9 de dezembro de 2019

Três semanas de Gabriela.

Uma semana depois, diria que no geral está tudo mais tranquilo. Não sabemos se a Gabriela está menos chorona ou se nós já estamos dessensibilizados (possivelmente será uma mistura das duas), mas os dias têm corrido de uma forma aparentemente mais pacífica.

A Gabriela adora dormir quando há confusão (gente cá em casa, passeios, barulho, por aí fora), mas também não tem dado noites nada más (come uma a duas vezes por noite, com intervalos entre as 3h e as 6h, riqueza da mamã).

Bebe 120ml de leite em seis ou sete mamadas diárias. Nos últimos dois dias tem andado mais comilona, possivelmente estará a fazer um pico de crescimento. Ao contrário do Matias, que gostava mais dos biberões da Dr. Brown's, a Gabriela gosta mais dos da Avent. Continua sem ser grande fã da chucha, mas sinceramente nós também não a estimulamos muito nesse sentido.

Na pesagem da semana passada as enfermeiras ficaram preocupadas porque a Gabriela só tinha ganhado 17g por dia, e a verdade é que ela passou uma fase em que não parecia assim tão interessada em comer. Entretanto parece-nos que isso passou, vamos ver como corre a pesagem amanhã (que também vai ser o dia da administração da vacina da BCG!). 

O Matias parece cada vez mais crescido. Quer ajudar com tudo. Gosta de dar banho à irmã e até já arrastou um banco para o trocador para poder ajudar a mudar a fralda. Também já acorda menos de noite (houve uma fase difícil em que a dada altura tínhamos os dois miúdos acordados, uma a chorar e o outro porque não conseguia dormir com o choro!).

Enfim, tudo está melhor. Ou então está igual e nós estamos mais habituados. O que quer que seja, não nos podemos queixar :D

É assim, a minha mãe só me veste com estas bodegas de fidalga, quero fatos com dinossauros como os do meu irmão!


14 comentários:

  1. Que boneca tão boa de gorrinho! Tão pequenina e já cheia de estilo! :D

    Eu estou a contar os segundos para o mais velho deixar de acordar com o choro da mais nova. Credinho! Tem sido mesmo desafiante, para não dizer uma asneira! Ando de tal forma que parece que tenho o cérebro em papa!

    A Dalila tb não é fã de chucha, tal como o irmão não era, mas eu acho que a culpa é minha porque não percebo muito bem o conceito e não sei quando devo dar e quando tento dar parece que puxa o vómito.
    Gostava que aceitasse para daqui a uns tempos poder descarregar lá as dores do nascimento dos dentes e porque imagino sempre que os bebés que usam chupeta dormem melhor. Alguma explicação terá de haver para ter dois filhos tão ruins de dormir! Ainda por cima, agora, a lady só quer dormir ao colo, finória de um raio! E eu que jurei que ia ser diferente desta vez.... -.-



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha o Matias tem dias. Há dias em que são quatro da manhã e um de nós está no sofá da sala com a miúda a chorar ou a comer e o Matias ao lado sentado, há dias em que ela faz berreiros autênticos e ele continua a dormir na paz do Senhor. Seria mais fácil se ele aceitasse dormir com a porta do quarto fechada, mas ele não quer, e se a deixamos encostada abre-a durante a noite... Agora nem se está mal porque ele depois acaba por dormir até 'tarde' (tipo 9h), mas depois se ela continua a dar noites foleiras e ele continua a acordar não sei como vou trabalhar :P Mas pronto, ainda falta muito tempo :D

      Nós claramente não estimulamos muito a questão da chucha, até porque a Gabriela pega bem mas depois larga e não estamos para andar ali a dar chuchas a meio da noite :P Ela também gosta de colo, mas acho que é normal. O Matias não era grande fã e eu lembro-me que ficava triste com isso, por isso agora é aproveitar :D :D :D

