4 de setembro de 2019

Algarve 2019 #4

Ah, as rotinas. Acordar nas calmas, brincar com o Matias, levá-lo à escola a pé tranquilamente (a cardiologista mandou-me fazer caminhadas, mas não está fácil com este calor de ananases), chegar a casa com pão fresco na mão, dar uma arrumadela, tratar de coisas pendentes, ler sobre assuntos interessantes, descansar, fazer muitos planos, adiantar o jantar, ir buscar o miúdo à escola cedo, brincar no parque, brincar em casa, jantar cedo, deitar com calma, falar sobre o nosso dia. Nem tinha percebido as saudades que tive disto enquanto estava no Algarve.

Por outro lado, há imensas coisas das quais sinto saudades no Algarve. A praia ao nosso lado. A piscina ali à mão. As tardes passadas a brincar com as pistolas de água. Os Pernas de Pau à beira da piscina. As pinacoladas sem álcool. Aquela vibe de férias. O cheiro do protector solar no Matias.

Enfim, daqui a uns tempos há mais (ou não, estamos à espera que a miúda nasça para fazermos planos concretos!) :)

Moinho do Leitão (tinha fechado meia hora antes de chegarmos, por isso não pudemos entrar)



Docinhos típicos algarvios da Pastelaria Riviera em Albufeira :D
De volta a casa, onde o Matias decidiu levar o seu peluche preferido para o a piscina também :)
Malandrias da mamã :D


No dia seguinte, na praia :)

Desta vez bebi um Virgin Mojito, em vez de uma Virgin Pinacolada :)
E comi uma saladinha com presunto e mozzarella...
Para sentir-me menos culpada com o gelado :D O meu, de bolacha Maria e doce de leite, e o do Matias, de ananás e hortelã :)
Havia uma carrinha da Gelados de Portugal no resort :D
Ao jantar fomos dar uma volta à Marina de Albufeira e acabámos a jantar no Nosolo Italia. Na foto, o pão de alho para dividir (bem bom!) :)
A pizza da Joana tinha um óptimo aspecto!
Eu pedi os raviolis :D
Para sobremesa comi a taça Floresta Negra, com Oreos e gelado de ginja. Era ENORME! Não me lembro de alguma vez ter tido tanta dificuldade em comer uma sobremesa inteira :O
Eeeee no dia a seguir, na piscina


Pequeno intervalo para história: uma das coisas que eu queria mesmo fazer nas férias era ir visitar as grutas (nomeadamente Benagil). Não li nada sobre ser perigoso para grávidas e inclusivamente todas as companhias que vi aceitavam crianças de três anos e até bebés, por isso imaginei que não houvesse problema. Andei semanas a massacrar o resto das pessoas para virem comigo (os meus pais não faziam questão e a Joana enjoa imenso), e quando finalmente consegui... Já não havia vagas em lado nenhum. Seguiram-se horas de intensa procura, até que encontrámos uma (UMA!) companhia que ainda tinha disponibilidade, e ainda por cima era para uma hora bem boa (às 18h). O meu pai marcou o barco para todos, especificando que tínhamos uma criança de três anos connosco (e, pensei eu, referindo que eu estou grávida).

Vai daí neste dia dormimos todos a sesta, acordámos super entusiasmados e lá fomos para a marina de Portimão apanhar o barco. E quando finalmente chegámos o senhor olhou para mim durante dois segundos e disse logo 'nem pensar, estes barcos saltam muito por isso são perigosos para grávidas'.

Em retrospectiva, claramente fiz uma tempestade num copo de água. Não reclamei nem nada, até porque o senhor só estava a fazer o seu trabalho, mas fartei-me de chorar. Eles acabaram por ir e a Joana ficou a fazer-me companhia (o Matias adorou e diz que viu a gruta do Capitão Gancho), por isso decidimos ir ao NoSoloÁgua. Quando lá chegámos pedi uma pinacolada sem álcool e seis ostras e liguei ao Bernardo a chorar (o Bernardo foi um chungão by the way e claramente não empatizou com o meu sofrimento), e a meio do telefonema a menina vem dizer... Que não há ostras.

'Este é oficialmente o pior dia da minha vida Bernardo' - diz a grávida dramática.
'Oh Xi, ganha juízo' - diz o amigo chungão.

Depois ainda pedimos as amêijoas à Bulhão Pato e adivinhem? Também não tinham. Acabámos por decidir ir dar um passeio e aqui a diva lá percebeu que estava a ser tontinha e que as grutas não vão a lado nenhum e tal e tal e tal. Mas pronto, foi uma história caricata :)

Vista para o NoSoloÁgua (sítio com ambiente fixe mas sem ostras buuuuuuu)
Pôr-do-sol na Praia da Falésia
Depois fomos ao Ú Venâncio provar aquelas que têm a fama de ser as melhores sardinhas do Algarve. As amêijoas à Bulhão Pato eram boas :)
Como eu não gosto de sardinhas pedi lulas à algarvia e eram boas :) A malta que comeu sardinhas gostou moderadamente, acharam que estavam demasiado grelhadas (mas uns dias antes tínhamos ido a um restaurante chamado Laranjal em Olhos de Água e toda a gente delirou com as sardinhas, por isso assumo que também possa ter sido uma questão de expectativas) (não fotografei a comida do Laranjal porque estávamos com uns amigos dos meus pais, mas era óptima!).
E para sobremesa, não podia faltar o Dom Rodrigo :D
No dia seguinte foi basicamente acordar e arrancar para Lisboa, até porque os meus pais iam viajar novamente no dia seguinte, a Joana tinha bilhetes para o Benfica-Porto e eu precisava de organizar as coisinhas para a nossa viagem a Sesimbra :)

Fim :D