20 de setembro de 2018

Lisboa 2018 #4: Jardim Zoológico

Vivo em Lisboa desde 2007, e desde então já fui sete vezes ao Jardim Zoológico: em 2010, 2011 (duas vezes), 2013, 2014, 2017 e 2018. Já lá fui só com o Pedro, mas também com o Bernardo, com a Cris (a minha cunhada), a Joana, e agora com o Mati (e com a Bábi!).

(A propósito, ainda em relação ao facto de a malta abordar o Bernardo e a Joana, apercebi-me que toda a gente diz Máti quando nós dizemos 'Matí', o que faz sentido porque efectivamente escrevo 'Mati'. Pronto, ficam já informados que escrevo Mati mas digo Mátí).

A dada altura ir ao Jardim Zoológico começou a fazer-me alguma confusão, confesso. É verdade que eles apostam imenso na reprodução das espécies e na posterior reintrodução no meio selvagem, mas continua a cheirar-me um bocadinho a exploração animal, e quando deixei de comer carne e de compactuar com determinadas situações em viagem (andar de camelo, visitar parques, pagar para ver baleias, etc) também tive sérias dúvidas sobre se algum dia voltaria ao zoo.

Pois, voltei. Voltei em Outubro de 2017, e voltei novamente em Agosto deste ano. E muito honestamente não sei bem o que sinto. Por um lado, é claramente muito giro fazer estes programas com o Matias, que delirou com aquilo do princípio ao fim (entrámos às 10h, viemos dormir a sesta a casa às 13h porque vivemos perto do zoo, regressámos às 15h e viemos embora às 19h). Por outro lado, acho sinceramente que estes animais deviam viver nas casinhas deles, num mundo ideal onde não fossem caçados. Não há para mim uma resposta imediata, e gostava de saber o que acham vocês (recordo que a caixa de comentários continua aberta para todos).

Enquanto isso, vou mostrando as fotos :)

Matias em 2016 (fomos lá só tirar a foto)
Matias em 2017 (patuscão fofo da mamã)
Matias em 2018, já com ar de senhor (o panda foi substituído, snif)



A mostrar as zebras à Bábi
Golfinhos :D
Gansos chineses
Porquinhos e vaca :D
Cabrinhas (que o Matias chama de memés) e pónei :)


Parecia satisfeito este jacaré :D
Ao nosso lado estava uma moça adolescente que chamou ao bisonte 'uma vaca', e isso fez-me pensar no quanto eu e o Pedro somos abertos em relação a imensas coisas mas somos super snobs com erros deste género (parecemos aqueles pais do sketch do Gato Fedorento 'É um grama! Vai já para o teu quarto até aprenderes gramática!'). A propósito, sabiam que como dióspiro tem acento no o devíamos dizer diÓspiro e não diospÍro? É uma diversão ser meu amigo, a sério.



Nem parecem assim tão maus :)





O Matias muito atento ao espectáculo dos golfinhos :)
'É uma foca' - dizia o Matias :D
(É um leão-marinho!)
Golfinhos :D
Choro SEMPRE a ver este espectáculo, não sei porquê :) Claramente o meu Patronus está bem escolhido, porque é um golfinho :D

'Olha o tigre Bábi!' :D

#goals
O crocodilo do McDonald's :) Esta foi a primeira vez que o Matias comeu no McDonalds. Comprei uma salada de frango para mim e um happy meal para ele com sopa, wrap de frango e maçã. Não quis o wrap porque 'estava quente' e gamou umas batatinhas ao papá e à titi.
Mais fotos na próxima publicação :)