30 de março de 2018

Vinte e dois meses de Matias.

Março foi um mês no mínimo peculiar. Trabalhámos que nem doidos, panicámos por causa dos nossos exames e tivemos umas mini-férias num sítio inesperado, por isso confesso que não tenho tido a disponibilidade (e a organização) necessárias para escrever. Independentemente disso, no dia 14 celebrámos mais um mês do Mati, por isso cá vai mais um resumo do nosso patuscão :D

Assim é o Mati aos vinte e dois meses:

* Alimentação



Continua um comilão. Também bebe imensa água. Como não tem ganhado grande peso, esta semana tivemos uma mini-crise de ansiedade porque ficámos com medo que ele estivesse com diabetes (não está, claro!). Continua a gostar imenso de pão e de banana, mas na verdade ele come de tudo sem qualquer tipo de queixa (até macarons de limão!). Já começou a beber leite de vaca (do normal, da Mimosa), e até ver correu tudo bem. Já come tudo sozinho :) Continuamos com o sistema de só lhe dar os doces que fazemos, por isso não há cá doces processados (sim, nunca lhe demos uma bolacha Maria mas damos éclairs de tiramisú, that's life).


* Sono

Deita-se às 19.30h e dorme directo até às 8h da manhã. Às vezes acorda às 7.30h, nos últimos dias tem acordado entre as 8.30h e as 9.30h (!) - mas também anda doentinho, o que o faz dormir mais. Molha-se imeeeenso de noite, talvez umas cinco noites por semana (embora durma com três (!) fraldas).

Continua a dormir a sesta entre as 12h e as 14.30h, salvo quando vamos almoçar fora (e aí dorme entre as 15h e as 18h).


* Creche

Já percebemos que claramente o Mati é um miúdo diferente na creche. Quase não fala lá, é sossegado, foge sempre das confusões (quando os outros lhe tentam tirar brinquedos ou bater), não faz birras... Por outro lado, ele parece genuinamente gostar de lá estar, por isso vai ficando. Também adora vir embora e vem sempre a correr ter connosco de braços abertos a dizer 'mamããããã!' ou 'papááááá!'. 
 
* Rotinas

O Mati é claramente um strong independent baby. Quer fazer tudo sozinho, e fica seriamente aborrecido quando não percebemos isso. Lava os dentes, põe o creme, veste as calças e as meias (a camisola ainda não), calça os sapatos, arruma tudo, tenta ajudar-nos a arrumar as coisinhas da casa... Está um crescido :)

I'm a strong independent baby!
* Personalidade

Continua um patuscão. Adora carros e Legos. Delira com cães e dinossauros. Tem andado particularmente chatalhão, e agora as palavras que mais repete são o 'Não!' e o 'Sai!' (lá está, no fundo tenho um filho adolescente). Faz milhentas birras, mas normalmente passam-lhe depressa porque nós não lhe damos grandes hipóteses :)

Dinossauros!
Dinossauros!
Mais dinossauros!

* Desenvolvimento no geral

Diz cada vez mais palavras novas (a de hoje foi 'sofá'). Gosta de dizer nomes de animais. Anda por todo o lado, corre, salta, brinca, trepa, faz asneirada... Enfim :) Gosta dos desenhos animados da Ovelha Choné (são os únicos que vê) e ri-se imenso com as malandrices do 'memé' e do 'ãoão' :)

* Desfralde

Yey, essa fase tão gira #not. O Mati começou a mostrar-se curioso com a sanita, por isso iniciámos um semi-pseudo-desfralde. Basicamente ele já faz xixi e cocó na sanita maaaaas nem sempre, por isso estamos a ter muuuuuita calma :)

* Actividades preferidas

Brincar às apanhadas e às escondidas. Fazer torres de Legos. Assustar-nos com a imitação de dinossauro. Comer!

Comeeeeer!
* Saúde

Não tem tido nada do outro mundo. Umas viroses, umas chatices, umas lesões, o costume :)

E pronto, está um crescidão :)

7 comentários:

  1. Bebé abençoado, que gosta de comer. :)

    Como assim, dorme com três fraldas? Como fazes isso? O meu fez ontem 10 meses e também começou a molhar-se mais... associei ao facto de estar sempre a mexer-se e a deslocar a fralda. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente não vou dizer nada que a Joana não saiba já, mas aqui ficam algumas dicas:
      - usar para o sono da noite a fralda de tamanho acima (se o bebé usa tamanho 4, usar o tamanho 5 para a noite);
      - se dorme com body interior, não apertar o body durante a noite, cria pressão na fralda e faz com que encha mais depressa;
      - não usar pijamas de calças a apertar na cintura, mas optar por babygrows (que devem ser folgadinhos para não criar pressão na fralda).
      Basicamente são estas as coisas que sempre fizemos com o Tiago. Claro que por vezes acordava molhado, mas pelo menos reduziu muito o número de vezes :)

      Eliminar
    2. Por aqui resultou usar cuecas por cima da fralda, pois esta ficava mais aconchegada na barriga e assim não havia fugas. :)

      Eliminar
  2. E continua um amor de miúdo!
    Muitas felicidades para vocês!

    ResponderEliminar
  3. "Continua um comilão. Também bebe imensa água. Como não tem ganhado grande peso, esta semana tivemos uma mini-crise de ansiedade porque ficámos com medo que ele estivesse com diabetes (não está, claro!)" ahaha, eu quando (se...) for mãe também serei assim, cheira-me :p

    ResponderEliminar
  4. Olá Joana, não te preocupes com a água. Desde pequena que bebo imensa água e não tenho diabetes. Tal como tu, a minha mãe também fez testes. Agora em adulta continuo a beber muita água e prefiro água a sumos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...r: 0" />