      Eliminar
  2. Não aguento este look da Gabriela :)

    Ainda bem que as coisas se estão a encaminhar! Boa sorte para a vacina amanhã e que já esteja mais cheinha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ganhou peso sim senhora :D Mas ela nos últimos dias só quer comer, por isso faz sentido :D

      Eliminar
  3. Essa miúda é mesmo uma fofura de sua mãe!!!!
    "Carinha de bolacha" tão querida!!!!
    Ainda bem que tudo se está a compor...
    Madalena

    ResponderEliminar
  4. Joana, queria perguntar-lhe uma coisa (ainda para mais sendo médica): vejo no Instagram que vocês veem muitos filmes, todos os dias verão um talvez e que estão muitas vezes em família os 4 em frente ao écran. Não acha isso prejudicial para o Matias e eventualmente agora para a Gabriela? A recomendação da nossa pediatra foi zero televisão mesmo durante o primeiro ano de vida e nos seguintes que havia umas recomendações da OMS sobre quantos minutos diários eram aceitáveis. Não estou a perguntar por mal, mas enquanto mãe tenho tido a preocupação de não ver televisão enquanto a nossa filha está por perto (tem um ano), só vemos quando ela vai dormir, não sei se quando for mais velha conseguimos manter.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, o Matias só começou a ver televisão a partir dos dois anos, antes disso nunca tinha visto filmes nem desenhos animados. A partir dos dois (e até agora) deixamo-lo ver filmes ao fim-de-semana (Sábados, Domingos e às vezes Sextas). Não vê televisão porque não temos televisão em casa, por isso vê filmes no portátil. Bonecos só vê em casa dos meus pais e da minha sogra. Ou seja, efectivamente durante o primeiro ano de vida (e o segundo) teve zero ecrãs, e depois disso só ao fim-de-semana :) Mas ao fim-de-semana vemos imensos de facto, pelo menos um filme e muitas vezes dois. Entretanto hoje ele está doente por isso já viu dois filmes e uma data de episódios da Ovelha Choné, por exemplo. Mas lá está, também depende do que se faz no resto do tempo. Ele viu tudo de manhã, depois brincou, almoçou, foi para a cama às 13.30h e ainda está a dormir (são 18h). Quando acordar vai brincar, jantar, banho. Ou seja, não passa todo o dia nisto (nem nós deixamos). Durante a semana não há nada, nem filmes nem bonecos. Achamos que é um bom equilíbrio :) Nós também não vemos porque lá está, não há televisão e filmes só mesmo quando ele está na cama :)

      Entretanto com a Gabriela claramente não vai ser assim. Com o Matias foi muito fácil, mas ela já tem o mano, vai ver filmes muito mais cedo. É a vida :) Nos primeiros tempos ela dorme imenso por isso é mais fácil, mas depois já estamos mentalizados que vai logo dar de caras com a morte do Mufasa e cenas do género :)

      Eliminar
    2. Resumindo: concordo inteiramente com a pediatra, por nós nem é por minutos diários (simplesmente não há ecrãs durante a semana, mas depois ao fim-de-semana também não há grandes limites efectivamente) e mesmo os outros ecrãs (tablets e afins) só mesmo daqui a uns bons anos :)

      Eliminar
  5. A Gabriela está mesmo uma nenuca fofa! E tem um olhar super vivo!:D

    ResponderEliminar
  6. Tão fofinha a princesa,...as fotos estão lindas!
    Que excelente partilha!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  7. Que fofuuuura 😍😍😍
    Não fosse o trauma da privação de sono, choros, doenças ... e uma pessoa até ficava com vontade de ter um segundo. 🙃 Ando a achar que o M. anda novamente a ouvir mal... (Ansiosa por tirar as dúvidas) e nestas fases fico sempre com a sensação que não serei forte suficiente para viver uma experiência destas novamente!
    A Gabriela está linda linda. 😍

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />