12 de setembro de 2018

Onde está o melhor croissant de Lisboa? (actualizado)

Há um mês e meio falei-vos desta nossa pancada recente com descobrir o melhor croissant de Lisboa. Entretanto provámos mais cinco croissants, e como hoje recebi um comentário super fofinho a pedir para actualizar a lista decidi fazê-lo :D Vou manter o que tinha escrito na publicação anterior e acrescentar os novos croissants que provámos (Confeitaria Vitória, Careca, Tarik, Pastelaria Pólo Norte e O Melhor Croissant da Minha Rua!). Estejam à vontade para continuar a chutar sugestões! :D



Papilas gustativas a chorar lágrimas de felicidade

* Choupana Caffé

OH MEU DEUS. Morri e fui para o céu, a sério. Os croissants de ovo do Choupana Caffé são tão bons que até já cheguei a sonhar com eles (juro!). É tudo perfeito, desde a camada tostadinha em cima ao interior mal cozido. Há pelo menos quatro recheios: doce de ovo, chocolate, maçã e red velvet. Experimentei os de doce de ovo e parecia uma mãe ursa a protegê-lo das dentadas cobiçosas das pessoas que estavam comigo :D

A foto não lhes faz justiça. Juro que isto é o céu.
* Pastelaria Faruque

Durante muito tempo estiveram no primeiro lugar da lista e só recentemente é que foram destronados pelos do Choupana Caffé. Por outro lado, de todos os croissants desta lista, os da Faruque são aqueles que comemos mais vezes (muito pelo facto da Joana viver lá pertíssimo). Gosto particularmente dos croissants de ovo, mas o Pedro prefere os de chocolate.


* Confeitaria Vitória

Um dia destes estava na Estefânia e fui à Confeitaria Vitória tomar o pequeno-almoço com a equipa restante de urgência. Aproveitei a oportunidade para provar um croissant de ovo, que pedi sem grandes expectativas - afinal, não estavam na lista e também nunca ninguém me tinha falado deles. Claramente deviam ter estado na minha lista e na lista de toda a gente, porque são PER-FEI-TOS. Comi um ainda quentinho e foi mesmo de ir ao céu. A boa notícia: estou imensas vezes na Estefânia. A má notícia: estou imensas vezes na Estefânia. Socorro.

Bem bons também, quase fazia filhinhos com eles

* Rosa Doce

O Pedro acha que não fizeram assim tanta história, mas eu delirei com o recheio de doce de ovo. Infelizmente não há qualquer tipo de prova fotográfica da nossa visita, por isso parece que vamos ter de lá voltar (que infelicidade #not). Originalmente estavam no pódio, entretanto foram destronados pela Confeitaria Vitória.

* Pão de Chocolate

Saí de uma urgência às 8h de um Sábado, passei pela Pão de Chocolate, comprei quatro croissants, cheguei a casa ainda com os meus meninos a dormir, fiz cappuccinos e quando a malta acordou tivemos estas pequenas maravilhas - se isto não é a felicidade, então não sei o que é :) Na Pão de Chocolate podem pedir o vosso próprio recheio: nós provámos os croissants de Nutella, maçã e canela, doce de ovo e frutos vermelhos.


* Pastelaria Restelo - Careca

Eu disse que lá íamos voltar na nossa nova postura de connoisseurs do croissant, e lá fomos. Os croissants são tão pecaminosos como eu me recordava, e embora eu não seja particularmente fã daquela camada de açúcar por cima, é inegável que são bons e que aquele toque mal cozido lhes dá uma consistência deliciosa :D Por outro lado o atendimento é meio a puxar para o foleiro (e eu nem sou manienta com estas coisas) e o sumo de laranja do Matias vinha cheio de caroços (e eu sou manienta com estas coisas, menina da cidade não gosta de caroços, ossos e espinhas!).


* La Boulangerie

Fomos lá lanchar depois de termos ido aos karts e foi uma experiência bem boa. Comi o croissant de amêndoa, que é mesmo uma violência de tão grande. Era mesmo bom, mas achei tão 'too much' que para o fim já estava a empurrá-lo e sinceramente não pretendo repetir num futuro próximo. Independentemente disso, é uma experiência gastronómica que vale bem a pena :)

Bonzinhos, comia se me oferecessem

* Lomar

Gostei. Não voltava lá de propósito para os comer, se voltasse talvez experimentasse outros bolos, mas achei bons na mesma.


* Fábrica Lisboa

Eu comi um com doce de ovos e a Joana com Nutella. Até estavam quentinhos e estaladiços e tal, mas não achei nada de especial honestamente. Ainda estiveram com um pé na categoria seguinte, mas depois achei que talvez tenha sido um problema de gestão de expectativas.



* Cister

Talvez porque fomos ao fim da tarde, achámos os croissants secos. O recheio de doce de ovos era bom e o de chocolate também, mas a massa em si não fez mesmo história.

* L'Éclair

Não sei bem se é de mim, mas a L'Éclair já me encheu mais as medidas, mesmo em relação aos éclairs. Talvez porque lá voltei na Primavera (e tendo a gostar mais dos sabores deles de Inverno), não sei. De qualquer das formas comi o croissant de amêndoa e fiquei desiludida. 

* Sam Croissants

Já lá tinha ido no ano passado e comi um croissant de alfarroba com mozzarella e tomate, e na altura amei aquilo. Entretanto voltámos a provar, desta vez os croissants com recheio de morango, kinder bueno, nutella e outra coisa qualquer. Nenhuma das massas nos deixou a delirar (nem a brioche nem a folhada) e achámos os recheios muito doces. Foi mesmo um desapontamento.




* Tarik 

Foram-me sugeridos por duas pessoas diferentes na publicação anterior, e aproveitámos um fim-de-semana em que os meus pais e a minha avó estavam em casa do meu irmão (que vive lá relativamente perto) para chegarmos munidos de croissants quentinhos para o pequeno-almoço. Pedimos quatro recheios diferentes (doce de ovos, chocolate, maçã e frutos vermelhos) e... Não. Desculpem. Não são maus, não são caros, os funcionários foram incrivelmente simpáticos connosco... Mas também não fazem história rigorosamente nenhuma (e fomos seis pessoas a achar o mesmo). Estive mesmo para não os incluir na lista porque nunca esquecerei o quão traída me senti quando levei os meus amigos à defunta Confeitaria Dallas (basicamente o melhor sítio de sempre) e eles foram uns mete-nojo do estilo 'oh-isto-não-é-nada-de-especial-os-pastéis-de-Belém-é-que-são-bons', por isso também não queria estar aqui a fazer isso a quem me sugeriu. Mas pronto, isto é uma votação a sério e por isso tenho de ser imparcial, peço desculpa.

Não sei bem onde fica nesta lista

* Padaria Portuguesa

Durante a gravidez descobri os croissants brioche mistos da Padaria Portuguesa, e confesso que ainda hoje são o meu bolo de eleição lá (e acho que metem os pães de Deus a um canto!). Peço sempre para aquecerem no forno, e com aquele queijinho derretido ficam mesmo uma delícia (até estou a salivar só de pensar nisto). Como-os imensas vezes (há uma Padaria Portuguesa bem perto da creche do Matias), por isso não consigo decidir bem onde os colocar - por um lado são óptimos, por outro como-os tantas vezes que acho que já relativizo um bocado o quão óptimos são.

Não são em Lisboa, mas se abrissem uma sucursal eu arruinava-me

* Pastelaria Pólo Norte, Mafra

Isto tem uma história um bocadinho mórbida. Quando fiz a publicação anterior a Rita sugeriu-me esta pastelaria e eu disse-lhe que em Outubro íamos a Mafra ao teatro, por isso na altura experimentaríamos os croissants. Entretanto a avó do Pedro faleceu, o velório e o funeral foram em Mafra, depois do velório tivemos uma fome demoníaca e a única coisa que me ocorria era mesmo o raio da pastelaria. E pronto, lá fomos comer os croissants de ovo e canela. E são mesmo, mesmo, mesmo bons. Daqui a duas semanas quando voltarmos estou lá batidinha :)

* O Melhor Croissant da Minha Rua, Sesimbra

Já falei dele na publicação de Sesimbra, por isso se TL;DR: são óptimos, mas achei enjoativos, e se fossem mais pequenos eram perfeitos. Por outro lado deu-me a sensação que estão sempre a sair e por isso estão sempre quentinhos, o que é uma grande vantagem!


Os que ainda faltam

* Benard (já lá fomos há uns bons anos, lembro-me que adorei mas quero voltar a experimentar)
* Confeitaria Nacional
* Croissant Gigante do Bairro
* Eric Kayser

Sugestões vossas

* Tartine (já lá fui mas comi outra coisa)
* Leitaria Lisboa (idem)
* Pascoalini
* São Nicolau
* Pastelaria Trenó (comentei feita totó na outra publicação que o nome me dizia alguma coisa, e só depois é que me lembrei que ia SEMPRE lá comer quando tinha consultas durante a gravidez porque fica mesmo em frente ao meu centro de saúde! Tenho de lá voltar para me lembrar, afinal já passaram mais de dois anos!) :)

E pronto, continuem com as vossas sugestões :D