quatro meses complexos. Quatro meses lindos. Os melhores quatro meses das nossas vidas. Assim é a Gabriela com quatro meses :)

* Não fazemos ideia de quanto mede ou pesa: já não a pesamos desde a consulta dos dois meses. Temos consulta no centro de saúde na próxima semana e ainda não sabemos se irá manter-se: liguei na semana passada e disseram que estavam a manter as consultas de saúde infantil, mas pediram para ligar na véspera a confirmar.

* Delira com estar despida. Nunca a vemos tão feliz como quando começamos a tirar-lhe a roupa. Gosta de palhaçadas e de cócegas. Adora ver os disparates que o mano faz.

* Adora estar com as mãos na boca. Nunca usou chucha e também ainda não liga aos brinquedos.

* Gosta de colinho e é muito observadora. Detesta o vento. Gosta imenso de passear, até porque vai sempre na mochila (onde ela adora estar). Já anda na Boba.

* Tem uma rotina bastante consistente já. Toma banho por volta das 19h, normalmente ao mesmo tempo que o mano. Bebe o biberão às escuras (neste momento já com 210ml), deitamo-la e ela adormece. Acorda uma vez entre a meia-noite e as duas, bebe mais 210ml e volta a dormir, geralmente até às sete. Bebe novamente 210ml de leite, volta novamente para a cama e dorme até às 11h ou 12h. Acorda bem disposta e pronta para a brincadeira. Bebe o leite (durante o dia ainda com 180ml) e depois fica cerca de uma hora acordada. Vai dormir a sesta por volta das 13h, acorda às 15h, bebe o leite por volta das 15.30h, volta a dormir às 16.30h e acorda por volta das 18h. Nesta fase o Matias já dormia a noite toda, mas durante o dia era bem mais chatinho para dormir.

* Dorme na caminha dela, no quartinho dela, e adormece sozinha. Está a passar uma fase muito tranquila e o berranço acabou.

* É uma miúda saudável e sem chatices. Não tem pele atópica como o irmão, não tem crosta láctea como o irmão, não fica assada no rabito como o irmão, nunca esteve doente, faz bem cocó e xixi, come bem... Continua a bolçar bastante, mas achamos que é dela mesmo, porque não parece nada maldisposta ou enjoada. Experimentámos o leite anti-refluxo mas ela odiou, por isso passámos do hipoalergénico para o normal e sentimos que o bolçanço melhorou ligeiramente. Bolça bastante quando anda de carro, ainda não percebemos porquê.

* Ao contrário do mano, adora estar de barriga para baixo. Passa imenso tempo no tapete e já se vira bem. Também gosta de estar sentada com apoio e já parece uma senhora :) Já mexe os joelhos para tentar rastejar :)

* Hoje comeu a primeira sopa, mas não curtiu muito a cena. Por outro lado, noto que nisto a experiência ajuda imenso: tive zero problemas, estava super calma, fui oferecendo para ela provar e depois quando me pareceu que ela já não queria mais deixei de dar, tudo muito tranquilo.

E pronto, a nossa menina da canção está a crescer :)