14 de março de 2019

Barrinhas de frutos secos.

Cá em casa temos uma abordagem muito curiosa à alimentação do Matias: nestes quase três anos de vida o miúdo nunca comeu uma bolacha Maria dada por nós, mas já comeu bolos, queques, alheira, jalapeños e um montão de outras coisas do género. É sempre o primeiro a querer pôr as mãos na massa (literalmente) e é sempre o primeiro a querer provar o que cozinhamos. Gosta de tudo e tem sempre fome, e já são famosos no nosso grupo de amigos os seus 'posso provar?' 'é meu?' 'é para todos?' 'vá lá, só um bocadinho pequenino' 'há pão?' e 'quero presunto'.

Vamos combatendo este apetite voraz com pão, fruta e tortilhas de arroz, que o miúdo adora. Mas também com outros snacks saudáveis, como iogurtes com frutos secos. Entretanto há umas semanas comecei a ser acompanhada numa nutricionista (novamente) e ocorreu-me voltar a fazer barrinhas, algo que antigamente fazia com frequência para comer nas reuniões ou entre consultas. Correram super bem, e comidas simples ou misturadas no iogurte fizeram as delícias do Matias e da mamã :D

O provador oficial a provar as migalhas que ficaram no papel vegetal!
Barrinhas :D



Barrinhas de frutos secos

Ingredientes (para doze barrinhas pequenas):

* Seis colheres de sopa de manteiga de amendoim;
* Seis colheres de sopa de mel;
* Uma chávena e meia de frutos secos a gosto (usei uma mistura que tinha amêndoas, avelãs, passas e bastantes amendoins).

Confecção:

* Numa tigela misturar todos os ingredientes;

* Colocar numa forma rectangular coberta com papel vegetal e calcar bem;

* Levar ao forno pré-aquecido a 180º durante trinta minutos (o tempo depende da espessura das barrinhas);

* Retirar do forno e deixar arrefecer completamente dentro do tabuleiro;

* Cortar em barrinhas.