1 de setembro de 2018

Lisboa 2018 - O resumo!

Há onze anos que vivo em Lisboa. Vim para cá quando entrei na faculdade. A grande maioria dos meus amigos é de cá ou mudou-se para cá para fazer a faculdade também. Apesar disso, três anos depois de me mudar comecei a sentir que nenhum de nós conhecia particularmente bem a cidade onde vivia (mesmo as pessoas que nasceram cá), e propus ao grupinho do costume passarmos quatro dias a visitarmos Lisboa como turistas - afinal, parecia-me estranho ter calcorreado Londres, Paris, Barcelona e Amesterdão com planos super-obsessivos-cheios-de-detalhes-mínimos e conhecer tão mal a minha própria cidade (embora talvez não a visse como minha na altura).

Vai daí, mandei um mail ao pessoal. Eu sei que isto parece estrangeiro ou um código secreto qualquer, mas era como eu escrevia em 2010 (sim, a pessoa que quatro anos depois escreveu um livro, o mundo está perdido):

'olah turma :D

dpois d eu e o pedro irms a londrs apercebemo ns do quao ridiculo eh conhecerms jah tao bem algumas cidads da europa ond vams cmo turistas e conhecerms tao mal lisboa, a cidad ond vivems e studams ah 3 ans.

assim, ocorreu ns a ideia d vir visitar lisboa cmo s fossms turistas, com a vantagem d nao terms d pagar hotel e rstaurants :P pra alem disso pensams q era uma coisa mto mais divertida d s fazer em grupo, por isso na altura partilhams a ideia c a joana, a sofia e o bernardo, q ficaram lg entusiasmads :D

assim, ns ultims dias mti maos ah obra e comecei a elaborar um percurso por lisboa q vai ser d 4 dias, d 5a a domingo, em data a dcidir (mas claro ants do inicio das aulas). vams passar 3 dias em lisboa, ds quais um vai ser passado em belem, e o 4o dia vai ser passado em sintra.

em terms d museus, vams ver imensos, mas cmo os museus aqui sao muito barats vams gastar no maximo 20 euros (e isto pq ao domingo os museus sao gratis ateh ahs 14, por isso qts mais conseguirms ver mais vai dscontando no preço).

tb stah contemplada uma ida ao jardim zoologico (q custa 14euros c cartao jovem e 16sem) e uma ida a uma casa d fads (dpartamento do pedro, s tiverem sugestoes mandem pra ele) :P

assim sendo, o present mail serv pra vs convidar :P

digam s querem vir ou nao, em q dias vs dah mais jeito e podem dar sugestoes. a data q eu sugeriria eh d 9 a 12 ou d 16 a 19 d stembro. s quiserem referencias podem pgtar ao bernardo, ah sofia ou ah joana, els dir vs ao quao bons soms a planear viagens xD em breve vou vs mandar o plano do percurso, ainda nao o acabei.

beijinhs!'

O. QUE. É. ISTO. Bem, avançando.

Nesta viagem visitámos (por ordem) o Museu da Cidade de Lisboa, o Panteão Nacional, a Igreja de São Vicente de Fora, o Castelo de São Jorge, o Miradouro das Portas do Sol, o Museu do Fado, o Museu do Teatro Romano, a Sé Catedral, a Igreja de Santo António, o Terreiro do Paço, o Núcleo Arqueológico (marcámos uma visita), o Convento do Carmo, o Rossio, o Museu Calouste Gulbenkian, o Jardim Zoológico (que na altura custava menos cinco euros!), a Quinta da Regaleira, o Palácio de Seteais, o Padrão dos Descobrimentos, o Museu Nacional dos Coches, o Palácio de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu da Marinha, o Jardim Botânico da Ajuda, o Palácio Nacional da Ajuda e o Jardim da Estrela (ufa até fiquei cansada só de escrever isto). Foi uma viagem mesmo muito gira, e olhando para trás acho que foi o início da minha relação de amor com Lisboa (que continua firme, embora tenha os seus dias menos felizes).

Vai daí, quando decidimos que não íamos fazer grandes planos para as nossas duas semanas de férias em Agosto, ocorreu-nos fazer uma-espécie-de-repetição, desta vez mais tranquila (já não temos idade nem estatuto para grandes violências) e mais adequada ao Matias (que está a passar uma fase particularmente insuportável desafiante). Aproveitámos os dias tranquilos de Agosto e lá fomos nós conhecer ou rever alguns dos sítios incríveis que Lisboa tem para nos oferecer.

E foi muito, muito giro.






Espero que gostem :D